Postagens populares

terça-feira, 4 de março de 2014

Floresta dentro de casa

É eu sei. Não tenho nada melhor pra fazer, não pulo carnaval, estou muito entediado e fico postando bobagens na NET. Eu admito. Mas não se preocupe comigo, preocupe-se com o meio ambiente. "Mas Danghetti eu moro em apartamento e só tenho uma planta de plástico e um cactus." Então meu amigo, pensando em você eu desenvolvi um sistema para plantar uma planta plantada dentro de casa! O que é uma planta e o que ela precisa?

Isso é uma planta, e ela pode viver somente de água e adubo. Para facilitar a sua vida, vamos automatizar o sistema, usando apenas eletricidade e uma bacia plástica com tampa. Quais são os problemas de criar plantas dentro de casa?
  • Não tem sol dentro de casa
  • água do vaso pode molhar o chão.
  • Eu não sei o que a planta come!
Então, cuidar de plantas é a mesma coisa que cuidar de um cachorro, ela come, bebe, dorme, respira, mas em vez de fazer cocô ela te dá frutas! Parece chato? O cachorro gosta de brincar de pegar o osso mas a sua planta não? Veja nesse vídeo a prova que plantas são seres vivos, e crescem e se movem.

Legal né? Ficou com vontade de ter uma planta? Vamos ao trabalho então! Primeiro escolhemos o lugar, pode ser qualquer lugar que você não aproveita dentro de casa, mas tem que ter espaço para a planta crescer. Agora vamos trabalhar no nosso SUPER ULTRA ULTIMATE MONSTER VASO HIGH TECH!.

Lista de materiais:
  • Um vaso de plástico comum (tampe os furos do fundo para não vazar água)
  • uma bacia ou Tapperware com tampa
  • 1 metro de mangueira transparente flexível
  • 1 caixa pequena de Adubo NPK 04-14-08
  • pedras pequenas, tipo brita que usa no concreto. um saco tem 20kg.
  • Areia, de construção, lavada.
  • terra, comum (não é terra preta de minhoca! tem que ser terra comum marrom).
  • Lâmpada LED rosa especial para plantas.
  • Pedrinhas coloridas (opcional)
  • Uma muda de planta (eu compro as minhas no CEAGESP)
Vou ser sincero aqui, eu não fiz esse projeto ainda pois o custo total fica em torno de 200 reais (100 dólares). Meu pé de limão da Sicília fica em cima do telhado! Mas é totalmente simples e a planta crescerá forte e feliz. Nesse dia estava chovendo, assim economizo água também. ;-D

Primeiro passo, a instalação do reservatório de água. Siga o desenho abaixo. É muito fácil, apenas faça um furo no vaso a uma altura equivalente a 1/3 (terço) do chão. Passe a mangueira pelo buraco e vede com cola ou fita. A boca da mangueira deve ficar no fundo do vaso, desimpedida. A outra ponta da mangueira pode colocar no fundo da bacia, vamos chamar de reservatório. Para evitar pernilongos, cachorro bebendo água e mau cheiro do adubo, vamos tampar o reservatório (faça um buraco para passar a mangueira também.)

Simples assim. Agora vamos preparar o vaso para a nossa planta morar. Você lembrou de tampar todos os furos de baixo do vaso certo? Eu não serei responsável pelo seu carpete molhado. "Danghetti, porque não usamos pratinho? " Porque o prato reserva pouca água, e transborda muito fácil. A bacia plástica vai reter a maior parte da água, e a ação de sucção do vácuo vai manter os dois níveis da água iguais, o nível de água que você tiver na bacia será o mesmo nível dentro do vaso! Por isso a primeira coisa é encher o fundo do vaso de pedras. Isso vai manter a mangueira livre e não vai entupir de terra. As raízes da planta crescem para baixo até tocarem no lençol freático natural, que é um lago natural de água subterrâneo. Se você deixar seu vaso secar, a raíz nunca vai parar de crescer e isso faz com que a planta consuma toda a terra do vaso e passe "fome", e fique anã e pare de crescer.

Vamos agora preparar a terra! Se quiser, é opcional, você pode proteger as pedras com casca de coco (a fruta, não o que seu cachorro faz) ou um pano de prato velho que esteja rasgando com facilidade. A terra você mistura uma parte de Terra marrom e uma parte de areia, ou duas de terra e uma de areia. "Danghetti porque eu não posso usar terra preta de minhoca?" Porque a terra de minhoca é rica em Nitrogênio, mas contém compostos orgânicos mau cheirosos, e contém ovos de minhoca. Dentro de casa, queremos um ambiente livre de mau cheiros, e as minhocas são fedidas. Minhoca come lixo, e como vamos alimentar a nossa planta com adubo industrial, você vai acabar matando as minhocas de fome e elas vão feder mais ainda, depois de mortas. E a areia deve ser lavada com água, pois às vezes ela vem um pouco salgada (tem gente mau carácter que usa areia de praia, o que é ilegal.). Se tiver sal na areia, vai matar a planta!.

O adubo tem duas formas comerciais, em pedras ou líquido. Eu uso em pedras, esse você coloca uma colher de sobremesa rasa na terra, longe da planta (Ela tem que crescer as raízes para procurar alimento!). Se for o líquido, você dilui meia tampa em 10 litros de água, mexe com uma colher e coloca na bacia plástica, não molhe a planta! Porque isso? Se a comida estiver muito perto da planta, suas raízes páram de crescer e a planta pode ficar meio solta na terra, e pode até cair do vaso!. Adubo demais também mata a planta, siga as instruções do fabricante, eu uso adubo a cada 60 dias!

Agora plante a sua muda. Elas costumam vir em um saco plástico preto. Corte o saco com uma tesoura, abra um buraco na terra e plante. Cuidado para a planta não ficar muito alta ou muito enterrada, acerte o nível da planta com a terra! "Danghetti, posso plantar semente que nem o cara do vídeo?" Pode, mas não no vaso! Você viu aquele mofo/bolor branco crescendo no feijão? Aquilo é muito difícil de controlar, ele se espalha por todo o vaso e pode causar problemas para sua saúde! Portanto, para controlar infestações de formigas e fungos, a dica é pegar a Borra do Café, ou café em pó lavado, e borrifar por toda a superfície do vaso, criando uma fina camada. Complete com as pedrinhas coloridas, pois elas mantém a humidade da terra e protegem a planta de ervas daninhas, que crescem espontaneamente devido ao adubo.

Só falta um detalhe, esse é o X da questão. Para sua planta crescer forte e feliz dentro de casa, você precisa de uma dessas:

É uma nova tecnologia de lâmpadas LED especiais para plantas, embora muito caras, a partir de 50 reais. Ela é rosa, a cor que as plantas mais gostam. Não serve qualquer luz rosa, tem que ser essa, porque tem a ver com comprimentos de onda eletromagnéticas da luz. Não tenho certeza absoluta, mas parecem LEDs comuns. Os vermelhos devem emitir um espectro vermelho e infra-vermelho. Os azuis devem ser azuis e ultra violetas. As plantas são verdes porque elas refletem a luz visível normal aos nossos olhos. Mas os insetos possuem a capacidade de ver infravermelho (é assim que os pernilongos encontram sua orelha de noite no escuro) e ultra violetas (as flores emitem ultra-violetas. São perigosos para a saúde da pele! Cuidado!). Resumindo, O SOL é quente (infravermelho) e o Céu é azul (ultra-violeta). E é assim que crescem as plantas!

Eu sei o que você está pensando. Eu não sou pai de ninguém, não vou proibir você de destruir sua vida por bobagem. Só vou te dizer uma coisa. O dia mundial contra o câncer de mama é 19 de outubro. O dia mundial do câncer de próstata é 17 de novembro. Sabe qual é o dia do câncer de pulmão, laringe e boca? NÃO EXISTE! Sabe porque? Porque de todos os tipos de câncer, esse é o ÚNICO que pode ser evitado. NÃO FUME! Se você quiser ser teimoso e irracional, faça por sua própria conta e risco!

Então é isso galera, transforme seu apartamento branco e quadrado em uma selva tropical! Você pode ter uma MACIEIRA dentro da sua sala, produzindo MAÇÃS VERDADEIRAS! Já imaginou você estar sentado bonitão na sala vendo um filme, de repente cai uma maçã na sua cabeça, aí você xinga e sua mulher morre de rir, daí vocês comem a maçã e são expulsos do paraíso... Muito legal! Valeu Meus amigos, é muito bom estar aqui com vocês, muito obrigado pela atenção, por me tirar do carnaval, Deus abençoe vocês, seja felizes e responsáveis!

UPDATED 06/03/14

Eu esqueci de fazer dois comentários: Sobre a lâmpada e sobre a água.

A lâmpada deve ser instalada de forma ao foco da luz ficar somente sobre a planta, pois essa luz rosa incomoda os humanos e animais. Você deve ligar a luz rosa de manhã, assim que você acorda, e desligar às 18:00h para simular o sol na natureza. A planta deve "dormir" no escuro, pois a fotossíntese se reverte no escuro e a planta respira oxigênio, é um processo natural da planta.

A primeira vez que você regar sua planta você deve encher o vaso devagar até sair água pela mangueira até encher a bacia plástica. Das vezes seguintes, você pode ir apenas completando o nível na bacia externa  porque a água dentro do vaso vai automaticamente se completar também. Como funciona o sistema de sifão com mangueiras? A mangueira deve estar cheia de água dentro, sem ar. Dessa forma quando a planta consumir a água do vaso, o nível de água do vaso abaixa e cria um vácuo na mangueira. Esse vácuo "puxa" a água da bacia externa para completar a água consumida, e os dois níveis, externo e interno, ficam equilibrados. Nunca deixe faltar água na bacia externa, senão entra ar na mangueira e o vácuo não funciona. 

Um comentário:

  1. Eu esqueci de explicar porque misturamos areia na terra. Terra pura vira lama ou argila. O processo de molhar e secar molhar e secar torna a terra dura e impermeável, sufocando a planta. A areia evita que a terra vire uma massa compacta e deixa arejar melhor as raízes. Abraços

    ResponderExcluir