Postagens populares

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sustentabilidade Ecológica

Bom Dia Engenheiros, novamente o tema sustentabilidade, porém agora o tema é Zero. Zero o que? Simplesmente zero. Não entendeu ainda? Imagine comigo um momento, você já ouviu a história do continente perdido de Atlântida?

Atlântida (em grego, Ἀτλαντίς - "filha de Atlas") é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".
Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".

A mais antiga menção conhecida sobre a Atlântida foi feita pelo filósofo grego Platão (428-347 a.C.) em dois dos seus diálogos (Timeu e Crítias).3 Platão conta-nos que Sólon, no curso das suas viagens pelo Egito, questiona um sacerdote que vivia em Saís, no delta do Nilo, e que este lhe fala de umas tradições ancestrais relacionadas com uma guerra perdida nos anais dos tempos entre os atenienses e o povo atlante. Segundo o sacerdote, o povo de Atlântida viveria numa ilha localizada para além dos pilares de Heracles, onde o Mediterrâneo terminava e o Atlântico começava. Quando os deuses helênicos partilharam a terra, conta o sacerdote, a cidade de Atenas ficou para a deusa Atena e Hefesto, mas Atlântida tornou-se parte do reino de Posidão, deus dos mares.

Atlântida seria uma ilha de extrema riqueza vegetal e mineral. Não só era a ilha magnificamente prolífica em depósitos de ouro, prata, cobre, ferro, etc., como ainda de oricalco, um metal que brilhava como fogo.
Os reis de Atlântida construíram inúmeras pontes, canais e passagens fortificadas entre os seus cinturões de terra, cada um protegido com muros revestidos de bronze no exterior e estanho pelo interior. Entre estes brilhavam edifícios construídos de pedras brancas, pretas e vermelhas.
Tanto a riqueza e a prosperidade do comércio, como a inexpugnável defesa das suas muralhas, se tornariam imagens de marca da ilha.
Pouco mais se sabe de Atlântida. Segundo Platão, foi destruída por um desastre natural (possivelmente um terremoto ou Tsunami) cerca de 9000 anos antes da sua era. Segundo Roger Paranhos, em seu livro Akhenaton - A revolução espiritual do antigo Egito4 o continente de Atlântida foi destruído por um cometa. Talvez essa teoria possa ser corroborada pela hipótese do Cometa Clóvis, segundo a qual uma explosão aérea ou um impacto de um ou mais objetos do espaço sobre a Terra, ocorrido entre 12.900 e 10.900 anos atrás, desencadeou um período glacial conhecido por Dryas Recente e pode ter atingido o continente perdido e o submergido.
Crê-se ainda que os atlantes teriam sido vítimas das suas ambições de conquistar o mundo, acabando por ser dizimados pelos atenienses.
Outra tradição completamente diferente chega-nos por Diodoro da Sicília, segundo o qual os atlantes seriam vizinhos dos líbios e teriam sido atacados e destruídos pelas amazonas.
Segundo outra lenda, o povo que habitava a Atlântida era muito mais evoluído que os outros povos da época e, ao prever a destruição iminente, teria emigrado para a África, sendo os antigos egípcios descendentes dos atlantes.


 Não estou questionando se Atlântida existiu ou não, eu estou ADMIRANDO que SE uma civilização tão avançada tenha existido um dia, não existe NENHUM objeto arqueológico sobre sua existência. ZERO. Nenhum monte de lixo, nenhum metal, nenhum garfo ou faca, nenhum Oldsmobile afundado no mar cheio de peixe, nenhum Iphone engolido por um golfinho, nenhum plástico boiando no oceano, NADA. Como pode uma civilização avançada tecnologicamente não deixar vestígios sobre a Terra? Os Egípcios deixaram Uma pilha gigante de pedra, e uma estátua meio leão meio homem. Os Sumérios deixaram a receita da cerveja (Deus os abençoe), os gregos deixaram a mitologia e o homossexualismo (Brincadeira, apesar de tudo, Deus ama os gregos também), OU SEJA, resumindo, todas as civilizações do planeta deixam marcas, cicatrizes na terra de sua passagem. Então o que significa sustentabilidade?

Sustentabilidade significa que você desenvolve um sistema energético fechado, com movimento perpétuo, sem desperdício.

Vamos começar pequeno e depois aumentar a escala. Imagine uma CASA onde morem um casal (pode ser um casal grego também, tanto faz), e um filho (pode ser adotado, adoção é prova de amor). Como deve ser uma casa sustentável? Essa casa deve ter ZERO contas a pagar, zero consumo de luz, água e telefone. A casa deve emitir ZERO sacos de lixo por mês. A casa deve fazer ZERO compras no supermercado por mês. Tudo que a casa consumir deve ser criado, usado e destruído dentro da casa, nada sai e nada entra. IMPOSSÍVEL???

Vamos devagar. Acordamos de manhã e vamos lavar o rosto. De onde veio essa água que sai da torneira? Sem depender da concessionária de abastecimento e saneamento básico, teríamos de caminhar até um poço ou fonte natural ou rio para pegar um balde de água. Mas tem um fenômeno natural que acontece em toda a parte do globo, uma prova que Deus ama a todos. CHUVA. É ÁGUA DE GRAÇA QUE CAI DO CÉU!!!!!!!

Quanta água cai do céu? Depende. Depende da região, da época do ano, e do consumo da casa. Vamos pesquisar na Internet. De acordo com o INPE a precipitação no meu Estado brasileiro é 1500mm de chuva por ano, desde 1960. Significa que se eu fizer uma piscina a céu aberto, e se desconsiderarmos a evaporação da água, ao final de 1 ano minha piscina terá 1 metro e 50 centímetros de profundidade, enchida apenas com água de chuva. E quanta água um ser humano usa por ano? A ONU estima em média 7300 litros de água por pessoa por ano. Vamos converter metros para litros, ficamos com 7,3 metros cúbicos de água por ano. Mas Danghetti, só choveu 1metro e meio, precisamos de 8??? Calma meu querido, lembre-se da piscina, apesar de ser "rasa", ela é comprida! Então, observe a figura no PAINT:

Simples Assim. Uma pequena piscina de água da chuva, do tamanho de um carro compacto, sustenta uma pessoa por um ano! Portanto, bastaria que nossas casas tivessem um porão, com esta pequena piscina, coletando toda a água da chuva que cai no telhado, e armazenando pelo resto do ano. Com um filtro de areia, um de carvão ativado e um pouco de cloro, é água potável quase de graça por um ano!

Ok, já acordamos, e lavamos o rosto na água da chuva tratada. Mas Danghetti, eu moro em prédio! Ah meu amigo, SFdeu. BRINCADEIRA! Poxa vida, eu não posso acordar de bom humor que as pessoas brigam com tudo que eu falo. Você provavelmente comprou o apartamento na planta, certo? Porque naquela hora, você não pediu para o Arquiteto/Engenheiro Civil perder uma vaga de estacionamento por apartamento e fazer a piscina de chuva subterrânea?

Vamos tomar café da manhã? HUMMM, NOM NOM NOM.. O que temos hoje, pão com manteiga? Agora você está dando risada e falando :" O Danghetti quer que eu plante trigo no vaso da janela e crie uma vaca na área de serviço. kkkk". Calma criatura, eu sei que produtos da fazenda vem da fazenda, e casas são casas, e laranjas não são bananas. Mas ainda assim é possível ser sustentável através de uma parceria, Fazenda-Casa. Como? COMPOSTAGEM. O que é isso?

A casca da banana, a casca do pão (seu fresco), o bagaço espremido da laranja, a casca do abacaxi, todo o lixo e resto de comida da sua cozinha pode ser enviado a uma fazenda que possua um BIODIGESTOR. É esse balão de borracha enterrado no chão aqui.

O biodigestor faz duas coisas: Adubo e gás inflamável. Você pode VENDER seu lixo para a Fazenda, ou adquirir créditos ecológicos, pois a fazenda vai economizar não comprando adubo químico e não comprando eletricidade, pois o gás inflamável pode ser queimado para gerar eletricidade. Esse processo fica dentro do balão de borracha porque as bactérias que comem lixo não respiram oxigênio, e portanto, ficam fechadas nessa atmosfera de gás metano.

Trocamos lixo por comida, estamos indo bem até agora. Podemos ter um biodigestor dentro de casa? NÃO, o biodigestor é sujo, fedido, atrai insetos e é perigoso pois pode explodir. Mas e quanto ao resto do lixo reciclável? Na teoria deveríamos receber créditos pelo nosso lixo, as indústrias deveriam nos pagar pelo nosso plástico, metal, vidro e papel. Mas na prática, o lixo reciclado acaba indo de graça para centros especializados, e daí para frente é um mistério. Mas estamos falando de sustentabilidade e nosso dever em preservar o meio ambiente. Preservar significa controlar a poluição para que fique em um nível abaixo do limite.

A poluição do nosso lixo da cozinha foi controlada, separada e destinada a tratamento. Mas e quanto ao nosso esgoto? A água suja e os detritos humanos? NÃO EXISTE PROCESSO SEGURO PARA REUTILIZAR ESGOTO HUMANO. O esgoto das fezes humanas é a maior causa de doenças das comunidades carentes do planeta. Talvez, por destilação, a água possa ser evaporada e reutilizada, mas nenhum processo seguro foi inventado até agora, que eu saiba. Os astronautas no espaço reciclam a urina, filtrando e bebendo de novo, mas as fezes não são reutilizadas, e simplesmente jogadas no espaço. Imagine você em 2089, voando no seu foguete particular até seu escritório na Lua, e de repente SBLOSH! aquela mancha marrom no seu parabrisa, borrando tudo, você começa a vomitar, seu foguete se descontrola e você vai para no Sol e morre queimado! Diga não ao cocô espacial.

Ok, voltando para casa, aqui na Terra, vamos ligar a Tv e ver as notícias da manhã antes de sair para trabalhar? A energia elétrica é o maior problema do mundo moderno. Como conseguirmos energia barata e segura? Todos concordam que energia queimando carvão é uma estupidez. Energia queimando combustíveis fósseis é muito usada hoje, mas o petróleo é dinossauro podre liquefeito, e um dia vai acabar. Temos energia hidroelétrica, mas as usinas dependem da chuva (lembra da história da chuva?) e são muito grandes e desperdiçam muito espaço. Energia nuclear cria lixo nuclear, e explodem, e matam todo mundo. Energia dos ventos é muito pouca, funciona por atrito com o vento, ou seja, o vento entra na usina a 20km/h e sai a 15km/h, e isso causa distúrbios atmosféricos imprevisíveis. Energia solar?

Eu acredito na energia solar, porque o Sol não falha nunca. Mas, como retirar energia do sol? Se tirarmos a luz do sol, através de células fotoelétricas, estaremos criando muita sombra. E se usarmos o calor do sol, estaremos esfriando a Terra. A energia nunca é de graça, ela não se cria e não se perde, sempre se transforma. Nossa TV transforma eletricidade em luz e som, assim assistimos o jornal (ou a novela, depende da sua capacidade intelectual). Poderíamos colocar uma célula fotoelétrica atrás de nós, na parede, que receba os fótons desperdiçados da TV, aqueles que não entraram nos nossos olhos, e reciclar essa energia de volta para a TV? Sim e não. O processo de criar energia deve levar em conta o custo de implantação. O custo energético para fabricar uma célula fotoelétrica é muito maior do que ela consegue produzir. Uma célula fotoelétrica demora 10 anos para se pagar o próprio custo de fabricação, é muito tempo.

Eu sugiro você a fazer como em "Soylent Green", o filme, colocar um dínamo de carro na sua bicicleta de ginástica. Você pode ajudar gastando menos energia, se você ainda não é capaz de produzir a própria energia. Seu carro é capaz de produzir energia sabia? Ele gasta gasolina para andar, ok. Mas para frear, você usa atrito das pastilhas contra o disco de freio. Essa energia é desperdiçada em forma de calor. Seu motor desperdiça a energia química da gasolina em forma de calor. Sabe qual é a forma mais básica de aproveitar a energia térmica? Motor a vapor. Se seu carro usasse o calor para aquecer a água até vapor, depois jogasse esse vapor em uma turbina, e depois a água perderia energia e voltaria fria para o motor a gasolina aquecer novamente. Essa turbina a vapor poderia dobrar ou triplicar a kilometragem de seu carro, usando apenas um terço da gasolina. A turbina a vapor poderia gerar eletricidade também, para carros híbridos.

Sua casa poderia usar o calor do sol, e do fogão, e talvez queimar um pouco de folhas secas em uma caldeira. Você teria um pouco de água quente para banhos e um pouco de eletricidade. Mas geraria gases poluentes, então não é sustentável. Nenhuma forma de produzir eletricidade que produza gases poluentes é sustentável, infelizmente. Devemos produzir energia elétrica, sem subprodutos indesejáveis, como radiação ou gás carbônico. O seu Ar Condicionado consome uma grande quantidade de energia elétrica e produz uma quantidade infernal de calor do lado de fora da janela. Se esse calor fosse usado para aquecer água, você tomaria seus banhos tranquilo economizando eletricidade (ou gás se for aquecedor a gás).

A casa sustentável não consome água da rede, não desperdiça eletricidade, não produz lixo.Mas e os recursos naturais? A pia de granito da cozinha veio de uma pedreira o tijolo veio da argila do rio, os metais das minas, o plástico do petróleo? A extração dos recursos da natureza não é uma coisa ruim, desde que praticada com responsabilidade. A coisa ruim é essa montanha de lixo que os países "desenvolvidos" jogam na África.




Isso é uma ignorância psicopática. Não é apenas desumano, é imoral em todos os níveis. Essas pessoas são inocentes, elas nunca fizeram mal pra você. Então vamos mudar nossa cabeçona dura e começar a pensar em não fazer mal para os outros também. Da próxima vez que você jogar seu lixo fora, pense nisso.

A sustentabilidade depende de distribuir responsabilidades. O consumidor é responsável pelo comportamento psicopata das indústrias. Se em uma loja existem dois produtos semelhantes, por exemplo o rádio A, que é mais caro porque tem selo de garantia ecológica e paga bem seus funcionários, e o Rádio B, que não tem selo de garantia ecológica e usa mão de obra chinesa, sua obrigação como consumidor responsável pela sustentabilidade do planeta é comprar o produto garantido. Não consumir um produto poluidor e de mão de obra semi-escrava faz com que ele suma do mercado. O mercado é sim manipulado pelo marketing e os consumidores são um gado retardado mental, com o perdão aos deficientes mentais. Mas É SIMPLES ASSIM, SE VOCÊ NÃO COMPRAR O PRODUTO POLUIDOR, ENTÃO VOCÊ NÃO ESTARÁ POLUINDO!

A indústria será mais limpa se os consumidores exigirem limpeza. Os trabalhadores serão bem pagos se os consumidores exigirem produtos menos baratos e com melhores condições de trabalho para a mão de obra. Isso é responsabilidade social, isso é sustentabilidade. Isso é humanidade, é amar e temer a Deus.

Quem faz o bem, recebe o bem. Mas quer um exemplo? Os EUA financiaram, pagaram dinheiro e armas para Osama Bin Laden lutar contra a Rússia. Depois da Guerra, adivinha? Os EUA traíram seu aliado, de novo. Osama se vingou (o que é errado, é blasfêmia e pecado contra o amor de Deus.). Nenhuma tragédia teria acontecido se lá atrás, em primeiro lugar, os EUA não tivessem financiado guerras fora de seu território, vendido armas a extremistas políticos, e traído a confiança dos aliados, de novo, como eles sempre fazem.

A situação do EUA é insustentável porque as suas relações comerciais são predatórias, eles chegam, destroem tudo, exploram e levam tudo embora,, como uma praga de gafanhotos. Ninguém consegue vantagem nenhuma negociando com os americanos. Por isso eles perderam a guerra contra o terror, os americanos estão aterrorizados, com medo, assustados. Nunca mais terão paz. Nunca mais terão aliados. Para se ter paz é preciso praticar a paz. Para receber amizade é preciso ser bom amigo. Para receber amor é preciso dar amor. Simples assim.

Você quer viver em um mundo sustentável? Pegue uma vassoura e comece recolhendo o lixo na rua, em frente a sua casa. Prefira produtos naturais, com menos embalagens plásticas, retornáveis, cuidado com sua água, reutilize. Cuidado com a eletricidade, prefira produtos econômicos e verdes (selo de garantia ecológica). Separe seu lixo reciclável. Não lave carro com mangueira, use um balde. Não tome banhos demorados, ou use uma banheira.

Pequenas atitudes no dia-a-dia fazem um mundo melhor. Colabore você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário