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quinta-feira, 3 de abril de 2014

Segurança

Bom dia amigos engenheiros, hoje o tema é segurança. Poderíamos discutir os vários tipos de segurança que existem, segurança no trabalho, segurança particular, segurança pública, e chegaríamos todos a uma única conclusão: é matematicamente impossível estar 100% seguro o tempo todo. Mas é claro que ninguém vive assustado com medo da matemática, e por mais arriscado que seja uma tarefa, ela pode ser cumprida com segurança.

Infelizmente, do jeito que nossas empresas e produtos são administradas, o corte de custos é sempre a preocupação número 1 dos empresários, e a segurança acaba pagando o preço em vidas humanas muitas vezes. Eu estou falando de acidentes. Quando eu era operador de centro de Usinagem CNC, a máquina tinha uma proteção que impedia o funcionamento com as portas abertas. Os engenheiros que projetaram a máquina idealizaram um sistema que eu posicionava a peça na morsa, travava a posição, e fechava as portas. Depois eu poderia reduzir a velocidade do processo pelo computador, ou abortar a operação, mas não podia ter acesso ao trabalho. O problema era que conforme a peça era cortada, a ferramenta esquentava muito além dos limites e quebrava, ou derretia. Para manter o corte frio era usado um óleo especial, muito caro. Meu patrão resolveu cortar os custos de produção mudando o óleo caro por óleo de motor de caminhão, comum e muito mais barato. O problema é que esse óleo é muito grosso e não injetava nos lugares corretos durante o corte. Então eu quebrei um pregador de roupas ao meio e espetei o buraco do sensor, para a máquina pensar que as portas estavam fechadas, enquanto eu enfiava as mãos dentro da máquina funcionando para corrigir o bico do óleo, e apontar para o corte.

Eu contei essa história não para sacanear meu ex-patrão nem nada assim, é só um exemplo que eu vivi. E essas decisões administrativas não são malignas por natureza, na verdade é uma exigência do mercado de livre concorrência. Seguindo as regras, você não vence. Sem colar na prova, seu filho jamais sairá da escola. O sistema escolar não foi projetado para recompensar raciocínio e criatividade, a escola está preocupada apenas com a capacidade de seu filho em memorizar milhares de páginas de texto científico, ou colar sem ser pego, que é o mesmo que mentir. Eu me formei com mais cola do que matéria escrita no caderno, e eu tenho dois cadernos Universitários de 24 matérias cada.

Uma empresa que segue as regras tem os produtos mais caros, os funcionários mais caros, e os investidores da bolsa de ações menos felizes, e atrai menos investimento. Conforme a empresa corta custos, trabalha com matéria prima inferior, contrata funcionários mau treinados e mau pagos, deixa de fazer a manutenção preventiva, mais barato seu produto entra no mercado e mais felizes ficam os investidores, atraindo mais dinheiro fácil. Infelizmente, segundo vários especialistas na área econômica, o sistema capitalista está condenado a quebrar novamente, assim como na grande recessão de 1932, só que desta vez em escala global porque toda a economia mundial está atrelada em ouro e dólar.

As especulações nas bolsas de valores são um acidente premeditado, é óbvio que uma coisa muito ruim vai acontecer, mas nenhuma medida para evitar está sendo tomada. Mas graças a Deus, eu não tenho dinheiro virtual investido, sou somente um mecânico pobre que sonha em ser engenheiro um dia. E no mundo da engenharia, acidentes não existem. Todas as medidas de precaução são tomadas antes mesmo do produto sair do papel, ou do CAD, se você for jovem como eu. Mesmo assim imprevistos acontecem.

Segundo a CENIPA, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Orientado pela aviação internacional, Desenvolveu o ciclo da segurança, que é um eterno ciclo de atenção e aprendizado. Quando uma administração ignora esse ciclo na tentativa de cortar custos, o acidente passa de provável para INEVITÁVEL.

Por onde esse ciclo começa? Por todos os lugares. Geralmente começa pelo lugar que mais incomoda.

 "Monitor Progress". A supervisão dos operários é a pessoa mais qualificada para observar e identificar os perigos de um acidente prestes a acontecer. Além das medidas de prevenção de acidentes padrão, o supervisor tem também a preocupação de tornar o trabalho mais fácil e produtivo, sem aumentar o risco de segurança. Por exemplo, você acredita que eu já trabalhei em uma oficina de manutenção de compressores de ar, porém nós não tínhamos nenhuma ferramenta movida a ar comprimido? Os poucos segundos que eu perdia com uma chave manual, somados no fim do mês, seriam um grande desperdício de uma cara mão de obra especializada, sendo que uma ferramenta pneumática desparafusa uma porca em menos de 2 segundos.

Daí seguimos em sentido horário, "Identify Hazard", que é função do Bombeiro, ou do técnico em segurança do trabalho. Ele tem autoridade acima do supervisor, e se necessário pode interromper todos os trabalhos se algum risco acima do normal estiver ameaçando a saúde dos trabalhadores. Sim, eu usei a frase "RISCO ACIMA DO NORMAL", e sim existe um risco "normal". Por exemplo, a cada 600 operações de uma empilhadeira levantando pallets, é esperado que um deles esteja desequilibrado e possa cair no chão, perdendo o material. Nesse caso, o operador não pode ser responsabilizado, no caso de operação normal. Matematicamente é esperado que aconteça um ferimento grave ou morte a cada 1000 operários, em um ano. Esse risco é o padrão aceito internacionalmente, porém varia conforme a categoria de operários. Trabalhadores de "Oil Rigs", plataforma de petróleo, sofrem um risco muito maior que o normal, assim como mineiros de carvão. Medidas extras de segurança e jornadas de trabalho reduzidas são necessárias para preservar a vida e o bom andamento dos trabalhos.

"Assess Risks" é um trabalho em conjunto da diretoria e dos supervisores, e é normalmente aqui que a merda atinge o ventilador. A administração espera cortar custos, enquanto que a segurança normalmente é cara e demanda investimentos. Um aspecto da segurança é a velocidade, a administração espera que os operários trabalhem mais rápido, mas quase sempre é na pressa e falta de atenção que os acidentes gostam de aparecer. Um caso de queda de avião, um DC9 da Alaska air lines, no meio do vôo ficou sem controle nos elevadores de cauda, e o avião não podia mais subir ou descer, ele simplesmente ficou sem controle para pousar com segurança. Os pilotos tentaram até o último minuto mas o avião caiu no oceano. Quando suas peças foram recuperadas do desastre, a peça suspeita de falha, o pistão hidráulico que movimenta a asa, estava completamente sem graxa, seco, e o metal raspando contra metal sem óleo causou a falha catastrófica. Os investigadores detectaram que a manutenção estava sobre muita pressão para fazer toda a manutenção em apenas 1 hora, do avião inteiro, o que é impossível. Normalmente essa operação dura 3 dias. Então muitas manutenções importantes eram simplesmente ignoradas por falta de tempo.

"Control Options" parte do princípio que você conhece todos os riscos, e as medidas de proteção coletivas para evitar esses riscos. Também é usado como uma forma de melhorar o treinamento e a atenção do trabalhador. Por exemplo, assim que surgiu a tecnologia do telefone celular, todas as companhias aéreas foram informadas que o aparelho poderia interferir na comunicação do avião e seus delicados instrumentos, e assim os funcionários foram treinados a controlar o acesso aos telefones por parte dos passageiros. Em uma fábrica, sempre que aparece uma máquina nova, ou um processo novo, uma reciclagem no treinamento é necessária.Também é aqui que os limites são determinados. Limites de estress, limites de trabalho, limites de segurança. O limite mais famoso na aviação é o "Windshear", um vento lateral que desvia o avião da pista e pode fazer ele rodopiar e bater na aterrissagem.

"Risk Communication" parece óbvio, mas muitos acidentes ocorrem quando o risco simplesmente é ignorado ou não comunicado. Nos Estados Unidos, os advogados educam seus clientes a nunca denunciarem irregularidades dentro de suas empresas, porque a lei por lá não protege o indivíduo contra as corporações. No mesmo caso da Alaska Air lines, um mecânico tinha denunciado a empresa para o Governo fiscalizar, porém a fiscalização foi inconclusiva e o mecânico afastado do trabalho. Meses depois ocorreu o desastre. É também obrigação da empresa comunicar seus concorrentes no mesmo processo industrial dos riscos da função, por exemplo, a Gerdau tem obrigação de avisar a Acelor-Mittal caso seja descoberto um novo risco de acidente antes inexistente.

"Take Action" pode parecer o último passo para se evitar um acidente, mas o ciclo é perpétuo e nunca termina. Depois de tomar medidas preventivas é necessário um período de monitoramento para verificar se as mudanças foram eficazes, ou se as novas mudanças não causaram problemas inesperados. Por exemplo, Um antigo avião hidroplano, daqueles que pousam na água, tinha uma pequena rachadura na asa. O mecânico fez um pequeno remendo, ele lixou o rasgo no metal e deu um ponto de solda. Meses depois o rasgo abriu de novo, agora maior. O mesmo conserto foi feito novamente. O rasgo abriu de novo, maior ainda. Agora você pensa :" Tá, por mais burro que esse mecânico seja, ele não vai fazer a mesma coisa três vezes, vai?" Dito e feito, ele fez de novo. Abriu o rasgo de novo, e desta vez o rasgo era tão grande que abriu um buraco no tanque de combustível, estava vazando querosene no chão. O gênio mecânico então pegou uma folha de metal novo, furou e rebitou sobre o rasgo, escondendo o rasgo e tampando o vazamento com Silicone de borracha. A verdadeira prevenção de acidentes teria se perguntado "Mas qual é a causa deste rasgo estar abrindo toda hora?" , mas o mecânico é mau pago e quer que tudo se ¨&%#$. O avião caiu, e os investigadores descobriram que uma das vigas que sustentam o peso da asa do avião tinha quebrado por causa de ferrugem. Essa viga quebrada deveria ter sido identificada e reparada, pois desde o rasgo inicial até a queda do avião se passaram quase 1 ano. Resultado foi que a asa quebrou em pleno vôo, em um dia calmo e ensolarado, sem vento.

Voltamos ao "Monitor Progress", fizemos modificações em nossa conduta e é necessário identificar se os perigos antigos foram eliminados completamente ou se nossa mudança não causou o aparecimento de um novo perigo que antes não existia.

É claro que ninguém aqui pilota avião todo dia (Abraço pro meu amigo Lauro), mas através deste processo podemos tornar a nossa vida mais segura para todos. Vamos acrescentar ainda algumas recomendações da NR10, a Norma de Segurança brasileira em trabalhos envolvendo eletricidade.Segue um resumo de tudo que eu aprendi em meu curso de NR10:
  • Nenhum trabalho "braçal" inicia sem "pensar e planejar". No meu caso de trabalhar sozinho, eu preciso antes de começar o trabalho fazer o "orçamento". Orçamento não é simplesmente cobrar do cliente o dinheiro, mas também planejar passo-a-passo todo o trabalho, verificar os riscos, os procedimentos, se eu tenho o equipamento correto para o trabalho, sem gambiarras, se o local é apropriado, se as pessoas seguem as regras de segurança, se o material é aprovado, se o tempo para realizar o trabalho é suficiente longo para trabalhar com calma e segurança.
  • Antes de iniciar o trabalho, verificar as condições do seu equipamento e ferramentas. Nunca confie em um equipamento sem antes fazer a inspeção de segurança. Nunca suba em uma escada que esteja amassada, ou que tenha sinais de fadiga, cortes, dobras, remendos, degraus quebrados. Nunca use ferramentas elétricas sem o terceiro pino do aterramento, sempre use luvas e calças compridas, óculos, reserve um local para colocar todo o material no chão organizado e visível.
  • Durante os trabalhos, evites longas conversas e discussões, não ouça música, não veja TV ou fique olhando pela janela. A concentração deve ser total durante os trabalhos, mas por outro lado não trabalhe demais. Faça breve pausas de hora em hora, para tomar uma água e sentar. A fadiga diminui a atenção e as forças musculares, pode até desequilibrar o trabalhador em cima de uma escada, ou derrubar uma ferramenta sobre a cabeça do companheiro.
  • Sempre utilize sinalização visual, sempre isole a área somente para você, sempre use placas de aviso onde existe perigo, sempre inutilize o quadro de energia para que outra pessoa não acione a eletricidade sem você saber. As saídas de emergência devem estar sempre desimpedidas, e sinalizadas. Não tente combater um incêndio se você não possui treinamento, usar água em incêndio elétrico provoca maiores curtos-circuitos, e a eletrólise da água em hidrogênio pode causar explosões. 
  • Quando trabalhar em equipe, nunca tome uma decisão sem comunicar os demais, nunca faça brincadeiras que podem perturbar a concentração do ambiente, mantenha as conversas baixas e breves. É mais seguro conversar no boteco depois do trabalho que durante o manuseio de cabos energizados sobre uma escada.
"Mas Danghetti essa conversa é muito produtiva e interessante, mas agora é hora do almoço e eu preciso ir pra cozinha." Beleza, falou em comida falou comigo, vamos lá. Segurança na cozinha:
  • As mãos, os utensílios e a comida deve ser muito bem lavadas e higienizadas, incluindo a pia e a mesa, e o fogão. Geralmente esquecemos de lavar a pia antes de cozinhar. Pias de granito possuem rachaduras entre os grãos da pedra, e uma atenção especial em esfregar esses buracos com muito sabão deve ser observada.
  •  Esponjas velhas, palhas de aço enferrujadas, e tábuas de madeira contém bactérias que são resistentes ao sabão, na verdade algumas delas comem sabão. Alguns fungos e bolor vivem na madeira, ela fica preta ou verde, e isso pode contaminar a comida. Uma vez por semana ferva água e lave a tábua de madeira, ou ferva as esponjas por 10 minutos. Garfos e facas de cabo de madeira também. Tem gente que coloca a esponja no microondas, mas isso faz o sabão reagir quimicamente e pode danificar o aparelho.
  • Alimentos vegetais, mesmo os orgânicos, tiveram contato com o solo, e foram manuseados por muitas pessoas no caminho entre a horta e o supermercado, por isso devem ser lavados em água corrente e as folhas devem ser mergulhadas em uma solução clorada, uma bacia de 5 litros de água com uma colherinha de chá de água sanitária. SEMPRE USE VINAGRE NA SALADA. A acidez mata um tipo de bactéria muito comum que causa DIARRÉIA. Eu já tive isso por comer lanches na rua, mais de uma vez. A cada diarréia são três dias na cama, às vezes vomitando.
  • Carnes manipuladas no açougue devem ser lavadas também, e congeladas. A carne fresca não dura mais que três dias na geladeira, e 2 semanas congelada. Na verdade é bom congelar a carne, pois os cristais de gelo rompem as fibras da carne e ela fica mais macia. Batata também, para fazer batatas fritas mais macias, congele antes de fritar.
  • Falando em geladeira, uma vez por semana devemos remover todas as prateleiras e lavar o interior com álcool. Não use sabão ou produtos líquidos, tipo limpador instantâneo, porque eles soltam gases que ficam presos dentro da geladeira e contaminam o alimento. 
  • AGORA SIM ESTAMOS PRONTOS PARA PREPARAR O ALIMENTO. Mas não se esqueça que o tempo de cozimento é muito importante. A fervura deve ser sempre por mais que 10 minutos, se for o caso de matar bactérias. 
  • Caso seu fogão esteja com alguma boca entupida, ou você sinta aquele cheiro de gás parecido com ovo podre, desligue todas as chamas, NÃO ACENDA AS LUZES, NÃO RISQUE UM FÓSFORO. Ligue para a empresa de gás e chame ajuda. Abra todas as janelas. O gás não explode com as janelas abertas.
  • Pimenta, sal e vinagre são os conservantes alimentares mais antigos conhecidos pela humanidade, use e abuse.
Danghetti, preciso pegar o carro pah levah as quiança na iscola. Beleza, vamos juntos:
  •  verifique o estado dos pneus, se não estão carecas e se não estão murchos. verifique embaixo do carro se não existe vazamentos. Dê a partida sem acelerar, espere 5 minutos para o óleo lubrificante aquecer e proteger o motor. Teste os freios com o carro ainda parado, se o pedal afundar até o chão é sinal de vazamento do fluído de freio, não dirija. Teste as luzes, muitas colisões acontecem por luz de seta queimada, ou um curto elétrico nas luzes de freio. 
  • Verifique se os espelhos te dão uma visão lateral correta, você deve ser capaz de quase ver a traseira do seu carro, motoqueiros e ultrapassagens. SE VOCÊ FOR UMA PESSOA MUITO BAIXA, COM MENOS DE 1,70 METROS DE ALTURA, SENTE SOBRE UMA ALMOFADA! Não estou brincando, não é piada. Os engenheiros projetam carros segundo a média da população, e essa média é 1,75m. Pessoas mais altas tem problemas com os pedais, e precisam afastar o banco para trás. Pessoas baixas não enxergam sobre o volante, e isso é muito perigoso.
  • As crianças abaixo de 12 anos de idade, e abaixo de 1,60m de altura, NÃO PODEM SENTAR NO BANCO DA FRENTE. Novamente, os engenheiros projetam o carro pensando em uma pessoa de 1,75m de altura, mais baixo que isso, o air bag explode bem no meio da sua fuça, e pode quebrar seu pescoço para trás. O sinto de segurança também perde eficiência, pode escorregar. O painel e a região do porta luvas podem fraturar o crânio de uma pessoa muito baixa. Não permita que suas crianças te perturbem durante a direção, evite discussões. Não dirija conversando com o passageiro de trás olhando no espelho ao invés de olhar para frente.
  • Nem preciso dizer nada sobre celular e álcool, certo?
  • Não dirija com pressa, o trânsito é um problema global, e é a melhor desculpa que você pode usar para chegar atrasado, todo mundo aceita. 
O resto é resto, quer dizer, segurança pública não tem jeito nem conserto, é reflexo das diferenças sociais da sociedade. O rico evita repartir seu patrimônio com os pobres, mas um revólver na favela custa somente 200 reais, e uma caixa de balas dificilmente custa mais de 40 reais.

Planejamento, atenção, equipamentos verificados, tempo e calma, profissionalismo são as principais características de um trabalho seguro. Segurança é evitar acidentes, é bom para todos. Você quer um exemplo final de segurança bem planejada? FUKUSHIMA.
Os Japoneses são a cultura mais bem disciplinada do planeta, e eu admiro isso. Mas ao mesmo tempo, essa é a maior fraqueza deles, eles nunca desafiam a autoridade. Quando os projetistas de Fukushima fizeram os planos de construção da Usina, cometeram um erro infantil e absurdo. Veja bem, essa região do oceano pacífico é o encontro de 3 placas tectônicas muito ativas, e ocorrem muitos terremotos. A usina foi planejada para suportar um terremoto e continuar operando normalmente. Quando aconteceu o terremoto, a usina permaneceu operacional por 1 hora. MAS DEPOIS DE 1 HORA, VEIO O TSUNAMI. Tsunami é uma onda gigante que eleva o nível do mar em até 20 metros de altura. A usina foi construída a beira-mar porque usinas nucleares usam muita água para resfriar o reator, e produzir energia. Até aqui tudo bem. Agora vem a notícia que me fez perder a fé na humanidade, ATÉ TU BRUTOS JAPONESES! Não pode ser, nunca vi tamanha estupidez, eu juro que não esperava isso dos japoneses, talvez aqui no Brasil ou em Portugal, mas nunca em um país de primeiro mundo.

Prontos? Lá vai. Quando acontece um terremoto, os reatores nucleares são desligados automaticamente por motivos óbvios de segurança. Mas quando são desligados, eles param de gerar energia elétrica, obviamente. Então é preciso ter baterias de reserva, para manter a água circulando no reator e manter tudo frio, óbvio. Então em um lugar onde ocorrem terremotos e tsunamis é óbvio que você quer manter tudo acima do solo, em um lugar seguro, óbvio??? OS JAPONESES COLOCARAM AS BATERIAS DE EMERGÊNCIA NO SUBSOLO, 10 METROS ABAIXO DO NÍVEL DO MAR!!!!!!!! AAARARARRRRRRGGGGHHHHH!!    dkjahsfhaj (*@¨8716 914_&¨#@)$& *%!)$ KJhkdfhafj

Desculpem, eu tive uma pequena arritimia cardíaca agora, preciso deitar. Os paramédicos já estão chegando. Obrigado pela atenção de vocês, abraços amigos, até a próxima, se os japoneses quiserem. ARGH!!!!!

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