Postagens populares

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O burro que leu mil livros

Já começo pedindo desculpas pelo título, meu humor é horrível como vocês já devem saber nessa altura do campeonato. Hoje discutiremos a diferença entre CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA. Mas como assim, achei que estudando a gente ficaria mais inteligente? Espero que ao final deste post eu seja capaz de provar pra você que NÃO, O CONHECIMENTO NÃO AUMENTA A INTELIGÊNCIA. O conhecimento é uma ferramenta usada pela inteligência, e se invertemos o processo, uma pessoa pode possuir um conhecimento mas não será capaz de produzir efeitos práticos pois não possui inteligência para tanto, assim como eu sei como ganhar dinheiro, mas estou desempregado e moro de favor na casa de meus pais.

Vamos primeiro estabelecer os conceitos de conhecimento, inteligência e método científico:

INTELIGÊNCIA

Dicionário informal : É a ciência ou capacidade de ligar internamente o que é captado. Pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e ... Pode ser aprendida e/ou treinada. A capacidade de apreender a verdade.
WIKI : Na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria (conhecimento)


 CONHECIMENTO

Dicionário Informal : S.m. Ato ou efeito de conhecer. Idéia, noção de alguma coisa: conhecimento das leis. Informação: conhecimento de um fato. Relação de familiaridade mas não de intimidade.
WIKI : Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira (sabedoria prática ou conhecimento pelo método científico), através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. (errado, quem tem intenção é a inteligência, o conhecimento apenas existe.)



MÉTODO CIENTÍFICO

WIKI : O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.


 Ok, por aqui já podemos tirar algumas conclusões, e ainda posso discordar de duas coisas que vi e não gostei. Primeiro, sabedoria é uma informação que " funciona " na prática, mas não é científica. Por exemplo os MythBusters, programa do Discovery Chanel, procura uma sabedoria popular e a submete a testes científicos para verificar a sua veracidade. O conhecimento é fato comprovado cientificamente, pois o ácido acetilsalicílico causa relaxamento nas artérias, aumenta o fluxo sanguíneo até o cérebro e alivia a dor de cabeça. Segundo, quem possui criatividade e capacidade de resolver problemas é a inteligência, que tem o papel de transformar idéias abstratas em realizações concretas. A diferença entre informação e conhecimento é que a informação (crenças) não foi verificada por método científico. O Velocímetro do meu carro fica chacoalhando a agulha para cima e para baixo marcando algo em torno de 40 a 50 km/h, porém ao passar por uma " lombada eletrônica ", um radar que possui um marcador digital e informa a velocidade medida pelo radar, o valor oficial do equipamento é 33km/h. O velocímetro descalibrado apenas informa, e a lombada eletrônica é calibrada e certificada por um laboratório, portanto ela produz conhecimento.

Nesse ponto eu parei para pensar um pouco e acho que já espantei metade dos meus leitores com essa conversa científica, e a outra metade está dormindo agora. Infelizmente, o que acontece com a maioria de nós (comigo sim), é que nós selecionamos aquilo que nos interessa saber, como um filtro. A nossa inteligência está (ou deveria) sempre analisando a importância (relevância) dos fatos que chegam até nós, se o conhecimento será útil ou não. No meu Post anterior " I de Iscola? " eu não fui muito feliz na discussão sobre a necessidade do estudo acadêmico, porque eu deveria ter começado por este post aqui, e depois partido para a escola. Paciência, terei de escrever sobre escola no futuro, de novo.

Eu fiz um desabafo no início, não sei ganhar dinheiro. É preciso ser inteligente ou é preciso ter estudo? Com certeza absoluta, INTELIGENTE. Sim, existem analfabetos ricos no mundo, e sim, existem intelectuais geniais mendigando e passando necessidades. A escola não ensina a ganhar dinheiro HONESTAMENTE, portanto isso prova que a ESCOLA NÃO DESENVOLVE AS HABILIDADES DE INTELIGÊNCIA. Por isso eu postei com raiva naquela época, e hoje me arrependo, mas " I feel good. " Tirei um peso do peito.

Na definição, a inteligência é capacidade de raciocinar, planejar e resolver problemas. Mas Danghetti, eu resolvia muitos problemas de matemática na escola. Sim, gafanhoto, é verdade. Eu, como mecânico, cheguei até a conhecer Cálculo Diferencial e Integral. Mas o conhecimento de resolver um problema matemático aumentou a sua inteligência? Essa pergunta é o problema que as escolas sempre confundem. Eu posso ensinar um papagaio a cantar o Hino do Palmeiras. Mas não posso ensinar ao Papagaio "O QUE É" Palmeiras, enquanto time de futebol. O papagaio é capaz de adquirir um conhecimento, mas não tem inteligência de desenvolver um raciocínio e uma ação prática com ele. Eu tenho muito conhecimento, mas minha inteligência é limitada ao que eu posso realizar de concreto com ele. Eu sei que a integral indefinida de sen x resulta em cos x, mas não tenho a mínima idéia do que isso significa e nem imagino onde eu posso usar isso para melhorar a vida de alguém.

Além da inteligência que manipula os dados científicos, nós seres humanos somos bastante complexos e possuímos também outras inteligências. A inteligência emocional permite que a razão possa manipular nossas emoções para melhor nos adaptarmos ao meio social. A inteligência artística possibilita a uma pessoa que a princípio possa parecer meio burra, mas ser capaz de fazer grandes obras de arte. A inteligência motora é o domínio do próprio corpo, onde atletas fazem feitos impressionantes e dançarinos espetáculos inesquecíveis. É muito difícil encontrar uma pessoa universalmente inteligente, mas sempre teremos uma inteligência mais desenvolvida do que a outra. E como fazer então para desenvolver a inteligência? Essa questão é difícil, mas vou fazer o meu melhor para responder.

Primeiro vamos aprender o método científico:


Primeiro, observamos um fenômeno. Se me permitem, vou me manter no assunto que domino mais, a mecânica.

Observação, o céu é azul.
Fatos: A Terra é redonda e tem muito ar, o oceano é azul (longe do RJ ;-D), o céu só é azul de dia, mas no nascer e pôr do sol fica avermelhado.
Hipótese: O ar tem oxigênio, será que o O2 é azul?
Método científico: Vamos até um hospital abrir um cilindro de O2. Não é azul, o gás não tem cor.
Resultado negativo: precisamos de outra teoria. Tem alguma coisa a ver com o fato da Terra ser redonda e a Atmosfera ter humidade (água)?
Hipótese 2: Quando o sol está em meio-dia, a luz atravessa a menor distância de atmosfera, e fica azul. Quando ao pôr do sol, a luz atravessa uma maior parte de atmosfera e fica vermelho.
Método Científico: Pegamos uma lanterna branca, um aquário comprido e uma cartolina do outro lado. Jogamos um pouco de leite em pó para desviar os raios de luz dentro da água. Veremos o aquário brilhar azul e a cartolina ficar avermelhada.
Resultado positivo: O céu é azul ao meio dia porque a luz azul se espalha na atmosfera e as outras cores passam direto, deixando o sol amarelado.

Observação: O sol é amarelo.
Fato: Hipótese anterior prova que céu é azul porque a luz se espalha.
Hipótese: Será então que o sol é na verdade branco, mas o azul espalha e vemos amarelo?
Método científico: Vamos até a estação espacial internacional ( quem não quer?). Usando um óculos de sol, olhamos para o sol e percebemos que realmente o nosso sol é amarelo.
Resultados: Cego. O astronauta que está rindo histericamente explica que existem na galáxia sóis (plural de sol?) vermelhos (grandes e velhos), amarelos (adultos e de diversos tamanhos), e azuis (jovens e queimando a todo vapor). Existem ainda Pulsares, que é um sol morto e que emite um feixe de radiação concentrado pelos polos. Aonde deveria existir alguma coisa mas só tem destroços e poeira, era um sol que explodiu em Supernova. Aonde não tem nada, mas parece que a luz não atravessa, é um buraco negro, um sol tão grande que ao invés de explodir, a sua gravidade implodiu tudo a um único ponto.

Veja bem como o método científico recolhe informações da observação, analisa usando um processo lógico (inteligente), e gera resultados na forma de conhecimento. Esse processo desenvolve então a Inteligência? NÃO. Esse método utiliza a inteligência DO CARA QUE DESENVOLVEU O MÉTODO, que na minha opinião foi Sócrates e Platão, mas tem gente que discorda disso. Volto a usar o papagaio, quando você aprende um novo conhecimento, depende da sua inteligência usar esse conhecimento de forma concreta. Seria então inteligente fabricar um óculos de sol levemente avermelhado, para bloquear o excesso de luz vermelha do sol e balancear o nível de azul que ficou faltando? Sim, acho que seria inteligente sim. Um óculos de sol que é capaz de ajustar o contraste e os níveis de luz, para podermos ter uma visão mais real das cores. Usei um conhecimento de forma a criar uma aplicação prática que soluciona um problema.

QUANTO MAIS CONHECIMENTO VOCÊ TIVER, MENOS TEMPO OCIOSO SUA INTELIGÊNCIA IRÁ DESPERDIÇAR. Mas como eu disse antes, o conhecimento não constrói inteligência. Os processos que seu cérebro usa para pensar são desenvolvidos através da resolução de problemas. E o conhecimento é usado como agente facilitador, é mais fácil resolver um problema se você possuir conhecimentos relacionados. Eu provo pra você, se conhecimento fosse inteligência (e não é), então o seu computador baixaria o download de toda a WIKIPEDIA, levantaria da mesa, iria até a cozinha, construiria um corpo robótico com a geladeira e o liquidificador, e dominaria o mundo. Eu falei que meu humor é ruim, não adianta reclamar.

A resolução de problemas deve ser variado, assim como a vida é variada. Por isso aqueles problemas de matemática eram úteis, mas só até certo ponto. A matemática é repetitiva, ótimo para computadores mas péssimo para seres humanos. O ser humano é dinâmico, quando aprendemos algo, a necessidade de repetir a mesma coisa não existe mais, e podemos passar para o próximo assunto. A questão da memorização é outra coisa. Podemos então discutir a memorização brevemente.

Sócrates, filósofo grego e não o jogador de futebol, nunca escrevia nada. Ele dizia que escrever prejudica a memória, deixa as pessoas preguiçosas. Eu discordo completamente, eu sou preguiçoso e portanto escrevo bastante. A memória é exercitada quando se tem problemas para resolver e o conhecimento você já tem, como por exemplo nós estudamos na escola. Mas Danghetti você não acabou de criticar a Escola, agora defende? Não, não é uma contradição, eu explico. A escola DEVERIA lhe dar os conhecimentos necessários para a resolução dos problemas da VIDA. Mas a escola é como um papagaio manco e cego, só sabe conhecimentos de problemas resolvidos, e nunca sabe resolver os novos problemas da vida, que são dinâmicos e sempre em mudança.

Na verdade eu Critico a Escola de forma que o conhecimento, HOJE NO SÉCULO 21, está disponível quase de graça, a qualquer lugar a qualquer hora. A escola deveria se atualizar, ao invés de somente dar conhecimento, deveria ensaiar problemas, simular situações que o aluno enfrentará na vida futura. ADQUIRIR UM NOVO CONHECIMENTO POR CONTA PRÓPRIA EVOLUI A INTELIGÊNCIA. RECEBER UM CONHECIMENTO PRONTO TE TRANSFORMA EM UM PAPAGAIO, SEM AUMENTO DE INTELIGÊNCIA. Desculpa o Caps. Agora que reparei, no meu teclado é Fixa.

Eu aprendi mais em casa com minha Santa Mamãe do que na escola, porque ela me comprava muitos brinquedos educativos, como LEGO, alquimia, microscópios, telescópio, ferramentas de plástico, heróis de ação (a gente aprende muito com He-Man). Eu também participava da cozinha, aprendendo alguns processos químicos que envolve a culinária, por exemplo o que é fermento. Aqui no Brasil nós sofremos com a CULTURA DO MACHO BURRO, onde o homem deve ser um Neanderthal primitivo, emotivo, mais chato que criança e útil como uma marretada no dedão. A inteligência não tem preconceitos, não tem sexo, idade, raça (não existe) e nem credo político-religioso. A inteligência é UMA RIQUEZA DO ESPÍRITO, e quem mais se beneficia com isso é a sociedade, somos todos nós. Tem quem diga que infância saudável é aquela empinando pipa longe dos videogames. Absurdo, produto da ignorância.

O trabalho é onde mais encontramos e resolvemos problemas, portanto uma escola longe do trabalho (das empresas) é uma escola completamente inútil. Até mesmo o mais satirizado e desprezado curso de ensino superior, FILOSOFIA, precisa de trabalho para desenvolver sua inteligência. Muitas vezes ficamos com medo de um problema dizendo " Não entendo nada disso, chama o técnico". Mas esse problema, se for solucionado, te trará um ganho imenso na sua inteligência. Ao contrário, fazer apenas o que se sabe fazer não acrescenta nada. O Título do Post "O burro que leu mil livros", tem grande conhecimento e memória, mas o tempo que se gasta lendo mil livros, você teve apenas 1 trabalho, o de ler, coisa que você já sabia. Nenhum trabalho foi feito, nenhum problema resolvido, nenhum desafio superado. Valeu muito mais aquele que leu 1 livro e apresentou uma tese de doutorado sobre ele, este ficou com certeza mais inteligente, mesmo cometendo erros.

O erro ensina muita coisa. Não tenha medo de errar, TENHA MEDO DAS CONSEQUÊNCIAS. Se você é um médico cirurgião, esquece o que eu falei. Mas se você é um trabalhador comum e não vai matar ninguém, experimente fazer algo diferente. Se houver um erro, simplesmente lide com as consequências e transforme em acerto. Essa experiência de errar e acertar é o verdadeiro exercício que aumenta inteligência. A escola pune o erro com notas baixas e faz o aluno perder o ano, uma gravíssima consequência na vida social do aluno, uma punição cruel e desproporcional, que ninguém está disposto a pagar as consequências. PORTANTO A ESCOLA NEGA AOS ALUNOS A OPORTUNIDADE DE APRENDER COM OS ERROS. Lidar com frustrações e desenvolver paciência é uma grande parte da nossa vida que os jovens estão cada vez menos inteligentes.

Também aprendemos muito com a observação do erro dos outros, e de brinde ganhamos boas gargalhadas. Até mesmo as " bloopers", ou video-cassetadas, nos ensinam conceitos básicos e alguns avançados de física, química, matemática, e como não tentar pular de cima do telhado dentro da piscina. Mas como eu disse, observar não é suficiente. Ler não é suficiente. O trabalho, errando e acertando, é o verdadeiro exercício de inteligência. O problema, que devemos parar para pensar, são as punições, as consequências do erro. Quando um erro é premeditado, por exemplo falsificar um bilhete de loteria e roubar do banco, isso de nada tem de inteligente e deve ser punido com o máximo rigor da lei. Mas quando o erro é inocente baseado em falsas hipóteses, por exemplo o Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello foi um erro inocente. O projetista acreditava que iria melhorar o trânsito da região, e na verdade não mudou nada. O povo foi inocente também em ter votado em tal político na época, e esse erro nunca mais será cometido.

Eu poderia extender mais esse post, entrando em discussões sobre a importância da leitura, dos brinquedos, da escola. Mas acredito que todos nós vivemos isso no dia a dia e, portanto, cada um de nós temos uma inteligência única e particular sobre o assunto. Fico muito feliz em compartilhar a minha inteligência com vocês, e mais feliz ainda quando um erro meu é corrigido, pois isso desenvolve a inteligência. Quando alguém criticar você ou seu trabalho, tenha paciência e mantenha a calma. Utilize o método científico, faça experiências que comprovem a informação. Lembre-se, uma informação não tem importância se ela não foi aprovada no método científico. E desenvolva sua inteligência experimentando fazer algo que nunca fez antes na vida. Você vai ter saborosas surpresas, e algumas dores que Paracetamol 750mg curam na hora. 

Abraços, muito obrigado pelo interesse, Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário