Postagens populares

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Uruguay Legalizou. Tiro no pé?

A discussão de hoje é DROGAS. O que é e pra quê serve?


"em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos"

Acho que todos sabem utilizar a WIKIPEDIA, por isso estarei omitindo o link, mas não posso nunca omitir a fonte da informação. Se eu esquecer alguma fonte, por favor me cobrem. AGENTE QUÍMICO que altera processos naturais do seu corpo, essa é a definição que irei trabalhar. Existem outras é claro, mas eu quero que este post, ao contrário dos outros, seja imparcial e científico. Eu tenho preconceitos contra narcóticos, já perdi boas amizades porque começaram a fumar e se relacionar com dependentes. A questão do vício será discutida no final. 

TODO AGENTE QUÍMICO QUE ALTERA OS PROCESSOS NATURAIS DO SEU CORPO É UMA DROGA. A começar pela comida. Quando você almoça arroz, feijão, bife e batata frita, você ingere 5 categorias de drogas químicas. A começar pelo óbvio, a gordura da fritura. Na vida moderna e ocidental, nos acostumamos a comer Fast-Food desde crianças, e por força do hábito, achamos normal fritar a comida. A fritura é um processo alimentar moderno, inventado com o intuito de valorizar a produção agrícola(vender óleo) e acelerar (diminuir) o tempo de cozimento. Antes, o normal era comer comidas (lol) cozidas em água, sopas por exemplo, ou grelhados, quando fazemos churrasco. A fritura em óleo permite comer uma coxa de frango em apenas 5 minutos, sendo que na churrasqueira o tempo de cozimento varia de 30 minutos a 1 hora. Mas qual é o efeito da gordura que você come?

TODA DROGA PRODUZ EFEITOS NO ORGANISMO QUE PODEM SER BENÉFICOS OU COLATERAIS. A gordura é necessária para o organismo, pois armazena energia, o colesterol bom é necessário pelo coração, e a camada de gordura subcutânea protege do frio, assim como nos animais. Não vou entrar em detalhes técnicos, não é de meu interesse. A gordura é um assunto bastante discutido pela mídia, não preciso então ser redundante. Os efeitos maléficos (chamarei de colaterais, os que são indesejados) da gordura é a obesidade, colesterol ruim acumula nas veias e obstrui o sangue, acelera o envelhecimento e a pessoa não suporta bem o calor.

TODA DROGA POSSUI UMA QUANTIDADE MÍNIMA E UMA QUANTIDADE MÁXIMA QUE PODE SER INGERIDA. Claro que algumas tem quantidade mínima zero e máxima zero (chamamos de venenos). A próxima droga da lista é o açúcar. Faz bem ingerir um pouco por dia, pois é uma fonte de energia rápida, usada pelo corpo para as atividades normais. Na verdade, todo alimento possui açúcar, seja em açúcar direto ou seja em amido e gorduras. O organismo quebra (digere) as moléculas de amido e gordura, que são grandes, em moléculas de glicose, que são pequenas. Então, resumindo de forma "ignorante", quando você estiver em dúvida se deve levar pão normal ou pão doce da padaria, saiba que os dois possuem quantidades equivalentes de açúcar, tanto faz. Açúcar de menos causa coma diabético, hipoglicemia, e leva a pessoa a desmaios, como se fosse um celular sem bateria. Açúcar de mais causa hiperglicemia, e apesar de causar felicidade, também provoca cegueira, problemas digestivos, renais, e pode induzir sonolência, náusea e dor de cabeça, sintomas parecidos com embriaguez, e motoristas diabéticos nunca devem ultrapassar mais de 2 horas no volante.

ALGUMAS DROGAS SÃO PRODUZIDAS NATURALMENTE PELO CORPO, OUTRAS SÃO ESTRANHAS E O CORPO AS CONFUNDEM. O próximo da lista é o sal de cozinha. Por que dizemos "de cozinha"? Porque existem sais metálicos, e na verdade, o Cloreto de sódio do mar e usado na cozinha é um sal metálico. A parte boa é a chamada bomba sódio-potássio, uma reação química do corpo que equilibra os impulsos elétricos do cérebro até os músculos. Pouco sal causa problemas como tonturas, fraqueza, memória ruim e super hidratação. Muito sal causa hipertensão e desidratação. Os demais componentes da comida não irei discutir em profundidade, porque na verdade usei esse assunto como uma introdução ao mundo das drogas.

AS DROGAS NÃO SÃO ARTIFICIAIS, A MAIORIA É EXTRAÍDA DE PLANTAS E ANIMAIS. Esse é o argumento usado pelos defensores de narcóticos, que defendem que uma substância natural seria segura para consumo humano por ser natural. Esse argumento é facilmente derrubado, como por exemplo a CICUTA é uma droga antiga e muito usada pelos romanos, extraída da planta Conium maculatum. Foi a droga usada como sentença de morte a Sócrates, filósofo grego.


Eu não gostaria de discutir argumentos contra e a favor, pois não quero transformar esse post em uma guerra. Mas eu vejo os fatos sendo manipulados por pessoas que tem apenas interesses egoístas, e na verdade o interesse mais importante é sempre o de se CONVIVER EM PAZ NA SOCIEDADE.

AS DROGAS ANTES TINHAM CARÁTER REGIONAL, MAS AGORA SE UTILIZAM DA GLOBALIZAÇÃO. Diferentes culturas do planeta aceitam ou rejeitam determinadas drogas regionais. Por exemplo, o tabaco era desconhecido dos Europeus e asiáticos até 1561dc, descoberto na América e muito usado pelos índios em processos de curandeiros e por vício, já que a planta do tabaco possui Nicotina, uma droga que causa sensação de alívio psicológico, diminui a fome e acalma os ansiosos, mas que sua abstinência causa ansiedade, tremores e náusea.

Os defensores do tabagismo devem estar me xingando agora :" O cara bebe cerveja e fala mau de cigarro." . Veja bem, comecei pelo tabaco pois era mais óbvio, mas o álcool também é uma droga, e esse assunto eu já discuti no post anterior, CERVEJA. Mas o que os defensores do tabagismo ignoram é o fato puro e simples, pode perguntar para qualquer criança, e ela te responderá: " Tio, você FEDE ". O cigarro não pode ser bebido líquido (Suco de tabaco é usado para matar insetos nas plantações), não pode ser injetado na veia, não pode ser comido em pães e bolos, deve ser fumado. A FUMAÇA é o problema. Infelizmente nós, seres humanos, somos egoístas. Eu, e todos nós que não fumamos, não estamos nem um pouco preocupados com seu vício, nem preocupados com seu câncer, nem preocupados com a perda do seu paladar. Nós estamos preocupados com A QUALIDADE DO AR, que todos nós compartilhamos. Portanto acabar com o fumo é uma maneira educada de dizer "VOCÊ FEDE E ESTÁ SUJANDO O MEU AR". Na época de Jesus, era costume dos judeus ascender tochas com incenso, feitos de resinas e carvão. A cidade ficava envolta em uma agradável neblina branca. O meu preferido é mirra, a resina de uma árvore espinheiro).

1. Incômodo

dicionário

INCÔMODO. Essa é a palavra chave que diferencia as drogas legais das ilegais. Quando um médico receita um remédio, ele está REMOVENDO um incômodo do paciente. Quando eu tomo uma cerveja sábado a noite eu estou removendo o incômodo da solidão, de viver em uma cidade de 20 milhões de pessoas e ter somente meia dúzia de pessoas para conversar. As drogas legais DEVERIAM ter mais benefícios do que efeitos colaterais, e não apenas no paciente, mas também no convívio desse paciente com a sociedade. E nesse último quesito o fumo fracassou, pois é muito difícil, árduo, enfadonho, infeliz, rude, opressivo, desagradável ficar na mesma sala junto com um fumante. O mau cheiro inclusive "gruda" no cabelo e nas roupas, além do mau hálito. E existem estudos que diferenciam até o suor de um fumante e outro não-fumante.

Enquanto alguns tentam parar de fumar, outros começam. Não podemos nunca basear um argumento em termos de MAIORIA E MINORIA. Como o Uruguay vem a nos provar, a maioria nem sempre é a nossa. Os argumentos devem ter bases científicas, em termos de certo e errado. É certo promover a paz, a união, a educação, a melhoria da qualidade de vida, o aumento da expectativa de vida, o aumento de oportunidades econômicas e sociais. É errado a censura, a violência, a guerra, a segregação de grupos de pessoas, os bloqueios econômicos. Mas será que o usuário de drogas, viciado químico ou uso psicológico, respeita todas as argumentações de bom convívio com a sociedade? No caso da maconha do Uruguay, acabamos de ver que não, a exemplo dos tabagistas, que a partir de agora quem quiser respirar está convidado a se retirar do país, como um simples exilado político que perdeu a guerra. Fumar em público é um ato de guerra, é um convite aos não fumantes: " Se você não gosta do meu cheiro, fique bem longe de mim.".

Eu deveria estar falando das outras drogas e de como são perigosas, mas isso é " chutar cachorro morto", é claro que crack, metanfetaminas, heroína, e outros venenos viciam de forma química, escravizando o usuário em uma eterna luta para não sofrer o inferno da abstinência. Cada uma dessas drogas mencionadas possuem substâncias ativas, ou seja, uma droga " pura " misturada em um composto. A substância ativa da maconha é THC, e esse link eu RECOMENDO A LEITURA. Pode clicar que abre uma nova janela, depois a gente continua.




Vamos discutir mais profundamente a maconha, lista de efeitos no organismo:

  • Desajustes no controle e coordenação motora
  • Redução da actividade psicomotora
  • Alterações da percepção sensorial e temporal
  • Perturbações da comunicação oral
  • Dificuldades de concentração
  • Distúrbios na memória a longo prazo
  • Danos em todos os estágios da memória incluindo codificação, consolidação e recuperação
  • Dificuldades de atenção
  • Diminuição do desempenho aritmético
  • Efeitos amnésicos (relacionados com a inibição da liberação de neurotransmissores)
  • Euforia
  • Sensação de bem-estar
  • Sonolência
  • Sedação
  • Síndrome de ansiedade
  • Despersonalização/Desrealização
  • Aumento do apetite
  • Taquicardia
  • Aumento da pressão diastólica associada à diminuição do tónus paras-simpático
  • Hipotensão ortostática (que causa tonturas e síncope)
  • Hipossalivação e secura da boca
  • Distúrbios de acomodação oftálmica e diminuição da reacção da pupila à luz
  • Diminuição da secreção lacrimal
  • Dores de cabeça, náuseas, vómitos
  • Relaxamento muscular
  • Efeitos psicóticos
  • Indução do aparecimento de psicoses devido à modulação das concentrações de dopamina por acção nos receptores CB1)
  • Síndromes de confusão
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Efeitos na função cognitiva
  • Danos na memória
  • Dificuldades de atenção
  • Diminuição da capacidade para organizar e integrar informação complexa
  • Mais efeitos tóxicos na saúde mental dos adolescentes do que em adultos
  • Maior risco de depressões
  • Síndrome de “desmotivação”, caracterizado por apatia, retraimento social e dificuldades de concentração, o que implica consequências na performance académica
Por causar perturbações na coordenação motora, na percepção e nas funções cognitivas e afectivas, o consumo de THC pode apresentar perigos na condução de automóveis, pilotagem de aviões e utilização de máquinas. O uso fumígeno de Cannabis está relacionado com a diminuição da capacidade de respiração durante o exercício físico, dificuldades respiratórias, produção de expectoração, tosse crónica. Note-se que esses sintomas devem-se principalmente à inalação de produtos de combustão da Cannabis, incluindo hidrocarbonetos policíclicos mutagénicos, e compostos químicos como a amônia, não directamente relacionados com o THC.

Metade desses efeitos são temporários, o que chamamos de "a pessoa está chapada", high. Portanto se a pessoa for usuário mas não fumar antes de dirigir, os efeitos permanentes não atrapalham. O que mais me interessa são os efeitos psicóticos.

1. Psicose

Por (PE) em 16-02-2009
Idéias fantasiosas do pensador e o pensado, O sujeito, assim, quisesse dar vazão ao grande número de idéias (crenças) que passam por sua cabeça; sem consistência e você vê que não têm uma relação de proporção entre a coisa e o resultado. A coisa em si existe nele mais o resultado é desproporcional porque o pensador viaja na fantasia da sua ilusão criada.
É notório o fanatismo políticos e religiosos passam de geração a geração fazendo história na terra através de lamentavéis líderes no poder mas governados pela psicose


A maconha é um narcótico que, entre outras substâncias, possui uma droga psicótica, ou seja, que provoca alucinações e erros de julgamento. Seria melhor explicar com um exemplo, mas isso implicaria em acusar uma pessoa de ato criminoso, portanto não faremos isso. O que sabemos sobre o usuário diário, é que o THC é lipossolúvel, ou seja, ele se acumula na gordura do corpo por até 30dias depois do fumo. Isso causa um tipo de dependência psicológica, ao contrário do tabaco cuja nicotina circula no sangue e deve ser imediatamente reposta. Essa dependência da maconha não é química, o usuário que tiver um bom motivo pode parar sem sofrer crise aguda de abstinência, pois a eliminação da droga é muito lenta. Mas isso não a transforma em uma droga inofensiva, pois a falsa sensação de bem-estar e relaxamento é considerado uma dependência psicológica. Nesse caso, a pessoa acha que entrará em depressão e ansiedade caso descontinue o uso.

Eu, particularmente, considero a maconha a mais perigosa de todas as drogas. Não do ponto de vista físico, como já ficou provado, a maconha é segura para o consumo eventual, infelizmente. Mas o perigo é de uma grandeza invisível, onde poucas pessoas são fortes o suficiente para se defenderem. A dependência psicológica é como uma paixão desenfreada e descontrolada, o apaixonado perde a sua identidade, seu caráter, sua independência de pensamento, e então se rende a todos os caprichos da cultura da maconha, sem possibilidades de retorno. Eu chamaria a maconha de " Maçã de Eva ", se dependesse de mim. A famosa maçã, oferecida por Satã em forma de cobra, que causou a expulsão de Adão e Eva do paraíso.

A paixão, ou dependência psicológica, é uma forma de escravidão do pensamento livre, pois de forma muito irônica, a Maconha causa amnésia das memórias antigas, e o usuário não percebe a mudança de comportamento e de opiniões pelo que está passando. Se ele pudesse se lembrar da pessoa que foi antes de fumar, talvez não insistiria no vício. Mudanças de comportamento, do ponto de vista científico, é apenas uma curiosidade, já que a ciência apenas observa, mas não interfere. Mas do ponto de vista religioso, a mudança de comportamento é uma grande preocupação, pois se a pessoa não tiver o total domínio de suas faculdades mentais, ela terá uma experiência de vida distorcida, como ver o mundo através de uma janela cujo vidro não fosse perfeitamente liso e transparente. As sensações de euforia e bem-estar não seriam conquistas reais, e portanto tem duração temporária, exigindo cada vez mais consumo. A maconha serve um outro propósito maligno, a quebra de paradigma. A pessoa perde o medo de experimentar o proibido, já que foi bem recompensada. Assim como não se deve agradar um cachorro depois que ele urina no sofá. Em resumo, eu considero a maconha como um passeio de montanha russa. É muito divertido, mas ninguém está no controle, tudo acontece de forma muito aleatória. O passeio é breve e no final, a paixão pela emoção te força a fazer mais um passeio, e depois mais um, e depois mais um, e depois mais um....

A maconha é considerada uma droga elitista, ou seja, somente pessoas ricas ou sem obrigações financeiras como os solteiros poderiam estar usando. O trabalhador comum, que depende do salário para sustentar família, não se pode dar o luxo de chegar no trabalho "chapado" e não conseguir operar a máquina com segurança, podendo até causar um acidente e ser demitido. O motorista de ônibus não pode ser usuário também, pois os efeitos após o fumo se assemelham a embriaguez. A maconha é a droga favorita dos estudantes universitários, apesar de dificultar os estudos, provoca uma falsa sensação de intelectualidade, de ficar mais esperto do que antes. O estudante também não tem responsabilidades para se preocupar, e pode passar o tempo que quiser sem fazer nada.

A maconha tem um exército de adoradores apaixonados dispostos a lutar de todas as maneiras para defendê-la, enquanto que nós, a sociedade de livre pensamento, não conseguimos encontrar argumentos contrários. Eu gostaria de deixar no ar a seguinte questão: "Se nos divertimos tanto no bar dividindo uma cerveja com amigos, pra quê então buscar a marginalidade da maconha?". Mas não somos os primeiros, temos exemplos e devemos então aprender, cientificamente:

“A Holanda, um dos países mais liberais do mundo, está em crise com seus próprios conceitos. O país que legalizou a eutanásia, o aborto, as drogas, o “casamento” entre homossexuais e a prostituição reconhece que essa posição não melhorou o país. Ao contrário: aumentou seus problemas”
“O objetivo da descriminalização da maconha era diminuir o consumo de drogas pesadas. Supunham os holandeses que a compra aberta tornaria desnecessário recorrer ao traficante, que em geral acaba por oferecer outras drogas. (…) O problema é que Amsterdã, com seus cafés, atrai ‘turistas da droga’ dispostos a consumir de tudo, não apenas maconha. Isso fez proliferar o narcotráfico nas ruas do bairro boêmio. O preço da cocaína, da heroína e do ecstasy na capital holandesa está entre os mais baixos da Europa”
“Hoje, a população está descontente com essas medidas liberais, pois elas criaram uma expectativa ingênua de que a legalização manteria os grupos criminosos longe dessas atividades”. Pesquisas revelam que 67% da população holandesa é, agora, a favor de medidas mais rígidas. E ainda tem gente que defende que o Brasil deve legalizar a maconha, o aborto, a prostituição etc, citando a Holanda e outros países como exemplo de “modernidade”
 fonte: blog

 Gente, agora presta MUITA atenção no que vou falar (escrever). Resumindo o texto acima, em uma palavra. CORRUPÇÃO. Corrupção de valores morais, de autoridades públicas e administradores, corrupção de menores, de inocentes, atrativo para todo tipo de pessoas com más intenções. Aqui no Brasil, JÁ SOMOS CONSIDERADOS UM PAÍS DE CULTURA CORRUPTA, pois somos conhecidos como o país do "jeitinho brasileiro". Nós temos leis, mas o zé da esquina, pobre, fica preso 12 anos por roubar pão, enquanto que José Dirceu teve a pena reduzida para 10 meses. É nesse país que TODOS nós vivemos hoje. E eu peço, IMPLORO, do fundo do coração, que nunca legalizem a maconha. Porque se isso acontecer, a legalização da corrupção virá atrás aproveitando a carona, e eu serei obrigado a pegar meu uno 1994 1.0 carburador, meu PC e duas mudas de roupa, e dirigir 2000 km até a Bolívia, implorar por um emprego de mecânico/borracheiro.


Nossa Vida Mental


   As almas ingressam nas responsabilidades que procuram para si mesmas. Segundo trabalhamos o nosso perfil moral, angariamos os favores das oportunidades de serviço diante das Leis Universais.
   Ninguém foge aos estigmas da viciação com que sulca a estrutura da própria vida. Paz significa vitória da mente sobre os seus próprios atributos.
   Resguardemos assim a vida mental, na certeza de que o teor da nossa meditação condiciona a altura da nossa tranquilidade.
   Nada ocorre conosco sem resultado específico:
  • Teimosia no erro -> Conta agravada;
  • Ausência de disciplina -> débito permanente;
  • Remorso -> aviso da consciência;
  • Reajustamento -> estágio na enfermidade;
   Multiformes ocorrências no mundo interior anunciam constantemente o clima de nossa escolha. A tempestade é precedida dos indícios inequívocos que lhe configuram a extensão.
   De igual modo, através da análise real de nós mesmos, encontramos o exato esboço das futuras experiências. À vista disso, ante a luz do Evangelho, ninguém desconhece a essência do destino que se lhe desdobra ao porvir.
    A justiça da lei tem base na matemática. E quem possui parcelas determinadas pode ajuizar perfeitamente quanto a soma daquilo ou disso.
   Entrega-te, pois, a novos haustos de esperança e supera as próprias limitações, atendendo aos apelos do amor que ecoam da Altura.
   Reúne humildade e serviço, simplicidade e perdão, estudo e caridade, bondade e tolerância, no esforço de cada dia, e com semelhantes fragmentos de amor e luz levantarás o templo divino de tuas mais belas aspirações, diante da Eternidade.

Você está acamado?

    Todos reconhecem o desconforto da prisão do leito, no entanto, a irritação piora qualquer doença.
  • A dor sufoca-lhe as esperanças? -> O consolo da prece é medicamento para todos os males.
  • A confiança na cura foge-lhe ao coração? -> Nem médicos ou familiares podem garantir-lhe a melhora que nasce, espontânea, do íntimo de você mesmo.
  • A revolta envenena-lhe a Alma? -> A Terra só é vale de lágrimas para os olhos do pessimismo.
  • A morte ronda-lhe os pensamento? -> Passagem para a Espiritualidade, caminho de todos.
  • O destino dos filhos ensombra-lhe as horas? -> A herança mais valiosa é o exemplo do amor à Providência Divina, através das obrigações cumpridas.
  • Saudades aflitivas laceram-lhe a memória? -> A mente é a nossa primeira farmácia.
  • Sente remorsos, à vista de antigos passos? -> Homem algum na Terra pode gabar-se de Santo.
  • Seus lábios já não mais sabem sorrir? -> Recorde que os enfermos otimistas e alegres amparam caridosamente quem os visita, estimulando-lhes a coragem.
   Guarde a certeza de que se a luz do Evangelho é força no coração e brilho na consciência, a saúde está perto e todos os prognósticos são favoráveis ante o Grande Futuro.


ANDRÉ LUIZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário