Postagens populares

quarta-feira, 19 de março de 2014

Saúde

Bom dia amigos engenheiros, hoje o tema é saúde. Quando pensamos em saúde pensamos em doenças, mas existe um lado oculto da saúde que nunca pensamos sobre isso, a saúde MENTAL.

O corpo é relativamente fácil de cuidar, é como um carro. Você lê o manual de instruções, não força os limites do equipamento, se acender alguma luz no painel leve no médico. Abasteça sempre com álcool de qualidade (prefiro Heineken) e troque o óleo regularmente (o meu está vencido ;-D) . Mas um corpo saudável é somente metade da nossa saúde. Somos seres racionais, pensantes, e quando nossos pensamentos não fluem com naturalidade, podemos dizer que estamos doentes.

Como seria um pensamento natural? Jesus deu a dica:" Amem ao próximo como a vocês mesmos". Então segundo essa lógica, é natural que se eu sinto frio, eu procuro uma blusa no armário para me cobrir, e pego aquela blusa velha que ficou pequena e levo até um posto de coleta de roupas doadas. Concorda comigo? Em caso afirmativo, podemos nos considerar saudáveis? Ainda não, a saúde mental é mais complexa do que simplesmente pensar boas coisas, pois aqui fica a segunda dica que Jesus nos deixou: "Vocês reconhecerão a árvore podre pelos seus frutos." Ou seja, nós vivemos em uma sociedade que é bastante tolerante a Hipocrisia, que é o ato de falar bem mas agir mal.

A maioria das pessoas busca atingir o padrão da normalidade, ou seja, as pessoas procuram ter a aparência mais comum e normal possível. Mas e quanto aos pensamentos e atitudes, são todas iguais também? É claro que não, cada ser humano é único, e pode se expressar de uma maneira completamente diferente da maioria. Mas aqui finalmente está a questão da discussão. Nosso padrão de comportamento é ditado pelas regras sociais da maioria da população em que vivemos. Essas regras, seriam elas corretas? Seriam naturais? Seriam bem pensadas e saudáveis? Gostaria de discutir alguns tópicos da vida moderna que acho que estão nos prejudicando a saúde.

Primeiro vamos relembrar a história. Em Roma, as pessoas gostavam de assistir assassinatos ao vivo, de escravos no Coliseu. Aquele era a novela daquela época, era normal, todo mundo assistia, era diversão rápida e barata. Hoje, sabemos que assistir a um assassinato é uma coisa horrível, mas mesmo assim temos programas policiais que perseguem as piores notícias possíveis, fazendo bastante drama, e o apresentador começa a falar rápido e alto, e a nossa adrenalina vai a mil e depois ficamos apavorados pensando:" Oh meu Deus, a fechadura da minha janela está quebrada, o ladrão vai entrar aqui estuprar minhas plantas e roubar minha geladeira, e usar minha escova de dentes, Socorro, o que eu faço?".

Veja que apesar de vivermos 2000 anos depois dos Gladiadores, ainda temos pessoas que gostam de assistir a violência, provando cientificamente que as pessoas em geral, nunca mudam, o mesmo modelo básico de ser humano que nós somos hoje, o executivo de terno e celular, é o mesmo ser humano que existia a 5000 mil anos atrás, o cara que vestia um pijama comprido e construiu as pirâmides. Nossa civilização está um pouco mais evoluída, mas a base do ser humano nunca muda.

MUDANÇA, essa é a palavra que eu acho ser o princípio da saúde mental. Sempre que um detalhe de nossas vidas está incomodando, trazendo prejuízos, devemos mudar. Eu recomendei ao meu pai que parasse de assistir programas policiais violentos porque ele é idoso, e estava ficando maluco, não conseguia dormir mais de tanta preocupação, um dia eu acordei de madrugada para assaltar a geladeira e meu pai veio correndo com uma vassoura na mão. PELO AMOR DE DEUS, se fosse um revólver ele teria atirado em mim?

Quando um sapato está fazendo bolhas no seu pé, você não muda? Então porque não mudar de opinião? É o mesmo princípio, às vezes a vida nos joga dentro de um grupo social limitado, com opiniões que não produzem efeitos positivos em nossas vidas, então podemos procurar outro grupo. Fazer novas amizades, e pessoas que tem facilidade de fazer novas amizades, é um sinal de boa saúde mental. Amizade é um relacionamento "light", é simplesmente você gostar da pessoa sem procurar retribuição imediata, sem ficar "amarrado". Nas conversas entre amigos, temos uma certa intimidade para dar uns "toques" para a pessoa, tipo:" Cara você está fumando demais, muda de marca para uma que você ache amargo, e vai diminuindo." Amizade significa também respeitar as diferenças, mas ao mesmo tempo nós nos importamos com a saúde e o bem estar do amigo, não podemos ficar quieto enquanto o cara sofre, certo?

Hoje em dia, nós temos 10mil amigos no Facebook, mas quando iremos ver e apertar a mão desses amigos? Nunca? Esse é um aspecto que acho que todos irão concordar comigo que não é saudável, manter relacionamentos on-line e quando você sai na rua, coloca aquele fone de ouvido gigante na cabeça e anda o mais rápido possível olhando para o chão, EU inclusive fiz muito isso. Se você perguntasse para um médico lá em 1950, antes de inventarem o computador:" Doutor, meu filho age de forma estranha, ele fica parado olhando para um quadro o dia todo, mexendo apenas as pontas dos dedos, sem falar nada. O que ele tem?" O médico responderia:" Tem grandes chances de ser AUTISMO, o senhor deve interná-lo no manicômio para cuidados especiais."

Carnaval, Baile funk, praia nudista, balada no escurinho com "balinha" e pirulito, entendedores entenderão. Mas esse modelo de bacanal é saudável? Todas aquelas pessoas na festa estavam tristes antes da festa, e agora estão felizes? Será que não é mais fácil você ter um pouco de paciência e conhecer gente nova com mais calma, em um ambiente mais saudável, do que beber uma garrafa de vodka, engolir 10 comprimidos e acordar no dia seguinte em um lugar completamente estranho sem celular e sem calcinha? Todo ser humano tem as mesmas dificuldades, desejos e interesses, todos nós precisamos de carinho e atenção, mas A FORMA como você vai fazer é fundamental para o sucesso, para a felicidade.

Emprego. Devemos trabalhar, é claro, mas existem diversas maneiras diferentes. O Governo, é claro, prefere que você trabalhe de carteira assinada, pois é muito mais fácil recolher os impostos. Mas existem trabalhos informais, eu por exemplo sou Eletricista instalador, apenas estou esperando meu certificado de NR10 para começar a trabalhar efetivamente regularizado. Nossa sociedade evoluiu do conceito de Feudalismo, onde o senhor das terras poderia tomar posse dos camponeses, e explorar seu trabalho. Será que nossa sociedade evoluiu, ou apenas mudou de nome? Uma empresa não é um feudo e seu patrão não toma posse dos frutos do seu trabalho? Fidel Castro não é dono de cuba e os cubanos não são seus escravos particulares?

Discutimos casamento, trabalho, lazer, amizades, acho que outro aspecto da saúde mental seria como você gosta de si mesmo. Você gosta de você? É muito comum a resposta ser não. Mas existe o não saudável, aquele que você diz: "Eu sou muito preguiçoso, durmo demais, preciso de mais agilidade aqui, eu tenho capacidade para produzir muito mais." . PORÉM, tome muito cuidado para não cair no não doente :" Sou gordo, bobo, ninguém me ama, não sei fazer nada, meu cabelo é ruim, eu nunca vou ter uma ferrari." Véio, esse último nem é sobre você, mas está te deixando triste? Falta de otimismo é uma doença, se você se acha gordo, procure um médico, a opinião dele é que vai determinar qual deve ser seu peso correto, dependendo do seu esqueleto. O Ronaldo fenômeno, ele quando jogava no Cruzeiro pesava 60 kg, era rápido feito um raio. Voltou da Europa pesando 120kg, mas o esqueleto, seus ossos, eram os mesmos do cara magrinho. Resultado, joelho estourou, não aguentou correr. É como se eu pesando 70kg (eu posso ter mentido um pouco) tentasse jogar bola carregando um saco de cimento nas costas.

Então é isso, vamos manter o blog curto, Muito obrigado pela leitura, e espero que vocês encontrem a felicidade dentro de vocês, porque eu já olhei no fundo da garrafa e ela com certeza não estava lá. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário