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quinta-feira, 27 de março de 2014

I Believe I can Fly

Bom Dia amigos Engenheiros, apertem os cintos e travem as suas bandejas na posição vertical. Observem aos comandos das comissárias de bordo, não fumem, permaneçam sentados até que o sinal luminoso se apague, hoje nossa rota nos levará pela história da aviação e pousaremos no futuro não muito distante.

Excepcionalmente hoje, não postarei vídeos do Youtube. Se necessário, alguns desenhos PAINT, ou fotos do google.

Quem inventou o avião, foi Santos Dummont ou os irmãos Wright? Para acabar essa discussão na paz, foram os chineses a 3000 anos atrás, e era um(a) PIPA.

Essa pintura é tão antiga quanto a bíblia, e representa um festival religioso na China, não sei qual porque não falo chinês. Perceba que nem toda pipa tem aquele formato que você está acostumado a batalhar com seus vizinhos e cortar a linha deles, na verdade essa pipa é a versão "Dogfight", caça-de-guerra, é leve e tem muita agilidade para manobrar. As pipas chinesas eram feitas para ficarem estáveis no céu, sem movimentos bruscos, algumas ficavam no ar por três dias, como uma forma de louvar aos deuses chineses.

Daí você implica comigo "Mas Danghetti o pipa não é um avião porque não cabe uma pessoa dentro dele para pilotar". Cara, toma cuidado comigo hoje, acordei com muita dor de barriga, não estou nada feliz, se o nosso corpo é um templo então alguém violou meu altar, acho que o doce da padaria estava com bactéria, ou sei lá. Segundo a sua definição de avião, o que é tudo isso?


 São Todos Aviões. O termo clássico é "Aerostatus", "Mais leve que o ar". Os Gregos não tinham uma noção de Gravidade, eles acreditavam que assim como os peixes "flutuam" no mar, nós "afundamos" no ar porque o ar é muito leve. Essa definição funciona, de um ponto de vista infantil, mas é cientificamente incorreta. Uma baleia azul pesa 180 toneladas e mede 30m de comprimento. Supondo que ela ocupe mais ou menos 750m³, estou chutando, então cada metro cúbico de baleia pesa 240kg, que é mais leve que um metro cúbico de água, pesa 1000 kg. Mas segundo esse raciocínio a baleia seria um barco, ela nunca conseguiria afundar, mas afunda como um submarino. Como ela controla seu nado se seu peso não muda? Deve então haver outros fatores que determinam se você flutua ou afunda.

Outro fator que influencia no vôo, não é o seu PESO, mas também sua DENSIDADE. A baleia pesa 180 toneladas mas é MENOS densa que a água. Você pode fazer uma experiência na sua cozinha. Pegue dois copos de plástico idênticos. Encha os dois com a mesma quantidade de água, mas um deles você congela. Agora derrame a água em uma bacia, e coloque o gelo. Ele tem o mesmo peso que a água líquida, mas flutua. Porque? Porque quando a água congela, ela forma CRISTAIS e dentro dos cristais se formam espaços vazios, diminuindo a densidade do material. As bolhas de ar presas dentro do gelo não influenciam a experiência porque esse gás está também DILUÍDO na água, assim como um refrigerante, o gás naturalmente dissolve na água. Então é por isso que os aviões e os ossos das aves são OCOS, possuem muitos espaços vazios, para diminuir sua densidade.

 Ok, somos leves e temos pouca densidade, já podemos voar? Ainda não, precisamos de SUSTENTAÇÃO. Na água, a baleia fica sustentada pela água, que é um líquido VISCOSO. Você já tentou tirar aquela última colher de mel do fundo do pote? Impossível né? Não se você souber que a DENSIDADE DIMINUI COM O CALOR. Se você puser o pote de mel no fogo por alguns segundos, o mel vai escorrer tão fácil como se fosse água. Você pode notar isso fritando um ovo também, com a frigideira fria o óleo se comporta meio preguiçoso, lentamente, mas com o calor ele escorre mais rápido. Esse é o princípio dos Balões de Ar Quente. O Ar quente flutua no ar frio, é menos denso apesar de ser feito dos mesmos átomos. Não confundir com balões de hélio, aqueles de festa, ou o Zeppelin, de hidrogênio. Esses últimos funcionavam melhores frios.


 Balões voam, mas são difíceis de dirigir. Como podemos controlar a direção do vôo, principalmente ERRANDO o chão? Com AEROFÓLIOS AERODINÂMICOS. Esse é o nome científico das ASAS. Uma asa muda a direção do fluxo de ar, e segundo NEWTON, quando você empurra alguma coisa, essa coisa fica nervosa e te empurra de volta, e te xinga e quer te bater. Acho que Newton estudou na mesma escola que eu? Existem duas ações acontecendo na asa ao mesmo tempo. O Efeito COANDA-BERNULLI e a reação de Newton. O efeito "palavra grande e esquisita" são dois cientistas que descobriram que o ar tem a tendência a seguir a curvatura de uma superfície curva, mudando de direção. Então as asas tem duas superfícies, a de baixo e a de cima. A de baixo é Newton, ela bate no vento em um ângulo inclinado, e o vento empurra o avião para TRÁS e para cima. Repare que precisamos de motores para eliminar a força para trás, senão perdemos velocidade e caímos como um tijolo. A superfície de cima é arredondada, como o teto de um Hangar, ou a careca dos meus Tios, e assim o vento bate na orelha esquerda no meu tio, sobe pela careca e desce pela orelha direita. Ou no caso do avião, o ar desce pela asa e sai para baixo. Agora temos um avião completo, com motores e asas, pesados mas pouco densos, temos controle e velocidade, e o mais importante SUSTENTAÇÃO.



Mas e se o nosso objetivo não for exatamente errar o chão, e se nossa intenção for exatamente acertar um alvo no chão? Então, os mísseis e foguetes não são considerados aviões, eles são como a bala de um canhão, com motores. Por isso muitas vezes são chamados de MÍSSEIS BALÍSTICOS. A trajetória do vôo é a mesma que uma bala, ela sobe um pouco mas depois cai, formando um semi-círculo. Os mísseis não tem asas grandes, e não são menos densos que o ar, a sua sustentação vem 100% da potência do motor, e por isso não são Aerostatus, são foguetes. É claro que o avião precisa do Ar para voar, então os foguetes que vão para o espaço não precisam se preocupar em voar, eles precisam de potência e velocidade somente, assim como uma bala de canhão.



E as pipas chinesas, são apenas um pedaço de papel, como elas voam? 100% Newton, o peso da pipa empurra o vento para baixo, mas o vento sopra a pipa para cima, e como ela é de papel, tem menos peso e densidade que o vento. Sim, o vento tem peso e densidade, às vezes é tanta energia que chamamos de FURACÃO. Existem mais outros detalhes técnicos de como um bom avião voa melhor que um titanic, mas eu escrevo meu blog para ser fácil e divertido de ler, não vamos viajar na maionese de fórmulas físicas aqui.

E o futuro? O formato básico do avião nunca irá mudar muito, ele pode ter as asas maiores ou menores, em forma de cruz ou dobradas para trás como um Delta, pode ter um ou cem motores, mais gordinho mais magrinho. A grande revolução que esperamos em breve na aviação é a ANTI-GRAVIDADE. Os estudos ainda estão na infância, mas já podemos tirar algumas conclusões básicas.

Como eu disse em um blog anterior, Doutor Keshe descobriu uma definição de estrutura atômica que explica melhor a gravidade do que Newton e Einstein puderam fazer. Newton era um mecânico como eu, se alguma coisa não funciona, a primeira coisa a fazer é chutar e depois chamar o técnico. Einstein foi um grande teórico e intelectual, e como todos os grandes intelectuais, nunca fez grande coisa, nunca trocou uma lâmpada sequer, no máximo cortava a grama do jardim. Doutor Keshe fez um vídeo muito impressionante sobre como poderia construir um "Reator" rotativo, cheio de plasma, que iria criar uma força magnética contrária à polaridade da gravidade, e faria sua máquina levitar como se fosse mais leve que o ar, mas na verdade ela estaria flutuando no campo magnético da Terra.


Esse cubo não está caindo, ele está flutuando sobre o forte campo magnético desta cerâmica supercondutora, que é resfriada por Nitrogênio líquido a - 120°C ou mais. E esse campo magnético não afeta somente metais, você pode levitar madeira, plástico, um morango (sim, uma fruta), e até um sapo vivo, e ele não se machuca. Como entendemos hoje, a gravidade e o magnetismo e a eletricidade são as três forças gêmeas que mantém o Universo ao mesmo tempo unido e separado, ou seja, equilibrado. Imagine por um momento, se somente existisse a Gravidade atraindo todos os corpos para um centro de massa, ou seja, o centro da Terra. A Terra seria comprimida até virar um buraco negro? Tem que existir uma força oposta que equilibra a gravidade. A combinação de eletricidade e magnetismo podem se opor à gravidade, afastando partículas de PÓLOS iguais, e é isso que mantém nossos átomos separados, e mantém as forças atômicas em movimento. Movimento é uma parte importante do Universo, não existe nada completamente parado, o Zero Absoluto, a temperatura fria onde os elétrons páram de girar e os átomos páram de repelir a gravidade. Resumindo, esse é o futuro da aviação comercial de passageiros!



Então muito obrigado pela companhia de vocês, é sempre um grande prazer para mim fazer esses blogs, espero ter contribuído para um mundo melhor, assim como o avião erra o chão, acho que devemos mirar e bater as asas em direção ao paraíso sempre. Sempre melhor. Abraços.

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