Postagens populares

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

DIGNIDADE

Definição WIKI:

A "dignidade", é a palavra que define uma honestidade, são ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade.

O "Princípio da dignidade da pessoa humana" é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito.

O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, é o principal e mais amplo princípio constitucional, no direito de família diz respeito a garantia plena de desenvolvimento de todos os seus membros, para que possam ser realizados seus anseios e interesses afetivo, assim como garantia de assistência educacional aos filhos, com o objetivo de manter a família duradoura e feliz, assim preceitua

É relevante referir que o reconhecimento da dignidade se faz inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis, é o fundamento da liberdade, da justiça, da paz e do desenvolvimento social.



Hein? O quê? Komé? WHAT?  Num Intendi...

Esse palavreado rebuscado e floreado dos intelectuais é a mesma coisa que aquele ditado popular " Você pode dar banho numa porca, colocar um vestido numa porca, passar batom e perfume numa porca, ensinar a porca como comer à mesa, mas ela vai continuar sendo uma porca."

Vamos Traduzir para a língua dos seres humanos normais:


" Dignidade é um direito da pessoa em ser respeitada." Só isso? Por enquanto só. Respeito e Dignidade são conceitos muito amplos, ou seja, uma pequena palavra que representa um grande conjunto de idéias. Então vamos enumerar as idéias e discutí-las uma a uma. Dignidade é ser respeitado. Ser respeitado é:
  • Poder dormir em um local abrigado do frio, chuva, calor, insetos e barulho.
  • Poder comer uma comida nutritiva, quente, fresca ou bem conservada, variada, em quantidade suficiente.
  • Poder estudar para seu próprio enriquecimento do espírito, aprender a moral de Deus, a cultura de seu povo, uma profissão que beneficie a sociedade.
  • Poder trabalhar em uma função que lhe seja agradável, ou que em caso insalubre (limpeza hospitalar, siderúrgicas, produtos tóxicos, etc...) que seja providenciado toda a segurança no exercício da função. Que seu trabalho seja produtivo e que os frutos de seu trabalho sejam apreciados por todos.
  • Poder Amar, ter amigos, casar, ter filhos, sem que você seja rotulado e lhe sejam atribuídos inimigos, sem que a segurança de sua família seja ameaçada por inimigos, para que você tenha condições de criar seus filhos até que eles tenham idade para se cuidarem sozinhos. 
  • Poder descansar, viajar, ter um lazer, atividade intelectual só sua, para proveito próprio, ter um tempo para meditar, pescar, viajar e conhecer culturas diferentes.
  • Poder se aposentar do trabalho não como um velho cansado e inútil, mas sim como um grande sábio digno de consultas e de se tornar mestre para os jovens.
  • Poder se sentar a mesa com qualquer pessoa, sem ser considerado inferior, ou incapaz, ou não merecedor, sem ser desprovido de títulos de nobreza, ou desprezado por pessoas que se julgam superiores. Não sofrer preconceitos, não ser discriminado. 
  • Poder simplesmente existir, sem ser abortado na gravidez, sem ser maltratado, sem ser torturado, sem ser abandonado. Existir sem ser perseguido ou expulso de sua terra. Existir como quiser, sem ser obrigado a seguir esta ou aquela filosofia, além é claro da moral de Deus, pois ninguém está acima da moral de Deus e nenhum pecador deve ser autorizado a pecar. Vou abrir um parênteses aqui, pois existem Ateus lendo este artigo e essa discussão sobre a moral de Deus é necessária.

((( Começando então pelo parênteses, de baixo para cima. Talvez você esteja dizendo algo do tipo:" Não acredito em Deus, mas nunca roubei, nunca matei, sou mais santo que muitos religiosos por aí." SIM, você está correto. Veja bem, não estou dizendo que é uma coisa ruim ser ateu, pois como você mesmo colocou, a moral é algo que se aprende, além daquilo que parece óbvio para você. Todos nascemos carecas, burros e banguelas, mas como alguns estudos recentes sugerem, até mesmo bebês de menos de 1 ano de idade já apresentam comportamentos guiados por uma moral de nascença. Essa moral que nasce dentro de nós, é uma pequena Lembrança de nossa Alma. Calma. Por favor tenha paciência de ler até o final. 


Qual é o sentido da vida? Para mim, e você pode discordar, é sair desse mundo menos burro do que quando entrei. Sim, porque você pode me chamar de feio, gordo, curintiano, viado, mas se tem uma coisa que não admito é ser chamado de burro. Se ainda não sei agora, um dia vou aprender. Mas não me diga que nunca serei capaz de entender, porque aí você me ofende. E a moral? A moral é a lanterna no escuro, quando acaba a luz em casa e você precisa achar as chaves do carro porque sua mulher está quase dando a luz. A moral é um copo de água gelada no meio de deserto, a moral é a placa de trânsito que te indica quando sair da marginal expressa para a pista local. Muitos caminhos levam a inteligência, e a maior de todas as inteligências é Deus. Quanto melhor for a sua moral, menor a distância até a inteligência de Deus. E porque chegar até a inteligência de Deus é importante? Depende do que você acredita. No meu caso, não quero mais ser um ser humano. Esse corpo é horrível, pesado, frágil, pensar dói, cagar fede, eu quero partir deste mundo para um mais leve, mais evoluído, onde os corpos sejam mais ágeis e habilidosos, a matéria mais leve e o conhecimento mais avançado. Se você ama esse mundo e tem raízes aqui, tudo bem, pense então que a moral serve para melhorar a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor. )))

Então todos concordamos que a moral é importante? Nem todo mundo. Afinal, existem ricos, políticos, ladrões, assassinos, pecadores. O que falta para essas pessoas entenderem a importância da moral? Simples. As pessoas com problemas de moralidade não sabem amar.

AMOR. A moral é uma manifestação de amor. Então essas pessoas que eu acabei de ofender não sabem amar? É pior, muito pior do que isso. O amor é um lado de uma moeda. O outro lado é o ÓDIO. Pessoas que odeiam, tem problemas de moral, e pessoas imorais odeiam. SIM, estou incluindo eu e você nessa, não existe um equilíbrio entre amor e ódio, é simples assim. OU VOCÊ AMA OU VOCÊ ODEIA, NÃO TEM OUTRA OPÇÃO.

De novo a WIKI falhou na missão, mas não é culpa dela. Não me leve a mau, eu também não sei o que é amor. Em minha crença, o único ser humano que sabia o que é amor é Jesus Cristo, o Nazareno filho de José o construtor, nascido de Maria a virgem do templo. Mas o blog é meu, e aqui estarei expressando minha visão sobre o amor. Observe a figura abaixo:


Eu sei que falei de dois lados da moeda e depois desenhei duas árvores, cometi o pecado da incoerência. Faça o que digo mas não faça o que eu faço. Se você pudesse pegar todos os SENTIMENTOS humanos em forma de galhos de uma árvore, você chegaria a dois troncos principais. AMOR E ÓDIO. Qualquer sentimento pode ser expresso em termos de amor e ódio, se você souber a definição dos dois. Por exemplo, o mais fácil é a paz. Eu sempre prego a paz e a não violência, mas todo dia recebo no facebook palavras de ódio, incompreensão, rancor e vingança. Eu devo então subir na árvore do amor e buscar a tolerância e a paz. A paz é um conceito universal, todo mundo sabe o que é. Será? Se vocês puderem perdoar o meu atrevimento, quando dizemos paz qual é a primeira coisa que pensamos? "Quando haverá paz no oriente médio, entre sírios e libaneses, entre israel e palestina, entre irã e israel? " Simples, nunca. Pecado do pessimismo? Não, apenas que seja uma observação, pois para haver paz, deve haver perdão. Perdão pelos familiares mortos, tolerância pelas invasões territoriais, união pela comida e pelo dinheiro, cordialidade entre vizinhos. Não meus amigos, são tantos os pecados na terra santa que chega a ser uma piada. Piada sem graça.

E a Dignidade? Respeito? Podemos dizer que são edifícios construídos com tijolos de amor. E o que acontece quando nosso coração não está cheio de amor? Pensamos que ficar indiferentes, distantes, é uma atitude neutra. "Nunca fiz mau a uma mosca. Minha consciência está limpa." Parabéns, mas será que você fez algum bem? DEIXAR DE FAZER O BEM POR OMISSÃO É FAZER O MAU POR OMISSÃO. Se você ainda não entendeu a história da moeda, cara ou coroa, a moeda nunca cai de pé. É como andar no fio da navalha, você vai cair para um dos lados sempre. Na minha crença, o diabo não é um anjo caído, não é o demônio de vermelho e enxofre. Na minha filosofia o diabo é o oposto de Deus. E considerando que Deus é Tudo, concluímos que o Diabo é o nada. Quando não existe nada, quando nada dá certo, quando nada tem solução, é aí que está o diabo. O diabo são as sombras nos cantos das paredes que a Luz de Deus ainda não iluminou. E assim como o espelho tem dois lados, você pode Refletir a Luz de Deus nas trevas, ou virar as costas para Deus e idolatrar as trevas, refletir a sombra.


Com tudo isso espero que você tenha me entendido, estou aqui escrevendo pelo AMOR, pela LUZ, por DEUS. Você vai ler e encontrará algumas coisas negativas, alguns preconceitos, algum pessimismo, algum pecado em minhas palavras. Isso é um reflexo da imperfeição do meu coração, que pede seu perdão. Preciso do seu perdão mas não em forma de dó e pena, mas preciso que você me critique, preciso que a sua luz ilumine as trevas de meu coração.

Eu deixei bem claro que não gosto da cultura indígena porque é muito primitiva e hippie e natureba e preconceituosa. Isso é o meu pecado, o pecado do orgulho. Não gostar é uma forma leve de ódio, você tolera mas não apóia. Orgulho em ser brasileiro, em ter nascido não índio (apesar de ter parentes e antepassados indígenas, casados com portugueses, por lado de pai.). Mas tenho esperança de que um dia alguém me entenda, entenda que HOJE O ÍNDIO NÃO TEM DIGNIDADE, a lei que foi feita para proteger o índio é a mesma lei que tira a dignidade do índio, a lei não permite que o índio seja brasileiro, que trabalhe, que estude, que traga cultura e progresso para sua tribo, que sua tribo se torne uma cidade. A LEI TRANSFORMOU A CULTURA INDÍGENA EM UM ZOOLÓGICO HUMANO. Isso é falta de dignidade, isso me corta o coração de cristão, eu desejo do fundo do meu coração que o índio seja considerado um brasileiro, um ser humano, um Homo Sapiens tão inteligente e capaz quanto eu. Quem fica pelado na floresta é bicho, o lugar do ser humano é junto com os outros seres humanos, e não esquecido no meio da selva.

Eu mesmo, branco aqui na cidade, não tenho toda a Dignidade que me é devida, e mais para frente no texto você vai descobrir que você também não tem. Como eu disse antes, a dignidade é um conjunto grande de idéias que representam respeito. Você é respeitado? A princípio você imediatamente pensou que sim. Mas vamos analisar TODOS os aspectos da Dignidade, alguns que talvez você nunca parou para pensar.


Direito de dormir tranquilo, foi a primeira dignidade que eu enumerei na lista. Você dorme tranquilo? Eu, graças a Deus sim, HOJE, mas nem sempre foi assim. O bullyng na escola já me roubou alguns anos de sono. O Vestibular alguns meses. Dificuldades financeiras e desentendimentos familiares também. Mas ainda assim me considero um abençoado por Deus, pois aqui estou, firme que nem gelatina. Vamos então para o exemplo mais óbvio, os moradores de rua. A prefeitura até tem alguns albergues, mas o que acaba acontecendo na realidade é que a maioria acaba na rua como consequência de uma vida difícil, cheia de indignidades, vícios, alcolismo, crack, abusos, violência. Aqueles que ainda lutam por sua dignidade acabam por morar em barracos improvisados em favelas, e como você pode imaginar, não se tem um dia sequer de sono tranquilo em tal lugar. Mesmo em comunidades de periferia, urbanizadas, o medo da violência é grande pois se você tem um pouco a mais que a média, já vira alvo da inveja dos ladrões, que não tem o menor pudor de usar de violência e medo para subjugar as vítimas. Quando um bandido é preso, nós comemoramos, mas será que é motivo de alegria? Será que os anos de falta de sono, em selas apertadas e superlotadas, com racionamento de camas e muita violência, será que se você trancar um leão em uma jaula ele sairá um gatinho? Claro que não. A DIGNIDADE É TUDO, É A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS, E A FALTA DE DIGNIDADE É A CAUSA DE TODOS OS PROBLEMAS.

Comida foi a segunda dignidade. Você imediatamente pensou nas crianças famintas da África? Nem eu. Isso não é maldade, as crianças famintas tem causas políticas e econômicas que são particulares dessa região do mundo, e não cabe a nós julgar se é certo ou errado. Não é preconceito nenhum também dizer que para mim, brasileiro, quando eu olho uma foto com vários africanos, para mim todos tem a mesma cara e se você me disser que o Fulano de camisa amarela chama joão, eu vou chamar todos de camisa amarela de João até que um vire e responda, provavelmente não será o João do início. Os africanos são divididos em tribos, que são como as famílias da máfia Italiana (isso sim foi preconceito). Apesar de todos terem a mesma cara, quando duas tribos rivais se encontram sai tiroteio. Sim, tiros de AK47, por que aparentemente um cheeseburger custa 10 reais, mas uma bala de ak47 custa alguns centavos. Agora me responda uma coisa, você acha que se uma família (tribo) não tem a dignidade de preparar a terra para o cultivo, em paz e harmonia, ela vai ter comida, sono, segurança, educação? Claro que não. E aqui no Brasil? Temos comida. Nos supermercados você pode comprar quanta comida couber no seu carrinho. MAS, aí entra o pecado do orgulho, herança cultural da colonização portuguesa, o maior de todos os pecados da humanidade. ORGULHO significa que você, por algum motivo qualquer, se acha com mais direito do que o outro.

O RICO ACHA CERTO E INDISCUTÍVEL POSSUIR MAIS DIGNIDADE DO QUE O POBRE. O rico acha que o pobre é aquele estereótipo do Zé carioca, aquele papagaio da Disney que vive dormindo na rede. O rico acha que se o pobre trabalhasse mais, ele ficaria rico também. Se o pobre estudasse mais ficaria rico também. Quanto custa a sua dignidade? Eu sou um Tecnólogo Mecânico de Automação Industrial. O piso salarial da minha categoria é de R$ 2,550.00 . Isso é equivalente a 4 salários mínimos. Minha profissão, resumindo, seria pegar uma máquina antiga, por exemplo um torno, e modificar o sistema de controle manual (uma pessoa operando, com salário e família para sustentar) para um controle automático (um computador, que pode gerenciar até 32 máquinas ao mesmo tempo). E o operador de torno? O piso da categoria é de R$ 900,00. Isso é 1,4 salário mínimo. E quanto ganha um Vereador? R$ 15.031,76 . Isso é 23 salários mínimos. O operador de torno ficou desempregado por minha causa, então ele faz a faculdade que eu fiz e trabalha comigo. Mas eu quero melhorar de vida também, então eu entro pra um partido político e me candidato a vereador? Você percebe que não dá pra ficar estudando e mudando de profissão toda vez que você quiser um aumento? Desculpa eu ter mudado de assunto, mas esse raciocínio é importante. 

NOSSO SISTEMA ECONÔMICO FIXOU DIFERENTES DIGNIDADES PARA DIFERENTES PROFISSÕES. CALMA, NÃO É APOLOGIA AO COMUNISMO, ESTOU CRITICANDO UMA FALHA NO CAPITALISMO QUE PODE SER CORRIGIDA. Veja bem, no capitalismo, acumulamos capital, que significa poder de compra, dinheiro. MAS se você paga 1,4 salário para a pessoa que limpa sua casa e paga 23 salários pro cara que detona o trânsito de automóveis para receber propina da máfia de ônibus circulares, VOCÊ ESTÁ FAZENDO ERRADO. O salário deveria ser uma RECOMPENSA por bons serviços prestados. Se o faxineiro limpou tudo, rápido, não quebrou nada, ficou tudo novo de novo cheirando a limão, então porque não pagar pra esse cara 23 salários? Se o vereador não fez nenhuma lei que presta, não tem capacidade de administrar recursos públicos, faltou na metade das seções, então porque não pagar 1,4 salário pra esse inútil?

Ainda falando de comida (salário compra comida, por isso eu viajei na maionese), mesmo você sendo rico, você tem a dignidade de comer bem? Você já parou para ler os ingredientes das embalagens de comida industrializada? 23% sódio (sal de cozinha), Gordura Vegetal Hidrogenada (Gordura Saturada), corantes e aromas artificiais que seus rins sofrem para eliminar na urina, conservantes para aumentar o tempo da comida sem estragar, porém que efeitos os conservantes tem em sua flora intestinal (tem bactérias nas suas tripas que te ajudam a digerir a comida)? Veja bem, meu querido, não quero te assustar não. Mas abra seus olhos, é neste mundo em que vivemos. E por mais que eu adore, AMO CARNE VERMELHA, mas veja essa reportagem que aconteceu nos Estados Unidos da América do Norte (Você sabia que o nome inicial do nosso país era Federação dos Estados Unidos do Brasil?)

Esse documentário não é meu, por favor não me processe. Em um trecho da reportagem um senhor lamenta a morte de amigos e familiares por doenças que não eram pré-existentes em sua família, como câncer e outros crescimentos anormais. Você reparou no aumento da obesidade entre pessoas jovens, meninas com glúteos enormes, desproporcionais ao resto do corpo? Além dos hormônios anticoncepcionais, existem hormônios de crescimento presentes em plantas, aves, porcos e gado. As empresas que vendem hormônios e herbicidas para os agricultores afirmam que são produtos seguros para consumo humano, mas será que é mesmo? COMER COMIDA LIMPA E SAUDÁVEL É UMA DIGNIDADE DO SER HUMANO.

Já dormimos e já comemos, agora é hora de ir pra escola. Mas será que a escola está educando seus filhos direito? Já discutimos em um post anterior que não, a escola não tem o interesse em educar seu filho, apenas de fazê-lo passar no vestibular, mais nada. A educação é uma das poucas dignidades que depende mais da gente mesmo do que de fatores externos. Com exceção de países atrasados culturalmente como Rússia, China e Oriente Médio entre outros países com cultura porém problemas políticos, a maioria dos povos do mundo tem acesso a mídia, imprensa escrita, televisiva, rádio, alguma leitura, às vezes internet. Minha avó Olívia aprendeu a ler usando uma bíblia para crianças, com figuras, e meu avô Ermindo vinha para São Paulo uma vez por ano trocar a colheita por roupas e livros usados.  

A educação não é a mesma coisa que a cultura e não é a mesma coisa que o conhecimento. A educação vem de casa, vem do bom senso, do sentimento de viver bem, com conforto, com dignidade. A cultura muitas vezes é contra a dignidade, como exemplo a Índia, que ainda tem resquícios do sistema de castas, onde os pobres tinham uma montanha de filhos para trabalhos braçais, e nenhuma educação. Os filhos destes humildes camponeses estão se rebelando contra essa cultura, e estão sem filhos ou com apenas um. A cultura nós podemos mudar com mais educação. Outro exemplo, os médicos da primeira guerra mundial não lavavam as mãos, com a mão cheia de sangue do Soldado A ele enfiava a mão na barriga do Soldado B, causando uma forte infecção e matando o paciente poucos dias depois, apesar da cirurgia ter sido bem sucedida.

ATRAVÉS DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PODEMOS SER MELHORES EDUCADOS PARA EVOLUIR NOSSA CULTURA. E o melhor lugar para melhorar a sua cultura, o melhor lugar do mundo, modéstia à parte, é aqui no Brasil, a mistura de todas as raças ( raça não existe, isso é preconceito) e todos os povos. Fico muito triste quando o governo faz uma propaganda na televisão insinuando que a cultura baiana é a cultura do Brasil. O Brasil é uma nação de imigrantes e índios, espalhados em 28 estados, cada um com sua linguagem e costumes, diferentes músicas e comidas. A cultura Brasileira não existe e talvez nunca existirá, porque é necessário ainda muitos séculos de convivência e aprendizado para que essa mistura abençoada por Deus se torne homogênea. Se a cultura da Bahia é tão diferente assim do resto do Brasil, então eles estão errados, atrasados em seu desenvolvimento cultural. A cultura é uma coisa viva, em eterna evolução, porque a cada geração de filhos nos tornamos melhores educados com mais conhecimento. Não estou querendo ofender a Bahia, peço perdão pelo mau entendido. Por favor, encontre a bondade em minhas ásperas palavras e entenda como uma crítica construtiva, um convite a todos os povos do Brasil, não somente São Paulo e Bahia, mas todos os povos a viajarem, mesmo que seja pela internet mesmo, ou Google Earth, mas viajem e conheçam outros povos, outras forma de ver a vida, aprendam com os acertos, e façam o oposto dos erros. Se o baiano nunca sair da Bahia, ele nunca aprenderá coisas novas, como por exemplo como demorar 1h40min para percorrer 5km em São Paulo, ou como sobreviver a um assalto no Rio, ou como beber cerveja até cair, levantar e continuar bebendo em Goiás. Além de aprender, você pode até ensinar, como por exemplo levar uma sacola plástica de supermercado para recolher o lixo da praia, e não deixar espalhado na areia.

Para viajar é preciso que você tire umas férias do seu trabalho. Apesar que tem gente que não gosta de trabalhar (por favor não me confunda com vagabundo, eu não gosto de receber pouco salário mas gosto de trabalhar sim), O TRABALHO É UMA DIGNIDADE. E aqui no Brasil temos essa inversão de valores, uma imoralidade. No Brasil, o cara rico, o bacana, o legal, o cool, o cara invejado por todos, o cara que vai nos programas da tv dar entrevistas e é ovacionado nas ruas desfilando de carro aberto e limosine com 3 mulheres, esse cara não trabalha. A CULTURA NA MAIOR PARTE DO BRASIL DIZ QUE NÃO TRABALHAR É DIGNO DA NOBREZA, E QUEM SE MATA DE TRABALHAR É UM POBRE COITADO. Herança de quem? Português com Índio? Não posso afirmar, seria preconceito, apesar de eu ter sangue (genética e laços familiares) com esses povos. Não importa, o conhecimento está aqui, esperando por você se re-educar e mudar a sua cultura. Você sabe o que é PIB? DEFINIÇÃO WIKI:

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

Pois é. A soma de todos os bens e serviços de uma região. Quando você compra um videogame importado, o PIB dos EUA ou do Japão cresce, e o do Brasil fica na mesma. Quando nós vendemos laranja e álcool e café, nosso PIB cresce. Quando você compra um vinho chileno o PIB do Chile cresce. Quando o rico viaja pra Paris, o PIB da França cresce. Percebeu onde eu quero chegar?  Se o rico considerasse comprar vinhos dos gaúchos, ao invés dos chilenos, nossa economia melhoraria. Nossa economia melhorando, teremos melhor distribuição de renda, mais conforto, mais dignidade. O rico gastando dinheiro na Europa e não no Nordeste está , de uma forma indireta, não ajudando a dar mais dignidade para os Nordestinos. Os ricos Brasileiros tem que ter mais consciência de que eles não podem viver para sempre trancados em condomínios fechados, em carros blindados, com medo da violência. A VIOLÊNCIA É UMA CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE DIGNIDADE DO POVO BRASILEIRO. E o Brasileiro só terá mais dignidade quando houver mais vaga de empregos, empregos dignos, que paguem mais do que 1,4 salário, quando o PIB Brasileiro crescer, quando o rico abrir empresas e fábricas, quando o Brasil exportar café moído e beneficiado, de qualidade, ao invés de grãos brutos a preço de banana.

QUANDO O RICO DER DIGNIDADE PARA O POBRE, QUANDO O POBRE DEIXAR DE SER POBRE, O AMOR VENCERÁ A VIOLÊNCIA. Isso já aconteceu antes. Na época de Jesus, na galiléia (hoje Israel), os romanos dominavam a política e a economia, e impunham à força de espadas e cavalos os seus costumes, muitos considerados opressores aos costumes judeus da época. Essa opressão gerava muita tensão, muito ódio, provocando o surgimento de um grupo de resistência armado, chamados de ZELOTAS. O chefe dos zelotas era Barrabás. Barrabás pediu ajuda ao "Grande Rabino Branco", como era conhecido Jesus, por ser mais alto e claro que os judeus, para que participasse da revolução. Jesus respondeu, é claro, com uma mensagem de amor. Disse "Dai a César o que é de César, Dai ao Pai o que é do Pai, dai a mim o que é meu". Frustrado, Barrabás armou um golpe, uma traição contra Jesus. Os zelotas encontraram um rapaz parecido com Jesus, e saíram pelas cidades anunciando o boato que o Grande Rabi Branco, Salvador (às vezes traduzido como Rei) do povo da Judéia, estava liderando a revolução. O final da história todos sabemos. Mais tarde, o império romano chegou a uma situação insustentável, tão odiado pelo mundo todo, que foi dispersado, convertido ao cristianismo. Mais pra frente na História tivemos outros idiotas, como Gengis Kahn, Alexandre, Napoleão, Inglaterra, Espanha, Hitler, Stalin, e por aí vai. Esses causadores de ódio em massa, achavam que estavam fazendo um bem. Achavam que estavam certos. Hoje sabemos que é pura loucura, intoxicação por chumbo talvez? Demência? Burrice? Em pequena escala temos simplesmente essa guerra não declarada aqui no Brasil, ricos contra pobres, e a classe média sofrendo no fogo cruzado.

AMOR. Amai ao próximo como ama a ti mesmo. Tudo vem do amor, e deve ser assim. Não existe outro jeito, você não pode se considerar uma pessoa amorosa, digna de respeito, e jogar pedra no vizinho. Você não pode achar que é vontade de Deus que seus filhos estudem na melhor escola particular do país enquanto os filhos da sua empregada doméstica estudam em uma escola municipal. Você não pode achar que pagando 1,4 salário para uma pessoa que essa pessoa lhe deve ser grata a ponto da servidão e submissão. VOCÊ NÃO PODE ACHAR QUE NÃO TEM ÓDIO NO CORAÇÃO, PORQUE ESTARIA MENTINDO PARA SI MESMO. Sim, você odeia. Todo ser humano menos perfeito que Jesus Cristo tem ódio no coração. Devemos transformar esse ódio em amor, a qualquer custo. Porque se falharmos nessa missão, o custo será nossa própria extinção. Deus deu a todos nós o livre-arbítrio, a liberdade de nos comportarmos da forma como nós julgamos melhor. MAS, Deus não é otário. Otário é quem acha que engana Deus. A única regra do Pai, única, é que só entrará em Seu Reino aquele que finalmente aprender o que é amar. Eu te amo. Só não sei como.

 obs: não sou eu em nenhuma dessas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário