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terça-feira, 25 de março de 2014

O futuro do Automóvel

Boa Noite amigos engenheiros, hoje depois do fiasco do "Bird is the word", consegui juntar minhas forças e trouxe para vocês o futuro do automóvel, e mais uma vez Desculpas, da próxima vez que me sentir indisposto, prometo ficar quieto.

Qual é a diferença entre este piloto:
e Este Pateta:

A primeira diferença que podemos notar é que um está acordado e o outro está dormindo. Óbvio. Depois vamos notar que um está usando todos os dispositivos de segurança do veículo, o outro nem cinto nas calças ele usa. Ari Vatanen é um profissional EXTREMAMENTE habilidoso, o recorde dele na subida de Pikes Peak ficou anos sem ser batido. O Pateta é só um cara comum, tendo um daqueles dias que você não deveria ter saído da cama, literalmente. Mas e o carro? Então pensando em equilibrar as desvantagens de ser um pateta, os engenheiros estão desenvolvendo novas tecnologias para tornar o carro mais inteligente, e facilitar ao máximo a direção para os motoristas amadores.

Vamos começar pelo que todo mundo conhece, ABS. "Assisted braking system" é o dispositivo que não deixa as rodas do seu carro travarem e deslizarem fora de controle. As rodas do seu carro devem sempre estar GIRANDO, para manter as forças da direção ativas. Eu posso estar falando besteira, mas até onde eu entendo de ciências (e é pouco), basicamente duas forças atuam na direção do carro. O efeito giroscópico e o atrito dinâmico. O efeito giroscópico é o mesmo que mantém sua bicicleta de pé. Assim que as rodas param, o efeito pára e a bicicleta cai, ou o carro perde o controle. Outro efeito é o atrito dinâmico, com as rodas em movimento você gira o volante, e uma força lateral move a frente do carro. Mas com as rodas paradas existe apenas atrito estático, e a borracha derrete formando uma camada lubrificante que faz o veículo deslizar para frente sem controle.

Depois do ABS temos tecnologias de diagnóstico inteligente, onde sensores espalhados por todo o carro detectam uma possível falha mecânica, por exemplo um superaquecimento, ou perda de pressão nos freios, e imediatamente imobiliza o carro forçando o motorista a chamar o guincho e não tentar dirigir sob condições perigosas. Na verdade esse sistema não é muito usado pois acaba incomodando e irritando os motoristas. Um carro mais antigo por exemplo não conseguiria nem dar a partida, seria uma forma de obsolescência programada para fazer você trocar de veículo com mais regularidade.

A SUBARU (tm) está inovando o mercado de veículos de alta performance seguros com seu sistema AWD simétrico. Funciona como nesse desenho do paint:
No meu carro, o centro de massa fica no joelho esquerdo do passageiro da frente, e quando eu faço curvas para a DIREITA, o carro tem tendência a escorregar para fora da curva, e quando faço curvas para a ESQUERDA, o carro tende a não virar muito bem, e acaba escorregando por excesso de velocidade. O centro de torque fica na frente, o que significa que a traseira é completamente solta, e o carro dança como um peixe, dando rabadas. As rodas da frente derrapam bastante, perdendo tração e desgastando os pneus mais rapidamente. Mas no Subaru AWD os centros de massa e torque QUASE se alinham perfeitamente, tornando o carro muito equilibrado, sem tendências a perda de controle. A direção do Subaru é mais suave e simples, sem surpresas.

 Mais ainda, o sistema é controlado eletronicamente por dois computadores no carro. Significa que o carro pode mandar mais ou menos torque para as rodas conforme a necessidade. Por exemplo, em uma curva , as rodas de fora recebem mais potência para manter o carro equilibrado, e as rodas de dentro da curva podem até receber freio automaticamente se houver necessidade de reduzir o raio da curva. Em uma ultrapassagem, para evitar o efeito rabo de peixe, as rodas recebem uma quantidade de torque independente das outras, cada uma com sua função. Esse controle chama VDC, "Vehicle Dynamic Control", é uma união da caixa de transmissão automática e dos freios ABS, simulando um piloto profissional dirigindo junto com você, o carro tem sensibilidade sobrehumanas, graças aos sensores e à velocidade da eletrônica.

 Mesmo assim, o SUBARU é um carro de alta performance, pensando no motorista habilidoso, quase profissional, é "um avião", não recomendado para sua esposa levar as crianças na escola falando ao celular, ou seu filho "nó cego" voltando da balada de madrugada. Pensando nos motoristas mais amadores, quase patetas, temos as tecnologias de INTERVENÇÃO ELETRÔNICA. O carro literalmente se recusa a obedecer seu comando se o carro computar que a situação vai causar um acidente.

A FORD está desenvolvendo um sistema muito inteligente, DVI, "Driver Vehicle Information", é uma espécie de WI-FI entre os carros, para que um carro saiba exatamente o que o outro está fazendo em tempo real. Assim, se você se aproximar de um cruzamento, e outro carro no mesmo momento tentar cruzar seu caminho, os carros vão determinar uma preferência de passagem, e um dos dois aplicará os freios automaticamente para evitar a colisão, independente da vontade do motorista. Também muito inteligente é quando o veículo na sua frente reduzir a velocidade, o seu veículo automaticamente reduz a velocidade para evitar a colisão traseira, e os engarrafamentos. Em ultrapassagens, o motorista recebe um alerta luminoso que está sendo ultrapassado e evita as "fechadas" e colisões laterais.

A Mercedez-Benz aprimorou a idéia da Citroen, lançando o ABC "Active Body Control". Uma suspensão inteligente que aumenta a estabilidade do veículo em pavimento irregular. Amortecedores especiais e uma bomba de fluído hidráulico conseguem responder às ondulações e buracos da pista, mantendo a carroceria estável e o peso do veículo distribuído por igual. Isso é muito importante para a estabilidade, pois quando você passa em um buraco, a roda fica por um instante flutuando no ar, como uma bola, e se a roda está no ar significa que você está sem controle. Imagine um X cruzando seu carro. Quando a roda FRONTAL ESQUERDA cai em um buraco ela abaixa, provocando um efeito "gangorra" na roda TRASEIRA DIREITA, que se levanta do chão, e assim você fica em apenas duas rodas e sem controle por alguns centésimos de segundo. Somando todos os buracos de todas as estradas, você ficou alguns segundos flutuando no ar sem controle. Pode parecer divertido, mas é perigoso.
Algumas montadoras, inclusive a Volkswagen com seu novo UP!, estão desenvolvendo sistemas anticolisão por radar e laser, AEB "Autonomous Emergency Brakes". Um radar observa 200m à frente do veículo, e se o motorista não pisar no freio a tempo de evitar a colisão, o automóvel imediatamente corta o acelerador e aciona os freios, tomando o controle das mãos do pateta sonolento. Também observa a traseira e as laterais, eliminando todos os pontos cegos dos espelhos e acionando os freios sempre que necessário. Apesar de muito impressionante e salvar vidas, esses sistemas são ASSISTÊNCIAS para ajudar o motorista, nenhum desses sistemas elimina completamente a necessidade de treinar o motorista, e manter o motorista alerta e concentrado.

DFA, "Driver Fatigue Alarm", é um apito sonoro muito agudo e muito alto, como um alarme, que toca toda vez que o motorista abaixa a cabeça ou fecha os olhos por mais de 1 segundo. Esse sistema é incrivelmente barato e fácil de instalar, se o seu veículo não vem de fábrica com esse aparelho, é possível comprar um adaptador no Ebay por alguns dólares. Na verdade existem dois sistemas, o "barato" é apenas um fone de ouvido, funciona a pilhas, e detecta se a sua cabeça está caindo de sono. O Sistema mais sofisticado e confiável é uma câmera preto e branco que procura os seus olhos, e se você fechar os olhos ou ficar distraído, o alarme toca.

Mas o sistema de automóveis mais avançado do planeta, que promete acabar com 100% dos acidentes, totalmente à prova de patetas, é esse:

ESSE HOMEM É CEGO!!!!!! Me desculpem, fiquei emocionado. Essa lata de molho girando em cima do carro é um radar, o mesmo que os militares usam, e detecta absolutamente tudo ao redor do carro. Outros sensores, e uma câmera de alta definição procuram as informações de trânsito, como as placas de limite de velocidade, e a cor do semáforo. O sistema é conectado ao GPS automaticamente, você só tem que pedir o destino para o carro, e ele te leva para lá sozinho. Fenomenal, eu nunca pensei que veria a tecnologia avançar tanto assim, o futuro que antes era impossível por causa da guerra fria agora está pouco a pouco virando realidade!.

Muito obrigado amigos pela companhia, espero que tenha sido muito informativo, como sempre eu gosto muito de vídeos e se eu exagero, peço desculpas. Espero vê-los aqui da próxima vez, aceito pedidos para novos temas, você pode até me mandar seu texto para publicar, e você pode publicar meu texto onde quiser que eu não tenho licença nem registro deste conteúdo, é livre e aberto. Abraços, dirigam com cuidado, e de preferência , ACORDADOS.

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