Postagens populares

quinta-feira, 13 de março de 2014

Contra a Mãe Natureza

Bom dia amigos Engenheiros, hoje o tema surgiu de uma notícia do site Terra, retirado de BBC londres:

Notícia Terra

A idéia é tão idiota que me inspirou a seguinte reflexão:" Devemos dominar a Natureza, ou será mais inteligente conviver em paz com ela?"

Vamos então começar com algumas das mais famosas obras de engenharia do mundo. Temos as pirâmides do Egito, as pirâmides dos Aztecas, Stonehenge, as estradas romanas, o canal de Suez, mas nessa linha de grandes monumentos não tivemos problemas meteorológicos, são monumentos que iremos classificar de "passivos", e é um termo técnico e você pára de pensar bobagens.

Os monumentos que iremos classificar de "ativos" são aqueles que de alguma forma se opõe às forças da natureza. Uma Usina de energia Eólica, uma barragem de água, um túnel, Os arranha céus de Nova Iorque, o canal do Panamá, Veneza, e vamos hipoteticamente incluir a barreira contra tornados. Temos aqui duas forças em comum: Vento e água. Poderia incluir também terremotos e vulcões, mas aqui no Brasil não temos experiência nessas áreas.

Vento e Água são os dois elementos mais importantes que nos dão VIDA, O² e H²O. Somos seres vivos constituídos de Carbono e Nitratos também, daí comemos plantas e animais, e eles também dependem de O² e H²O. Então, porque os Engenheiros dos EUA querem parar o Vento??? Porque os engenheiros espalhados pelo mundo querem eliminar as forças da natureza que nos dão vida? Porque nosso "moderno" meio de vida é contra a natureza? Somos tão artificiais que não podemos mais viver dentro da natureza?

Vou iniciar então essa discussão comentando uma experiência que a NASA fez para saber se é possível dois astronautas sobreviverem sozinhos no espaço, em um espaço mínimo de 2m x 3m. O resultado foi que sim, eles sobreviveram, mas se houvesse um revólver a bordo, nós teríamos um morto e um suicida. A única coisa que estes dois homens, bem humorados e pacíficos, deveriam fazer era ficar sentados, um de frente para o outro, por 18 dias. Mas o que aconteceu foi que após alguns dias surgiu uma espécie de paranóia esquizofrênica, começaram a ouvir vozes e começaram a achar que o companheiro tinha conspirações contra o outro, começaram a entrar em desespero.

Os Mythbusters também fizeram uma experiência similar:

(OBS: Infelizmente os episódios de MythBusters tem Copyrights, então você deve procurar a sua TV a cabo local e assinar o pacote com o Discovery Channel.)

O resultado foi paranóia e irritação extrema. Adam que normalmente é falador e faz muitas piadas estava muito estressado, e dormia mais de 12 horas por dia. A última vez que bateram no meu carro, eu tive um prejuízo de 40 reais, para comprar um parachoque traseiro novo. Mas o homem que bateu em mim dirigia uma Pajero, e o parachoque dele CAIU NO CHÃO, e veja bem, o carro dele é um jipe que custa 60mil reais USADA, o meu carro é um Uno mille que custa 5mil. O cara desceu do carro tendo um filho, tentou me bater diversas vezes e exigiu que eu pagasse o prejuízo dele. Claramente ele estava sofrendo de Estresse de confinamento, imagino que seja uma pessoa que trabalha em escritório o dia todo, e está sempre cercado por 4 paredes, no seu apartamento pequeno de 60m² (estou supondo), no seu escritório pequeno do tamanho de uma sala, no seu carro que apesar de grande por fora, é pequeno por dentro, todo carro japonês é pequeno por dentro.

O Ser Humano não foi feito para viver trancado em uma gaiola, assim como os pássaros também não. Até os animais no zoológico sofrem de estress de confinamento, alguns arrancam os pelos, outros fazem movimentos repetitivos, outros dormem demais e ficam claramente deprimidos. Hoje, em nossa vida moderna, arrancamos as árvores e deixamos nossas praças abandonadas para irmos passear nos Shopping Centers, trancados em 4 paredes. Porque a humanidade evoluiu com esse medo de espaços abertos, chamada de Agorafobia ? Porque não podemos trabalhar em um dia ensolarado, como faziam os Egípcios, porque não podemos ter carros conversíveis, porque nossas casas não tem varandas amplas ou um quintal aberto?

Voltando ao assunto do Blog, o cientista americano quer construir 3 paredes gigantes de 300 metros de altura, porque tem medo de tornado. Mas você já viu como os Americanos constrõem suas casas? Não é com tijolo e cimento, alvenaria, eles fazem de finas placas de madeira! Nem precisa ser um tornado, qualquer vento mais forte já causa danos nas construções. Não estou afirmando que um prédio de concreto armado sobrevive intacto a um tornado, mas com certeza é uma estrutura confiável, ao contrário da madeira.



Então porque o Engenheiro não fez o mais óbvio que é exigir mudança nas legislações de construção das casas Americanas? Será que as madeireiras tem um lobby com os políticos tão forte, que eles acham melhor mudar os ventos de um tornado do que construírem casas de tijolos?



Essa casa quase sobreviveu, mas foi quase, bem melhor que seus vizinhos de madeira que desapareceram por completo. Esse raciocínio de Sindrome do Confinamento pode ser aplicado em todas as áreas de nossas vidas. Porque nossas cidades tem que ser tão densamente povoadas, cercadas por milhares de kilômetros de pasto vazio? Porque não podemos fazer subúrbios de classe média, fora da cidade, assim como fazem os Americanos? Será que os fazendeiros brasileiros realmente usam as terras que tem? Toda vez que eu pego a estrada aqui em São Paulo, a única coisa que vejo no pasto é cupim, raramente algumas 10 ou 20 vacas, mas basicamente cupim.



Porque os recursos naturais são tão mau distribuídos para o bem comum? Será que toda vez que alguém chora tem sempre alguém vendendo lenços? Será que a humanidade chora tanto que os vendedores de lenços forçam a depressão da humanidade para que eles continuem vendendo lenços? Será que o cara que bateu no meu carro é vítima desse sistema de aprisionamento do homem moderno? Será que eu vou parar de fazer perguntas e não dar as respostas e está te irritando?

Pois é meus amigos. Tomem cuidado com os vendedores de lenços. Eles não estão ajudando você a secar suas lágrimas, eles estão sendo a causa das suas lágrimas. Pense nisso.

Vamos encerrar nos comparando com os cupins. Perceba a distância entre os prédios. Se um cupim tivesse o tamanho de um homem, e o cupinzeiro tivesse o tamanho de um prédo, teríamos apenas 1 prédio por quarteirão na cidade. Cada prédio teria 10mil m² de terreno, legal né? Bastante área verde, espaço livre, poderia ter um lago, uma pista de corrida e bicicleta. Cupim não gosta de janelas, mas poderíamos ter janelas maiores, mais vento e mais sol nas nossas casas. Nossos carros poderiam ser menos como um Cockpit de Boeing e mais como uma caixa de sapatos como o meu Uno, que aliás NÃO ESTÁ A VENDA, favor não insista.

Forte abraço, meus amigos, obrigado por tudo. Desculpa por hoje o assunto ser curto, estou um pouco atarefado hoje, talvez possamos retomar a discussão no futuro. Obrigado, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário