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sábado, 23 de agosto de 2014

Como fazer uma cidade Melhor


Tá, sim, eu admito tudo. SOU PREGUIÇOSO. Eu passei a semana toda jogando video-game, aguardando alguns clientes me ligarem com um orçamento que passei, mas até agora nada. Daí no desespero abri o Youtube e dei de cara com esse vídeo.

A proposta básica deste vídeo leva em consideração a preservação da natureza e do meio  ambiente. DANE-SE, digo eu. Eu, e você, não moramos na natureza desde que nossos antepassados saíram das cavernas e começaram a domesticar animais e fazer cerveja em casa. Mas eu concordo com o vídeo que a VERTICALIZAÇÃO das cidades é uma coisa boa, desde que feita direito, e é isso que quero discutir.

Para que nossas cidades não fiquem uma zona igual a do 5° elemento (meu top 10 de melhores filmes), devemos ser EFICIENTES, em vários aspectos. O primeiro aspecto da eficiência significa ECONOMIZAR, seja tempo ou recursos ou dinheiro. Outro aspecto da eficiência envolve PERCORRER O MENOR CAMINHO PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, ou seja, planejar com antecedência o crescimento da cidade. Vamos então pensar como engenheiros mas ao mesmo tempo também como pessoas normais (não quis ofender ninguém :-) .

Economizar tempo, envolve muitas coisas mas a primeira e única que me vem à cabeça é TRANSPORTE. As pessoas tem diferentes profissões e geralmente não moram no mesmo local onde trabalham. Então vamos elaborar uma situação onde existam 3 grupos de profissionais:
  1. As pessoas que trabalham em casa, ou na casa de alguém.
  2. As pessoas que vão até o trabalho porque é um comércio ou uma indústria:
  3. As pessoas prestadoras de serviço que visitam os clientes.
O grupo 1 não precisaria se preocupar com transporte certo? Errado. Existem situações que exigem deslocamento, quando não tem um quarto sobrando para dormir, ou quando a pessoa consome suprimentos e tem que ir até a loja comprar mais. Casas espaçosas em uma cidade grande é quase impossível, e é considerado desperdício de espaço. Sair para fazer compras todos nós fazemos. Então como seria uma cidade mais eficiente, as pessoas teriam que se deslocar menos, ficariam trancadas em casa a semana toda? Um engenheiro diria sim, mas um ser humano normal diria CLARO QUE NÃO SEU IDIOTA. Calma gente, não vamos brigar, por favor.

O grupo 2 e o grupo 3 não tem como trabalhar em casa, como você vai colocar uma Fresadora Universal CNC no meu quarto? Onde eu coloco minha cama? E o barulho? Não, é claro que o deslocamento é FUNDAMENTAL para uma cidade funcionar bem, e para seus cidadãos terem uma melhor qualidade de vida. Então qual é a forma mais eficiente de deslocamento?

Observe o meu fantástico e maravilhoso desenho no paint brush (mudou de nome? quando fiz curso de informática ainda era windows 95).

Viram que cada tipo de transporte tem sua importância, NÃO ACREDITE NESSES POLÍTICOS IDIOTAS QUE QUEREM PREFERIR UM E FERRAR O OUTRO, TODOS SÃO IMPORTANTES.  Não viram? Tá, admito que meus talentos no Paint brush são equivalentes ao de um chimpanzé tentando escrever Shakespeare. As cidades de hoje em dia são feitas assim, tem um centro comercial mais ou menos no meio, tem metro tentando ligar os bairros nesse centro, tem uma linha exclusiva para os operários industriais, e tem avenidas muito MUITO importantes para os carros que chamamos de ARTERIAIS, e tem avenidas um pouco menos importantes, e tem o insuportávelmente chato e incoveniente trânsito local que tenta cruzar a avenida de um lado ao outro.

Esqueci dos ônibus? Não, mas perceba que o ônibus tem mais importância afastado do centro, onde o metrô não chega e onde as avenidas são estreitas. E as bicicletas? Não coloquei no mapa porque depende muito do RELEVO, em uma cidade montanhosa como São Paulo ou Rio de Janeiro, você só usa bicicleta em pequenos trechos, não consegue atravessar a cidade de uma ponta a outra.

Vou resumir um pouco a nossa conversa porque já postei soluções ao trânsito antes, quem quiser relembrar por favor leia aqui TRÂNSITO PARTE 1 e TRÂNSITO PARTE 2. O importante é você concordar comigo que o trânsito é FUNDAMENTAL para qualquer cidade, e ninguém pode ignorar esse fato. O vídeo sugere que moremos perto de onde trabalhamos, mas isso é muito ruim. Onde trabalhamos não tem supermercado, não tem escola, não tem área de lazer, só tem caminhão, máquina, trânsito, gente apressada e comida ruim com altas taxas de colesterol. (eu já falei que estou doente com colesterol alto? Acho que não, vai ficar para semana que vem então, discutiremos COLESTEROL).

Vou resumir em poucas palavras: ALCANCE E TEMPO. Uma estação de metrô pode levar até 1500 pessoas de uma só vez do ponto A ao ponto B sem parar em farol vermelho, com um tempo máximo de 3 minutos entre estações. Em 1 hora, a 60km/h, com paradas de 1 minuto a cada 3 minutos (???) o metrô percorre 45 km. Ou seja, se você for do Tucuruvi até o Jabaquara aqui em São Paulo, sua viagem de metro levaria 42minutos para percorrer 20km. O mesmo trajeto de ônibus com trânsito bom seria 2horas e 40 minutos. Informações retiradas do GOOGLE MAPAS.

Então podemos estabelecer algumas regras básicas para cada tipo de transporte:
  • alcance em 1 hora (km).
  • tempo entre paradas
  • trânsito
  • custo
METRO:
  • 45KM
  • 1 MINUTO
  • NENHUM (às vezes cai objetos e suicidas na linha, ou um trem quebra, normal. Quando chove reduz a velocidade)
  • BARATO (muita gente pagando, 1500 por trem)
ÔNIBUS
  • 8KM
  • VARIA (pode ser 1 minuto ou pode ser mais, às vezes tem uma velhinha, ou o ponto é baldeação e todo mundo desce).
  • PESADO (os corredores aliviam muito, mas é impossível evitar os faróis vermelhos).
  • CARO( cada carro leva 44 sentados e 20 em pé, é muito pouco para pagar pneu, diesel e salário do motorista).
CARRO
  • ENTRE 10KM E 60KM (depende do trânsito, e quantidade de faróis vermelhos).
  • NÃO PARA
  • CONGESTIONADO (Sexta feira à noite São Paulo se transforma no maior estacionamento público de automóveis do planeta, são 2 milhões de carros parados em mais de 344km de vias monitoradas, vezes 3,  1032km total de vias congestionadas)
  • CARÍSSIMO (cada um paga o seu, e o meu está na funilaria porque um caminhão de concreto bateu na minha traseira e o seguro está enrolando ao máximo para não pagar 6mil reais do meu prejuízo)
BICICLETA
  •  ENTRE 1KM E 10KM (mesmo que você tenha uma Caloi 10 ou Speed, o relevo é contra você)
  • PÁRA (porque é muito raro ter uma ciclovia, então você fica disputando espaço com carros e pedestres, e enche o saco)
  • ? (em locais como a China e Amsterdã, onde as bicicletas são muito utilizadas, não tem trânsito porque todos pedalam na mesma velocidade, conversando e usando o celular. Mas onde não existe ciclovia, você vai demorar bastante, mais que uma moto, menos que um ônibus)
  • BARATO? ( é barato, MAS, se não houver segurança, e te roubarem uma bicicleta por mês, aí fica caro).
Então meus amigos, vocês podem perceber que o assunto Trânsito é muito complexo e precisa de muita explicação, mas podemos dizer que uma situação ideal seria a qual você iria de bicicleta da sua casa até o ônibus, do ônibus até o metrô, do metro até o trabalho, e depois tudo de volta. O carro é uma opção coringa, você usa quando for mais conveniente, mas sem ficar preso nele o tempo todo.

 Eficiência em uma cidade significa PRODUZIR POUCO LIXO. Por favor, releia LIXO para saber mais. Podemos produzir pouco lixo comprando somente o que iremos usar, ou preferindo embalagens recicláveis. Vou dar dois exemplos. Ontem abri a geladeira e tava cheirando coisa morta. Era uma bandeja de mortadela do mês passado, que ficou esquecida no fundo da geladeira. Esse tipo de alimento deve ser consumido em até 3 dias. Outro exemplo é o chocolate de uma grande empresa (fictícia), que (supostamente) embala seus chocolates individualmente, que depois são colocados em grupos dentro de um plástico, depois o plástico é colocado dentro de uma caixinha de papelão, que é embrulhado em um plástico, vendido em caixas de papelão. Se perdeu? São 1, 2, 3, 4, 5 embalagens, para comer um chocolatinho de 20gramas.

O custo de vida. Porque o Centro da cidade de São Paulo está abandonado, com edifícios ocupados por sem tetos, com prédios condenados por risco de desabamento, e porque as pessoas pagam fortunas de até meio milhão de reais para morar em condomínios fechados nas periferias da cidade, próximo às rodovias, a mais de 20km de distância do centro? ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA. Não se deixe enganar, o governo lucra muito com a especulação. Os edifícios do Centro pagam quantidades absurdas de impostos, e normalmente são apreendidos (palavra bonita que significa OU PAGA OU PERDE PLAYBOY) pela prefeitura e leiloados. Na periferia, os impostos são muito baixos, mas não significa que seja ruim de morar, pois o custo de vida é mais baixo, comida e bens de consumo são baratos, transporte é difícil mas todo mundo tem carro, educação você precisa pagar mesmo porque a pública é ruim, então é muito mais vantagem mesmo.

Para evitar esse efeito pizza, a prefeitura deveria fazer O OPOSTO do que faz hoje, inverter os impostos, paga barato no centro e caro na periferia. Assim a cidade iria se verticalizar, e o centro seria um pólo atrativo para todos. O limite vertical dos pédios em São Paulo é de 120 metros, aproximadamente 40 andares. Esse limite é devido às leis de evacuação em caso de incêndio. Mas poderia ser ampliado para 60 andares com muitas vantagens pois hoje temos sistemas inteligentes de combate a incêndio, materiais não inflamáveis, brigadas de bombeiros amadores, tudo isso.


Comparação entre Chicago(acima) e São Paulo(Abaixo).

Eu acho que fico por aqui, acabou o café, e tenho que dar uma saída, comprar xaxim(minha mãe é das antigas, ela não sabe que existem substitutos para isso), e uma mangueira de jardim. Abraço a todos, fiquem com Deus.

Quando for votar em outubro, lembre-se de duas coisas, a revolução francesa e a música de Black Sabbath "War Pigs".

"Políticos se escondem
Eles apenas iniciam a guerra
Por que eles deveriam sair para lutar?
Eles deixam esse papel para os pobres"

Aqui no Brasil, a esquerda quer fazer a guerra entre ricos e pobres, para instalar o socialismo. Vamos provar que somos capazes de sermos livres, de trabalhar na iniciativa privada sem nos deixar corromper pela ilusão da ganância, sem lucro exorbitante, sem tratar seus funcionários como escravos.

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