Postagens populares

sábado, 25 de janeiro de 2014

Poluição: Você recicla?

Amigos Engenheiros da sociedade, bem vindos novamente. Vamos organizar a bagunça? Eu sempre misturo uma mensagem espiritual e uma social, e algumas pessoas estão reclamando. No futuro, estarei compilando as mensagens espirituais em um livro, mas no momento tem que ficar misturado mesmo, não tem jeito, desculpa. Mas acredito que o menu à direita do vídeo esteja fácil de navegar, não?

O assunto de hoje é poluição. Parece simples, jogue o lixo no lixo, lavou tá novo, lixeiras coloridas, e por aí vai. Mas tem algumas pegadinhas pelo caminho que podem surpreender você. Como engenheiros (não, eu não fiz faculdade de engenharia, sou tecnólogo), devemos sempre planejar sólidas bases estruturais para construir o futuro. E qual é o futuro da sociedade, ser enterrada debaixo de uma montanha de lixo? Como no filme "Wall E" da Disney?

Todos sabem que sou descendente de indígenas e todos sabem que tenho preconceitos contra índios e todos sabem que sou um espírita pecador hipócrita, MAS pera aí um minuto! Dessa vez tenho uma coisa boa para falar dos índios pela primeira vez na minha história! Os índios viviam em comunhão com a natureza por serem coletores e caçadores. O que significa isso? Eles usavam os recursos naturais causando um mínimo de impacto no meio ambiente e deixando um mínimo de poluição no ambiente. Os índios brasileiros inventaram a compostagem!

Compostagem é o processo de acumular lixo, enterrar, deixar que as bactérias façam um processo natural de decomposição e fermentação, e depois de uns meses esse lixo fermentado poderia ser usado como adubo. Os índios só falharam nessa última parte. Veja bem, eu esqueci de falar que os índios também inventaram a REDE DE DORMIR E A PREGUIÇA. Os índios brasileiros não praticavam a agricultura, mas sabem cobrar pedágio na rodovia muito bem, Parabéns!

O lixo é inútil? Depende, "o lixo de um homem é o tesouro de outro". Quando os conquistadores espanhóis se encontraram com o chefe Maya, um coral de 100 anjos cantou " ALELUIA!!!", pois os espanhóis nunca viram um homem coberto de ouro da cabeça aos pés como eram os mayas. E mais incrível ainda, o ouro era tão comum para os Mayas que eles usavam como nós usamos plástico hoje em dia, todos os objetos comuns e ordinários eram de ouro. Por outro lado eu nunca vi uma pessoa gostar tanto de espelho como os índios e o Justin Bieber.

Outro mito comum sobre o lixo é que o lixo é um agente poluidor. Nem todo lixo polui. A definição de poluição é muito interessante, quando analisamos de forma genérica.

" A poluição é a degradação de um ambiente, pela presença ou ausência de agentes que perturbam o equilíbrio das espécies nativas". Música alta é poluição sonora fora do espetáculo, cheiro de queimado é poluição para nossos narizes, a corrupção é a poluição da política. A poluição é alguma coisa que não deveria estar lá, ou não está no seu lugar correto e portanto falta no seu lugar correto.


Primeiro, definimos o que (ou onde) é ambiente. Por exemplo um rio. Segundo definimos quem são as espécies nativas, nesse exemplo são os peixes, capivaras, jacarés e um hipopótamo que fugiu do circo. Mas quem disse, como definimos quem é nativo do rio ou não? O critério que eu usei foi colocar dentro do rio as espécies que não SOBREVIVEM fora do rio (deveria ter colocado os atores globais também ;-D) . Agora vem a parte interessante, presença ou ausência dos agentes poluidores. Presença de poluição é fácil de entender, pois temos as garrafas PET, pneus, sofás, esgoto, ou seja, tudo que atrapalha os verdadeiros donos do rio (seres vivos) e também perturba os visitantes eventuais, como os pescadores humanos por exemplo. A novidade que você talvez não saiba, é que a ausência de um componente do ambiente também é poluição. Por exemplo, imagine se não houvesse água no rio devido à seca, ou imagine que todos os pescadores comessem todos os peixes. Seja pela presença ou ausência, a poluição é a degradação de um meio ambiente.


Nem todo lixo é agente poluidor, como por exemplo, quando um navio ou embarcação afunda, ela se torna um "santuário" para peixes, caranguejos e coral. Mas porque? Se você já assistiu algum vídeo de pessoas mergulhando no fundo do mar, talvez você tenha percebido que o fundo do mar é um deserto plano de areia. São poucos os pontos onde existem pedras e cavernas naturais no fundo do mar, onde as criaturas possam "morar", e se proteger. Toda a areia que desce pelos rios da erosão da terra dos continentes é agente poluidor do mar, pois a areia tampa os esconderijos de pedra das criaturas marinhas. Bob Esponja Calçaquadrada vive em um abacaxi, um elemento não natural do mar, se é que posso usar isso como exemplo?

Ok, concordamos com as definições, próxima tarefa da engenharia é definir metas e objetivos. Todos nós queremos rios limpos cheio de peixes, queremos praias limpas, queremos cidades limpas. A Limpeza é oposto a poluição? Nem sempre. Como eu disse, a ausência de agentes ambientais define poluição também. Então não devemos falar em limpeza, mas sim em termos de normalidade. É normal para um rio que sua água seja potável, mas que contenha um nível tolerável de amônia e coliformes fecais, graças aos peixes e às feijoadas de quarta-feira. É normal para uma cidade que os agentes sanitários recolham o lixo todos os dias e levem para fora da cidade. Mas para onde esse lixo vai parar fora da cidade?

Muitas ONGs e "Ecochatos" protestam contra a existência de "aterros sanitários". Mas o aterro nada mais é do que fazer compostagem em uma escala gigantesca. Se está sendo feito da maneira correta ou não, é outra discussão. Como nós definimos antes, o lixo de um homem é tesouro para outro. O aterro sanitário esconde muitos tesouros, que não são reciclados, como metais nobres de componentes eletrônicos, plásticos de petróleo, e gases combustíveis que as bactérias produzem da decomposição. Você já ouviu falar em biodigestor?

Biodigestor é essa bexiga (balão de borracha) gigante enterrada no chão. É uma versão artificial de um estômago. Dentro você insere lixo orgânico, restos de comida e coisas mortas em geral. Conforme a decomposição acontece, o balão de borracha fica cheio de gás, um deles o metano. O metano e seus primos (propano, butano e outros "anos") são combustíveis e podem ser coletados do biodigestor para aquecer água ou alimentar grupo-geradores de energia elétrica. Não é recomendado para cozinhar, além de ser nojento, contém outros gases misturados, alguns com enxofre e outros venenos. É um processo ainda em evolução, mas promete melhorar a eficiência energética global. Um ponto negativo é que ocupa muito espaço e demora, as bactérias não tem muita pressa não.

E sobre a reciclagem? A reciclagem faz bem ao meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo, mas tem um porém. A indústria consome energia elétrica. A geração de energia envolve poluir a atmosfera com gases de combustão e carbono, e as hidrelétricas alagam vastas áreas secas de campo aberto. Então reciclar, infelizmente, também gera poluição. É uma troca, trocamos dejetos sólidos por poluição atmosférica. Até mesmo usinas nucleares poluem despejando água quente nos rios, coisa que os peixes não gostam. Para se produzir alumínio a partir do minério da rocha é preciso imensas quantidades de energia elétrica, mas a reciclagem das latinhas usadas consome bem menos, já que alumínio puro derrete a 650°C. Então é uma troca, a reciclagem não é milagrosa, ela consome energia e polui, só que menos.

Anteriormente, falamos em poluição dos rios. O maior exemplo do mundo, e não temos orgulho nenhum nisso, é o rio Tietê em São Paulo, onde eu moro. Já comentei brevemente sobre isso em "Trânsito", que eu defendo a cidade de São Paulo colocando a culpa na COMPLETA E TOTAL INEXISTÊNCIA de investimentos públicos na coleta e tratamento de esgotos das cidades que formam o maior agrupamento de cidades do mundo, a Grande São Paulo, APESAR QUE SOMOS COBRADOS TAMBÉM PELO ESGOTO QUE SAI DE NOSSAS CASAS, EM QUANTIDADE IGUAL A DE ÁGUA QUE ENTRA. O que significa isso? Se você consumiu 50 reais de água, sua conta será de aproximadamente R$ 150,00. 50 de água potável que entrou na casa, 50 de esgoto que supostamente saiu da casa, porém não é medido. E os 50 de imposto que o governo "PARASITA" cobra pelo privilégio que temos em ter nascido no Brasil.

Me deu uma coceira agora, aquelas bem no meio das costas que meus braços não alcançam. Continuando, por outro lado, as pessoas mal educadas e ignorantes poluem os rios quando jogam lixo no chão. Como assim? Eu vou explicar um fenômeno BÁSICO de física, que o Brasileiro comum não conhece. " A água, por ser um líquido, sempre procura manter o mesmo nível (altura) por toda a extensão do recipiente." . Traduzindo para brasileiro, a água sempre escorre "pra baixo" e fica empoçada. Imagina uma tigela, ou bacia, o que acontece quando derramamos um copo de água dentro? A água escorre até o fundo, e quando para a agitação, ela se acomoda e fica "lisa", reta como um vidro. Na cidade, todas elas, em qualquer lugar do planeta, qual é o ponto mais baixo onde a água pode escorrer e se acumular? O oceano. Todos os oceanos do Planeta Terra, Pacífico, Atlântico, Índico, e os outros que esqueci, tem a mesma altura (nível) de água, se você pudesse medir a distância desde o centro da Terra até a superfície da Água.

E essa chatisse científica toda serve pra que? Vamos voltar pelo caminho que a água faz. Do oceano, faremos como o salmão, vamos subir o rio. Todo rio termina no oceano? A maioria sim. Então subir o rio significa que o rio é mais alto do que o oceano? Sim, a água sempre parte do ponto mais alto e termina descendo até o ponto mais baixo. E tem alguma coisa mais alta que o rio? Sim, a água da chuva. Ela desce das nuvens, cai no chão da cidade, leva junto com ela o lixo que você jogou no chão, não desce pelo bueiro (ou boca de lobo ou escoedouro?) porque está entupido de lixo, das outras pessoas. Então o seu lixo (sim, o lixo é seu, você não pode fugir da responsabilidade) continua a descer até o ponto mais baixo da cidade, que é o rio (ou córrego). O lixo cai no rio, e gera poluição. Esse rio então desce até o Oceano e polui o oceano. Mas o oceano é o ponto mais baixo, então o lixo fica lá, e não vai mais pra lugar nenhum. E agora?

Agora seria um bom momento para definirmos uma meta. Vamos combinar em nunca mais jogar lixo no chão, somente dentro das lixeiras que serão levadas até o aterro sanitário? O objetivo é diminuir a contaminação do rio com lixo sólido. Mas o que fazer com o Governo inútil que não gasta os 1,7 trilhões de reais em tratamento de esgoto líquido? QUANTO????

CANAL DO OTÁRIO: QUAL O TAMANHO DE 1 TRILHÃO?

Pode clickar no link do Otário, não vai atrapalhar a leitura. 1 trilhão de reais, ou seja, R$1.000.000.000.000, é do tamanho de 10 casas do tamanho da minha, em notas de R$100,00.

Você acha que o Governo não tem dinheiro para fazer obras? Tem certeza? O Real está desvalorizado mas é equivalente a US$ 2,40. As Obras de estádios de futebol para a Copa do mundo custaram 33 bilhões. comparado com trilhão, ficaria assim R$ 0.030.000.000.000.

Queridos engenheiros, o ÚNICO poder que o povo possui nesta FALSA DEMOCRACIA que vivemos é o voto direto para as eleições de políticos dos poderes Executivo e Legislativo. Não podemos tocar no judiciário, nem fiscalizar se existe ou sim corrupção dentro do Judiciário. Outro falso poder que temos é PROPOR NOVAS LEIS através de abaixo-assinados, mas não podemos revogar leis idiotas que já existem. Então, exerça muito bem o seu único poder. O resto, não podemos fazer nada. Eu sou alérgico a gás lacrimogênio ;-(.

Infelizmente não encontrei forças em minha alma ainda para discutir a poluição dentro da política, mas rezarei para Deus que me conceda iluminação para dar soluções realistas para melhorar o futuro do nosso país, porque se continuar do jeito que está, Cuba e Venezuela serão países capitalistas e nós estaremos vivendo a última ditadura comunista da história da humanidade. Abraços e Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário