Postagens populares

sexta-feira, 14 de março de 2014

Minecraft

Amigos Engenheiros, fiquei conhecendo um jogo novo muito divertido, da empresa Mojang, chamado Minecraft. É um jogo tipo "sandbox", onde você tem liberdade total para modificar o ambiente, construir e destruir as coisas. Existem inimigos, materiais de construção, armas, iluminação e até comida. Mas aí você me pergunta:" Tá, mas qual é o objetivo desse jogo?" e eu te respondo:" Nenhum." o.o
 

Esse jogo é tão fantástico por um simples motivo. Quando você era criança, e tinha aquele balde de lego, você já se imaginou vivendo em um mundo onde tudo fosse feito de Lego? Então, AGORA NOSSO SONHO SE TORNOU REALIDADE! Mas então Minecraft é da Lego? Por incrível que pareça, NÃO, e Minecraft não foi inspirado no lego, ele foi inspirado em outro jogo completamente desconhecido, chamado Infiniminer, criado pelo Nocth, Markus Persson.

WIKI



Mas eu não estou aqui pra fazer propaganda do jogo. Eu quero fazer uma comparação do MineCraft com a Vida Real, e também como podemos usar o Minecraft como uma ferramenta para arquitetos. Vamos começar?

Tem dois modos de jogo, sozinho em casa você tem o mundo todo somente para você, sem regras, sem política, só você e os monstros. Nos servidores públicos existem muitas regras, é muito difícil comprar um terreno e os jogadores mais velhos costumam matar e roubar os mais novos, assim como é na vida real. Porém, por ser um jogo, os materiais no jogo não se comportam como os materiais na vida real, alguns não são influenciados pela gravidade, você pode construir uma casa de pedras sobre uma plataforma elevada, depois remover a plataforma e a casa não cairá no chão, ela flutua fixa no espaço. Mas Danghetti, que utilidade tem isso?

Eu pensei em basicamente duas: Construção subterrânea, e exploração da LUA.

Existem vários métodos de construção subterrânea, mas eu não me refiro somente às obras do metrô, eu me refiro ao subterrâneo das cidades. Porque? Bem, atualmente construímos nossas cidades respeitando o nível do relevo do terreno, chamaremos de "superfície". Esse é um espaço 2D, ou duas dimensões, largura e comprimento. Faça uma pequena experiência na sua casa, pegue uma folha de papel higiênico, um quadradinho só. Meça agora o seu tamanho. Aqui deu 10x10 cm. Agora molhe ele e faça uma bola. Deixe secar. Qual o diâmetro da bola? Aqui deu 1 cm. Fazendo uma conta simples de volume, área vezes altura, acharemos a espessura da folha de papel. A esfera tem 4/3.pi.r³ =  0,54 cm³ e então o papel teria 0,54 = 100 * h = 0,005 cm ou 0,5mm de espessura, metade de um milímetro.


Observe que uma grande ÁREA tem também uma espessura insignificante. Para aproveitar melhor o espaço, as cidades fazem o processo chamado de VERTICALIZAÇÃO. Construir para cima. Prédios. Mas e para baixo? O problema de construir para baixo é APOIO ESTRUTURAL. Se você construir 10 andares para baixo da terra, e mais dez para cima, é o mesmo esforço que a estrutura iria sofrer se os vinte andares estivessem todos acima da terra. Mas até aqui, nenhuma novidade. A novidade quem nos trouxe foi o Minecraft. Para melhor aproveitar o espaço, alguns servidores dividem as cidades em superfície e subterrâneo, então eu tive essa idéia.


" E se os espaços públicos das cidades fossem subterrâneos, como as ruas e os transportes, e todos os espaços particulares da cidade fossem acima da superfície?"

Montreal, Canadá. Parte da cidade é subterrânea.
Eu, na minha modéstia opinião, achei genial. Pedestres em cima, na superfície, respirando ar puro, sol no rosto, andando tranquilo, enquanto que os carros ficariam no subterrâneo, sem pedestres, sem cruzamentos, a toda velocidade, tranquilo, nem precisaria mais de teto, nunca chove no subterrâneo. Não precisaria de faróis, pois os túneis seriam iluminados.

Mas a idéia que eu queria compartilhar com vocês hoje foi "Colonizar a Lua". A parte mais difícil que era chegar até a Lua, os Americanos já resolveram, graças a Deus. Agora a parte fácil. Fazer uma colônia na Lua. Mas como? Usando abrigos selados à vácuo na superfície? NÃO. Olha o Paint:



Genial, não? Uma única nave, e só. A colônia somente precisaria de suprimentos, ar e água, o resto a gente se vira por lá mesmo. OBRIGADO MINECRAFT PELA IDÉIA GENIAL. Deixa eu explicar. Essa coisa branca e vermelha é a entrada da mina, dentro da cratera, e as portas vermelhas são chamadas de "AirLock", elas prendem o ar da mina dentro para que não escape para o espaço. O quadrado preto com o H amarelo é onde as naves espaciais vão pousar e decolar. Dentro da mina é como qualquer mina terrestre normal, só uma mina comum. Mas não estaríamos procurando ouro e diamantes não, isso na Lua é lixo. A coisa mais cara e preciosa na Lua é GELO. Água congelada. Se encontrarmos água na Lua, poderemos viver dessa água por até 100 anos, nós já temos tecnologia para reciclar água.



"Mas Danghetti, a Lua é só uma pedra cheia de poeira, pra quê morar na Lua?" Cara, as pessoas falavam a mesma coisa quando Colombo queria descobrir a América. As pessoas falavam a Mesma coisa quando Os Americanos quiseram expandir o EUA até o velho Oeste. As pessoas chamaram o Marechal Rondon de louco por tentar colonizar Rondônia e Rorâima. Explorar e colonizar é uma arte perdida hoje em dia, mas imagine você fundar um novo país, uma nova civilização, com menos erros e vícios do que as anteriores. Isso é a evolução da nossa Espécie!

Muito bem então, eu só queria compartilhar esse sonho com vocês, achei muito legal. Obrigado a Todos, deixem comentários, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário