Postagens populares

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Arma protege?

Bem vindos amigos Engenheiros para essa reunião extraordinária, hoje temos mais um problema para resolver: ARMAS. A campanha do desarmamento gerou muita polêmica, contra e a favor, e eu me surpreendi com a quantidade de pessoas, aparentemente pacíficas e sorridentes, que guardavam um arsenal bélico em casa, de dar inveja a muito ditador. Em alguns, as armas causam fascínio e admiração, em outros causam ataques histéricos e surtos de pânico. "Somente tiranos e criminosos tem por que temer um cidadão armado", dizem os armamentistas, enquanto que "No meio das armas, calam-se as leis."
Marcus Cícero e outros pacifistas dizem. Amigos Engenheiros, não escondo de ninguém minha posição pacifista, mas como sempre tento ser justo e balanceado na exposição das idéias. Devemos deixar as emoções de lado, se você foi assaltado e agora está querendo comprar uma arma, pare e faça uma oração pedindo a Deus que ilumine sua escolha. 

Primeiro, quais são os propósitos de uma arma? O que se espera que uma arma faça?
  • Mate o alvo;
  • Permanentemente "retire do combate" o alvo;
  • Imobilize o alvo;
  • Demonstre superioridade de força física ao alvo;
  • Pare o avanço do inimigo e " recupere terreno".
A maioria dos termos eu traduzi do inglês para português. As armas tem uma função de " Ataque preventivo " ou " Defesa Ativa", que significa aquele velho ditado " A melhor defesa é o ataque". Essa inocente frase tem muitas implicações morais, que se me permitem estarei discutindo mais tarde. Agora vamos tentar entender um pouco da história das armas e desde quando passaram a ser proibidas.

WIKI ARMAS :  Vamos nos manter nas armas simples que um cidadão poderia obter em uma loja, pois a discussão sobre armas militares tem outro significado. Na época de Cristo, século primeiro, as legiões romanas dominavam todas as técnicas militares de uso de espadas, lanças, arcos e cavalaria. O cidadão comum dispunha de adagas, pequenas espadas (ou grandes facas) que podiam ser escondidas sob as roupas. Após a invenção e aperfeiçoamento da pólvora pelos chineses, inicialmente usados em fogos de artifício, foi convertido para rústicos morteiros de bambu, depois para armas de bronze. Avançando rapidamente pela história, temos em 1500dc a descoberta do Brasil. Os portugueses a princípio foram recebidos como deuses do mar, mas depois de um tempo os índios ficaram desconfiados daqueles ignorantes marinheiros, e para se defenderem e demonstrar superioridade, um marinheiro deu um tiro de mosquete para o alto. Foi o suficiente, e os índios se curvaram respeitosamente para " o cajado do trovão". 

Naquela época, a simples demonstração de força era capaz de resolver uma disputa sem violência, mas e hoje? Se um ladrão invadir sua casa e você apontar uma arma para ele, ele vai se render? Gostaria de demonstrar a você que existe um tipo de ladrão que não pararia o ataque só porque você apontou uma arma. Imagine uma pessoa que não tem família, mora na favela, sofreu abuso sexual, é usuário de drogas, e tem uma faca na mão.  Você cidadão de bem seria capaz de atirar em um bandido? Você conhece o seu bandido?

Sim, é outro ditado popular :  "Conheça seu inimigo.". Existe outro ainda : "mantenha seus amigos perto, e seus inimigos mais perto ainda." . Quem é o Bandido na Islândia? Ninguém, lá não tem. Na suíça? Não tem. Na França? Lá tem, mas a maioria é de estrangeiros imigrantes das colônias africanas, sem preconceitos de minha parte, é um fato levantado pelo ministério da defesa francês. O bandido é sempre o pobre roubando rico? Infelizmente, o Brasil provou para o mundo que não, aqui temos ricos roubando dos pobres. Se os pobres se armassem contra os ricos poderíamos evitar ser roubados? Não, porque os ricos roubam usando canetas, decretos de lei, e tem o apoio da justiça. Então o que fazer?

Vamos por partes, amigos engenheiros, não se constrói uma casa começando pelo telhado. Primeiro, todos concordamos que armas matam. As armas, além de matar, tem outra função? A arma vem com rádio fm, mp3, ventilador, USB, bluetooth, ajuda a calçar o sapato, melhora a recepção da TV? Não, arma mata. Os defensores da arma dizem " Arma não mata, quem mata é o atirador." referindo-se a arma como uma ferramenta, e o ato de matar sendo opção do atirador. Eu discordo. A furadeira não fura a parede, quem fura é o pedreiro. A bugatti veiron de 1200HP não corre acima do limite de velocidade, quem corre é o motorista. Álcool não causa alcoolismo, quem bebe é o bêbado. Essa transferência de responsabilidades é o meu argumento contra as armas. Tudo é lindo e são flores até que alguém morre. Aí todo começa a procurar o culpado e o dono da arma diz "mas foi um acidente". Você sabe o que é um acidente?

TODO ACIDENTE PODERIA TER SIDO EVITADO


1) Todo Acidente Pode Ser Evitado
2) Todo Acidente Resulta de uma Seqüência de Eventos e Nunca de uma Causa Isolada
3) Todo Acidente Tem um Precedente
4) Prevenção de Acidentes Requer MobiIização Geral
5) Prevenção de Acidentes não Restringe o Vôo, ao Contrário, Estimula o Seu Desenvolvimento com segurança
6) Os Diretores são Os Principais Responsáveis Pelas Medidas de Segurança
7) Em Prevenção de Acidentes não há Segredo e nem Bandeira
8) Acusações e Punições Agem Diretamente Contra os Interesses da Prevenção de Acidentes

Esse blog é sobre aviação, mas as regras são genéricas. Todo acidente tem uma sequência de eventos desastrosos, como um dominó, e se uma das peças for retirada, o desastre não acontece. Qual desastre estou falando? Dois, a perda de vidas, e a perda do país. A perda de vidas, eu me refiro a todas, INCLUSIVE A DO BANDIDO. Uma característica dos armamentistas é que são aquelas pessoas que desistem facilmente, me fugiu a palavra agora. É muito mais fácil destruir (a vida) do que construir (o cidadão), e os armamentistas não tem tempo para perder " com essas bobagens " de construir cidadãos. A primeira atitude na construção de um cidadão, é inserí-lo em uma sociedade. Você vive em sociedade?

Sociedade é um grupo de pessoas UNIDAS em um mesmo espaço, vivendo juntas. Você cumprimenta e dá "bom dia" para seus vizinhos. Ok. Mas você já foi jantar no seu vizinho? Já ajudou com a mudança? Já fez a "vaquinha" para todos pagarem o conserto das calçadas? Você participa da associação de moradores do bairro? Uma segunda característica dos armamentistas é a solidão. Grandes arsenais foram descobertos em residências de pessoas isoladas da sociedade, os vizinhos nem desconfiavam. Esse medo da convivência com a sociedade é patológico, e existem tratamentos psiquiátricos para re-inserir esse cidadão na sociedade. Mas e o bandido?

Novamente, "conheça seu inimigo". Existem vários tipos de bandidos, mas os mais comuns aqui no Brasil são:
  • O dependente químico grave, vulgarmente chamado de drogado. Para um cidadão comum já é muito difícil achar emprego, eu mesmo não tenho. Para um viciado, sofrendo alucinações e crises de abstinência, trabalhar é impossível. Mas para isso existem clínicas de reabilitação, e eu recomendo as do tipo "trabalho rural", pois o trabalho na roça é a maior lição de humildade que alguém pode aprender. Nem preciso dizer que o trabalho é fundamental, é a forma do cidadão contribuir para uma sociedade melhor. (nota pessoal, eu não mandaria políticos para a cadeia, mandaria distribuir sopa para mendigos e colher cana com uma faca de manteiga.)
  •  O dependente químico leve, do tipo "playboy", que não aceita sua condição de pobreza, e rouba objetos que agregam valor, como tênis de marca, relógios "jóia", metais nobres, eletrodomésticos, carros importados. Esses costumam ser violentos, pois estão em uma "viagem " de adrenalina e a arma na mão lhes transmite uma ilusão de superioridade, indo do mendigo ao rei instantaneamente. Eu aplicaria a mesma lição de humildade, distribuir sopa aos mendigos, colher cana. Porque não varrer o chão? Varrer o chão é um trabalho nobre, esses bandidos não merecem.
  • O profissional, geralmente furta sem violência, com planejamento e formação de quadrilhas. O alvo são empresas, cargas roubadas, caixas eletrônicos. Esses bandidos são tipo "Hobbin Hood", acreditam que não estão prejudicando inocentes e vão para o céu. Esse pensamento é perigoso, pois faz parte dos mandamentos de Deus o respeito pela propriedade alheia.
  • O chefe, normalmente tenta se manter longe da violência para não ser incriminado, mas coordena uma rede de bandidos menores e violentos. Todos sabem quem é o chefe, mas a polícia dificilmente reúne provas suficientes contra ele. Alguns não escondem quem são, mas a maioria se esconde atrás de uma máscara de bom pai, caridoso cidadão, servidor da sociedade.
  • O político, é o mais alto cargo que um bandido pode ocupar. Todo e qualquer furto de recursos é legalizado e protegido pela justiça. Para manter as aparências e a pressão popular baixa, alguns são sacrificados para que o sistema permaneça intacto. O político não pode ser preso, e não pode ser investigado sem autorização da justiça, que é parte da quadrilha. A imprensa tem pouca atitude contra a corrupção, já que as licenças para os meios jornalísticos são concessões públicas, e o dinheiro investidor na mídia parte diretamente do governo pelo BNDES.
Quando você pensa em comprar um arma, você se engana, e engana ao seu próprio coração, dizendo para você mesmo: "Não vou matar, só um tiro na perna." . Na coxa existe a segunda maior artéria do corpo, e quando rompida causa morte por hemorragia em 5 minutos. Você já viu uma ambulância do SAMU chegar em menos de 15 minutos? Se viu, posta no youtube, e manda pro Guinnes de récordes. A arma não intimida os dependentes químicos, porque tais pessoas não estão "gozando plenamente das faculdades mentais", ou seja, a mente delas está viajando, são como zumbis com fome de cérebro, como dizem os quadrinhos HQ. Você pode limpar a sua arma quantas vezes você quiser, mas não conheço ninguém que "esteriliza" as balas para não causar infecção no bandido. Infecções generalizadas são a maior causa de morte por arma de fogo, poucos tiros causam morte instantânea e sem dor.

O armamentista não tem intenção de matar, mas pretende causar a maior quantidade possível de dor no bandido. Isso é certo? Sabemos que o dependente químico está "fora do ar", então, alguns tratamentos de choque são eficazes por trazer de volta a consciência. Mas a dor ensina uma lição que o bandido não vai mais esquecer? Para responder a essa pergunta, temos a estatística:

Segundo Pedro Armando Egydio de Carvalho, “estatísticas confiáveis, relatadas em trabalhos oficiais, dão conta da ineficácia do aprisionamento. Da parte do Estado, a manutenção do presidiário é caríssima, em torno de três salários mínimos mensais; ademais, o custo, em virtude de serem os cárceres fatores de incentivo à criminalidade futura, é um desperdício do dinheiro público, aplicado para nutrir uma reincidência criminal da ordem de 47%.”    (CARVALHO, Pedro Armando Egydio de. O sentido utópico do abolicionismo penal, in Conversações abolicionistas: uma crítica do sistema penal e da sociedade punitiva. São Paulo: IBCCrim, 1997, p. 143).

Metade dos presos voltam a cometer crimes. O armamentista pensa: "bandido não presta, nunca vai se consertar", mas eu pergunto, quando a sociedade vai se consertar? Você pode punir uma pessoa que rouba, mas no jornal do mesmo dia surge a notícia "Desemprego bate recorde de 12%"? São Francisco disse :"  É doando que se recebe", pois a sociedade deveria ser generosa antes de cobrar respeito do cidadão. O pobre deveria trabalhar, sim concordo 100%. Onde? As fábricas estão fechando as portas, o crescimento anual é 0,2%. O comércio somente contrata temporários para o natal, e todos nós sabemos ser impossível viver com 1 salário mínimo. A agricultura é toda mecanizada, e os grandes fazendeiros recebem invasores " à bala", como dizem os armamentistas.

Uma característica final do armamentista é a psicopatia, já postei o significado em blog anterior. A incapacidade de sentir solidariedade pelo próximo é Condenação imediata para não se entrar no Reino dos Céus. A falta de solidariedade e falta de compromisso com as necessidades de seus vizinhos é certeza de fracassar a sociedade de homens unidos. É impossível entrar em um acordo, social ou econômico, com um psicopata, pois ele terá o comportamento dos Estados Unidos da América quando negocia com seus aliados. Os EUA "compraram" nossa tecnologia de produção de Etanol e motores FLEX, e agora o Brasil IMPORTA Etanol dos EUA. Qual foi o benefício que o Brasil ganhou? Nada.

Cansei de falar de armas, e provavelmente você amigo cansou de mim também. Vamos concordar em discordar. Uma última reflexão para o tema.

QUANTO MENOS GOVERNO NA SUA VIDA, MELHOR. O brasileiro é muito dependente do governo, e essa dependência gera uma escravidão de recursos financeiros. Dependemos do Governo aumentar nosso salário mínimo, controlar a inflação, providenciar saúde, educação, segurança, declarar e pagar o imposto de renda, votar nos políticos. Eu aconselho, mas não recomendo, que você comece a ignorar o Governo. Eu estou trabalhando de eletricista instalador residencial, autônomo, ainda sem registro porque o Governo demora para vencer a burocracia. Estudei em escola particular, tenho plano de saúde, meu carro é tão velho que não pago IPVA, o IPTU da casa divido com meus pais, eu não compro nada de marca e sempre dou preferência para os produtos chineses genéricos. O governo, carinhosamente apelidado de Leão, é uma besta faminta e literalmente "um saco sem fundo" de dinheiro. O governo sempre irá reclamar que recebe pouco imposto. O dinheiro nunca é suficiente, porque como nós pobres sabemos: "O dinheiro não traz felicidade, mas compra cerveja, o que é a mesma coisa." . NÓS A SOCIEDADE, DEVEMOS NOS UNIR. MAS NÃO PARA DERRUBAR O GOVERNO COM FORÇA, E SIM PARA MATAR O GOVERNO DE FOME NA SOLIDÃO DO DESPREZO. Ignore o governo. Fuja do Governo. Fique bem longe dos funcionários públicos, pois assim como Judas traiu Jesus, os funcionários públicos dormem com o inimigo.

Acredite em Deus, Deus é muito maior que qualquer arma, que qualquer bandido, que qualquer Governo. Tenha Deus e amor no coração, receba o bandido com humildade e não com violência. Minha Tia Rosa (evangélica da Congregação Cristã do Brasil) teve seu estabelecimento comercial em Itaquera assaltado a mão armada. O bandido entrou com violência, mas minha tia, de susto, gritou uma oração a Cristo. O bandido teve um susto também, baixou a arma e disse "A senhora me desculpe, mas preciso pagar dívida de droga ainda hoje senão morrerei. Prometo que devolvo." Três dias depois o bandido entrou na loja com esposa e uma criança no colo, devolveu o dinheiro e agradeceu. Espero que essa linda história acenda a luz da piedade em seu coração, pois é a Vontade de Deus que nos amemos como irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário