Postagens populares

sábado, 30 de agosto de 2014

Colesterol



Bom Dia, espero que ninguém esteja almoçando agora. Esse vídeo é uma ilustração do que poderá acontecer comigo no futuro, YEAH!!! , quer dizer, "Pô cara, que chato." Antes de mais nada vou responder a pergunta: "Mas Danghetti porque você sempre pega vídeo em inglês?" Cara, é um preconceito meu, não confio muito na nossa classe intelectual de língua portuguesa, sabe como é, eu também sou descendente de portugueses e sei que se você fizer uma partida de xadrez entre um português e uma porta, teremos empate técnico.

"Danghetti, isso parece só uma espinha nojenta estourando nas tripas." Pois é, isso é chamado de placa arterial, e é basicamente uma espinha mesmo, formada por acúmulo de lipídios, colesterol e triglicerídeos. Ela fica dentro da parede da artéria sanguínea, esperando. Um dia, devido aos fatores de risco, ela BUM, explode, e essa explosão é extremamente dolorosa e normalmente derruba o cara em 10 segundos, o famoso infarto do coração. Quando essa gordura explode, ela não se dissolve no sangue. Formando uma barreira à prova d´água. Da bolha em diante, seu corpo morre por falta de irrigação sanguínea, e se for próximo do coração (geralmente é), seu coração morre.

"Danghetti, você está muito macabro hoje, estou com medo." Calma meu amigo, a pior parte já passou, a pior parte é não saber seu (meu) problema, agora que sabemos tudo vamos às SOLUÇÕES.

Vamos enumerar os fatores de risco:
  • Hipertensão (não tenho)
  • Diabetes tipo 2 resistente à insulina (genético, terei)
  • Álcool e tabagismo (não fumo e só bebo cerveja 1 vez por semana, sábado).
  • Hipotireodismo (meu irmão tem, são pessoas com cara de criança, gordinhos, sonolentos, sem interesse por atividades físicas e sexuais.)
  • Certos medicamentos (seu médico tem que explicar tudo sobre um remédio antes de você sair da sala do consultório, nenhum deles faz isso.)
  • Obesidade e SEDENTARISMO (Bingo, temos um vencedor!!!)
Vou estragar a surpresa do final contando agora: NÃO QUER MORRER? FAÇA SEU CORAÇÃO BATER!!!

 Tem muita coisa médica e complicada a ser estudada sobre o assunto, mas é claro que eu vou ler tudo e traduzir para a linguagem humana, assim todos nós entenderemos sem cair no sono. Basicamente, resumindo, fica assim: Colesterol (bom e ruim), açúcares e trigliceróis são necessários para o funcionamento do corpo, e se faltar algum deles você fica doente também, então não adianta fugir deles como pastor do imposto de renda. O que você NUNCA deve se esquecer é QUANTIDADE.

Uma comida saborosa, por exemplo hambúrguer de Fast-Food, tem colesterol o suficiente para um adulto sobreviver por 1 semana, mas é uma comida pobre em fibras, vitaminas e proteínas (A indústria alimentícia não quer que você saiba, mas a "carne" deles é feita de mais de 50% soja.) Assim, pouco tempo depois de comer, você volta a ficar com fome, pois seu corpo ainda não recebeu nutrientes suficientes. Por isso a comida da mamãe é sempre melhor.

QUANTIDADE BALANCEADA DE NUTRIENTES é o que você procura na alimentação, e isso também descarta toda e qualquer dieta. DIETAS FAZEM MAL AO SEU CORPO. Eu digo isso sempre pra minha mãe, mas ela continua tentando. Nosso corpo é muito mais complicado que somente " corta isso, e taca fibra na menina." Se você não comer determinado grupo de alimentos, seu corpo tem maneiras de compensar, algumas são fatores de doenças. Tem gente que acha "Virei vegetariano, agora todos os meus problemas de saúde irão desaparecer." . Meu amigo, tenho uma péssima notícia para você, mas que me dá muito gosto em dizer: "VOCÊ É UM ANIMAL!".

Seres humanos são animais, feitos de carne, quando você se machuca não sai alface e suco de morango de dentro de você. Não consumir nunca os alimentos da parte superior da pirâmide, te deixa doente. E a principal estrela do nosso show aqui é o formato da pirâmide. COMA TONELADAS DE PÃO E VEGETAL, MODERAÇÃO NA CARNE E QUEIJO, 1 VEZ POR SEMANA NO MÁXIMO FAST-FOOD. Tem mais uma coisa que esqueci de dizer sobre comida. COZIDO BOM, FRITO RUIM. Assado, delícia. Eu não entendi a ciência da gordura trans, mas frituras são praticamente um veneno para nossa saúde, prefira alimentos cozidos no vapor, ou assados e grelhados. Sabe aquelas TV de cachorro que os frangos ficam assando e rodando. Por incrível que pareça, isso é saudável porque a gordura pinga dos frangos para o fundo da TV. DICA: Não pegue as batatas, não deixe o cara ficar pegando aquele caldo do fundo e dar banho no frango.

E até agora somente cobrimos a alimentação, o que entra na gente (ui). Vamos também aprender as regras para o que sai. Gordura não dissolve na água, portanto não é excretada no suor e nem na urina. Seu corpo tem duas escolhas, mandar seu fígado se virar nos trinta para quebrar as gorduras em açúcar, OU, guardar na sua barriga. É AQUI QUE VOCÊ TEM CONTROLE SOBRE SEU DESTINO: Se você comer e for fazer EXERCÍCIOS REGULARMENTE, seu corpo terá uma preferência em transformar a gordura em açúcar, porque sabe que você vai consumir essa energia imediatamente. MAS, se você ficar o dia todo sentado na frente do computador como eu, seu corpo vai armazenar essa gordura na sua barriga, porque ele sabe que você está com o metabolismo muito baixo, e o excesso de açúcar no sangue é tóxico. Diabéticos tem problemas renais, fígado (por isso não podem beber álcool), de visão, e principalmente GANGRENA DAS EXTREMIDADES. Seus dedos não recebem sangue "grosso" de muito açúcar e gordura, o sangue tem que ser fino pois os vasos capilares entopem com facilidade.

Essa é a importância de se fazer exercício regularmente, seu corpo não funciona parado. "Mas Danghetti, eu sinto muita fome, como faço para sentir menos fome?" Tem três maneiras. Ou você aumenta a ingestão de fibras e depois tem sérias discussões com a Tia Deca, muita aula de pintura em porcelana, muita abre a boca e diga ARGH, muito submarino, passar um fax pra sabesp, faça o que digo e não faça o que faço. OU, quando você se exercita, você pode continuar a comer normalmente o que você come hoje, que seu corpo vai aproveitar melhor os nutrientes e você vai se sentir melhor, garantido. Qual é a terceira? Médico. Pode ser que você tenha problemas estomacais como refluxo ácido, gastrite, até certos tipos de verme de peixe que moram no estômago.

E isso é tudo que nos interessa sobre colesterol, e o remédio é EXERCÍCIO. Um detalhe sobre o exercício é que se você não suar, se não doer alguma coisa, você está fazendo errado. Como eu disse, o corpo se acostuma com sua rotina. Se você corre 2km todo dia, depois de alguns meses seu corpo estará tão preparado a correr 2km que essa será sua nova definição de sedentarismo. Se você não correr os 2km, você incha como uma baleia e explode. por isso, DEVEMOS SEMPRE VARIAR O EXERCÍCIO. Academias são legais por isso, vários aparelhos diferentes. Mas o exercício da academia é do tipo AERÓBICO, que é feito devagar e respirando controladamente. Uma partida de futebol é ANAERÓBICO, porque você se mexe mais rápido do que consegue respirar. É bom intercalar vários tipos de exercícios diferentes para confundir seu corpo de propósito, não deixe ele se acostumar.

Fico por aqui do conforto do meu sofá, com minha cervejinha e meu pudim de leite, desejo a todos felizes exercícios, beijo do obeso (gordo é plágio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário