Postagens populares

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CERVEJA

Hoje, meus amigos, o papo é no boteco. Esse post será todo dedicado a minha querida cerveja. A cerveja não é coisa de alemão não, pra começar a conversa saiba que cerveja Pilsen (a mais vendida no Brasil), é uma homenagem a cidade de Pilsen (Plzeň), situada na região da Boêmia, na atual República Checa. Não quero ser chato, papo de bar nunca pode ser chato, BLASFÊMIA, mas "Quando um burro fala, o outro baixa a orelha", ou seja, deixe todos os seus preconceitos lá fora e esqueça tudo que você acha que sabe sobre cerveja, vamos aprender tudo de novo do início.

Definição de Cerveja. Cerveja é uma bebida fermentada de maltes com ou sem lúpulo. O que é Malte? Malte é a germinação de um cereal. Saida mais sobre malte
Tá vendo o rabinho, onde está escrito "Rootlets". Quando o grão molhado começa a soltar esses cabelinhos, ele é chamado de germinado. Se você então "matar" a germinação, secando o grão porque a germinação precisa de água, então você produz malte seco pronto para cerveja. Você já ouviu falar naquele tal de suco verde ou suco de clorofila, ou pior ainda, SUA MÃE JÁ FEZ VOCÊ ENGOLIR ESSA TORTURA? Pois é, eu só consegui fazer ela parar com essa besteira depois que mostrei pra ela a fabricação de cerveja.

Ok, temos água, malte e falta o Lúpulo. Na verdade, o Lúpulo é uma planta Alemã, e hoje é referência na produção de cerveja, mas na antiguidade essa planta era desconhecida. O que o Lúpulo faz então? Duas coisas, acrescenta AMARGOR, ou seja, deixa a cerveja menos doce, e também age como conservante durante a fermentação, matando bactérias enquanto que o fermento (que é um ser vivo) não se incomoda e continua seu trabalho. O FERMENTO É VIVO?


O fermento de cerveja é do tipo LEVEDURA, um tipo de FUNGO unicelular, que ao consumir açúcar elimina em sua "urina" álcool. Isso tá ficando nojento, será que devo pedir um guaraná da próxima vez? Calma meu amigo, não se desespere. Muitos alimentos que você adora são fermentados por fungos, os pães e bolos que não usam fermento químico são um exemplo. Então é possível fermentar cerveja com fermento químico? Infelizmente sim, e não vou aqui citar as marcas das cervejas que cometem esses holocaustos contra a humanidade, mas vou deixar a dica pra você pensar sozinho. Você já deve estar imaginando que o fermento químico é muito mais barato que o fermento vivo, aquele bloquinho marrom que sua avó guarda na geladeira? Da próxima vez que for ao supermercado, experimenta não comprar a mais barata, gaste uns centavos a mais e seja feliz.

Agora que você sabe o que tinha no seu copo, pede mais uma pro garçom (basta levantar o dedo indicador, não precisa ficar gritando BEM GELADA TÁ!!!!!!! ). Vamos então saber de onde surgiu essa maravilha, como Benjamim Franklin disse, ESSA PROVA QUE DEUS NOS AMA.

Na Mesopotâmia, a mais antiga evidência referente à cerveja está numa tabua sumeriana de argila com cerca de 6 000 anos de idade na qual se veem pessoas tomando uma bebida através de juncos de uma tigela comunitária. Aqui no blog Engenharia vocês sabem que eu misturo ciência e religião, então eu tenho uma fonte que não posso citar, de que "Anjos enviados de Deus" entregaram a receita ao povo de ATALA e MAH, que viviam em um continente Ilha e que afundou no oceano, para que pudessem entrar em meditação e se comunicar por oração silenciosa com Deus. Quando um dos 7 povos de Atala (escreve-se ATL) tentou um golpe militar para dominar os outros 6, uma grande guerra quase devastou as 5 raças que lá viviam. Uma dessas raças, de pele branca e cabelos vermelhos, olhos azuis, fugiu para "O continente", a maior porção de terra do mundo. Seu grande conhecimento tecnológico, inclusive de voar e cortar pedra como uma faca quente corta manteiga, se perdeu. Porém a cerveja sobreviveu. Bonita essa história, não é verdade? Eu não deveria dizer isso, mas a tradução de ATALA para grego fica ATLÂNTIDA, Filha de Atlas, Atlas significa estrelas.



Os ROMANOS, malditos romanos sempre tem que estragar tudo, declararam por lei que a cerveja era uma bebida bárbara e deveria ser substituída pelo vinho, também pelo motivo de que a cevada não suporta o inverno muito bem mas as uvas sim. Dessa declaração surgiu a noção que temos hoje de que cerveja é coisa de Alemão e vinho é chique, coisa de Francês. Não se deixe levar pelos preconceitos, busque sempre confirmar as fontes dos boatos. Antes disso, eu me atrapalhei na linha do tempo aqui, os Egípcios tinham leis para garantir a distribuição de cerveja e pão de cevada em rações iguais para o povo. Nem tão iguais assim, pois nesse conjunto de leis chamado "Estela de Hamurabi", o conjunto de leis mais antigo conhecido pela ciência, já estava inventada a CORRUPÇÃO. Verdade, veja que para os trabalhadores deveriam ser distribuídas ânforas de 2 litros de cerveja, 3 litros para os funcionários públicos e 5 para os administradores (políticos). Isso é um absurdo, por isso que Jesus Cristo em pessoa teve de vir aqui nos salvar dessa barbárie. Imagina você trabalhar 10 horas debaixo do sol do egito para chegar em casa e te darem duas latinhas de cerveja, enquanto o político GOSTOSÃO fica lá no escritório, ar condicionado, frutas frescas, secretária, e leva pra casa um barril de 5 litros?

Agora a história recente da cerveja. Começaremos dizendo que as variedades Pilsen e Lager precisam de lúpulo, e o lúpulo só foi descoberto em 800 depois de cristo. Antes disso as cervejas eram tipo ALE (fermentação simples), Hidromel (fermentadas com mel) e escuras (o malte era torrado para caramelizar o açúcar e diminuir o doce). Esses tipos são doces, o que não causa a hipoglicemia, não diminui o açúcar no sangue, e o bêbado fica em um estado alerta, algumas festas no egito duravam até 5 dias. Você deve estar pensando que isso é uma coisa boa, mas na verdade muitos bêbados morriam de exaustão e coma diabético. Você pode imaginar o fedor de urina fervendo nas areias do egito?

Com a introdução do lúpulo, a cerveja fica mais com cara de cerveja que conhecemos hoje. Porém as leveduras microscópicas ainda eram desconhecidas, assim como lavar as mãos e escovar os dentes. No norte da Europa, os povos Vikings passavam de pai para filho como herança um bastão, o bastão de mexer a cerveja, um bastão mágico que deveria ser tratado como uma pessoa viva, deveria ser lavado com delicadeza, sem esfregar, e deveria sempre estar a temperatura ambiente (que na Europa do Norte é 15°C), repousando algumas horas no ar e o resto do tempo no mosto (esse é o nome da bebida antes de fermentar e virar cerveja). Esse bastão mágico nojento era onde ficavam as leveduras, mas eles não sabiam disso.

Observação: Nem toda cerveja é 100% cevada (você deve estar pensando naquela propaganda de cerveja agora. Aquele 100% não significa nada, vc já leu os ingredientes? Cereais NÃO maltados.) Apenas alguns cereais se transformam em malte, nem todos. O malte, assim como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio, possui o glúten em sua composição. O milho, arroz, e menos frequentemente, sorgo e batata(eu sei que não é cereal), possuem grandes quantidades de amido mas não viram malte. Aqui no Brasil, é usado na nossa cerveja até 90% de tubérculo de batata, ou uma variação de amido de milho. Sim, aqui no Brasil você bebe 10% de cerveja e 90% de MAIZENA.  

Vamos pular um pouco a história, estou ficando com sono, e vamos então homenagear (por favor não me processe, sou pobre) a minha cervejaria preferida, HEINEKEN.


Documentário produzido pelo National Geographic Channel. Bastante auto explicativo. A wikipedia sobre cerveja também é bastante completa, 80% deste post tirei de lá. Recomendo também:
Site Brejas, comunidade cervejeira

Agora vem a parte negativa, avisos e conselhos. O álcool da cerveja é do tipo Etílico. Esse álcool é potável, MAS seu corpo precisa digerir esse álcool e se livrar dele. Nesse processo então as enzimas do seu fígado criam açúcar e METANOL. Esse álcool metanol é muito tóxico, é ele que causa a embriaguez, ressaca, vômitos, danos ao estômago e fígado. Então, beba com moderação, e moderação significa que você deve fazer uma matemática antes de beber.




Passo um, determine seu coeficiente. PESO X 0,6 (isso é somente a quantidade de água que tem em seu sangue, que é onde o álcool vai ser diluído).
Passo dois, determine a dose de álcool da bebida: leia no rótulo "graduação alcoólica X% vol. " Então uma lata de cerveja de 350ml a 4% tem 14ml de álcool ou 10g aproximado.
Passo três, 10g dividido pelo peso vezes 0,6 = g de álcool no sangue por decilitro.
Passo quatro, chama o Hugo, chama um taxi, chama a namorada pelo nome errado, chama Jesus de Genésio.

Agora temos a ressaca, calcule a quantidade total de álcool no seu sangue e vamos adotar como 1,2% a taxa que seu fígado consegue te ajudar. O problema aqui são as casas decimais, difícil converter para horas. 0,12 g/kg ou seja, uma inocente latinha de cerveja contendo 10g de álcool pode levar até 1 hora e 35 minutos para "sair" se a pessoa pesar somente 50kg. Por isso que não existe mais a quantidade mínima para beber e dirigir, uma latinha não vai te derrubar na sarjeta, mas ela fica dando voltas nas suas veias por mais de 1 hora. Se você beber muita água, urinar muito (é chato vc ir na balada e só conseguir conversar com os caras no banheiro) e tomar 3 latinhas, ainda assim não é seguro dirigir por pelo menos 1 hora.

Tomar álcool com regularidade não causa danos a curto prazo, mas devido a outros fatores externos como alimentação, doenças e medicamentos, muito álcool acelera o envelhecimento e possíveis câncer de estômago ou complicações renais, que você teria de qualquer jeito bebendo ou não, mas bebendo acelera. O alcoolismo é uma das doenças auto-infligidas mais antigas da humanidade e provoca a marginalização da pessoa, comprometendo a qualidade de vida, relacionamentos, trabalho e estudos, pois altera a memória também. Alguns crimes impulsivos, como brigas de trânsito e atropelamentos, poderiam ser evitados. O álcool reage com alguns medicamentos evitando as qualidades e potencializando os efeitos colaterais, transformando remédio em veneno.


Por enquanto é só galera, foi muito bom ter esse trago junto com vocês, GARÇOM, FECHA A CONTA POR FAVOR, então sigam as leis da Mesopotâmia, se beber não conduza a biga nem charrete, devagar e sempre. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário