Postagens populares

sábado, 2 de agosto de 2014

Agnotologia

O que? Naum sei nem falah essa po4a.

Exatamente isso, você acertou, parabéns. Agnotology é o estudo da ignorância, principalmente no campo científico. Você se lembra quando as pessoas achavam que a Terra era quadrada, daí veio um maluco italiano e descobriu a América? Lembra quando as pessoas achavam que a Terra era o centro do Universo? Lembra quando as pessoas achavam que tomar manga com leite matava? Então, essas idiotices que todo mundo acredita são características culturais que são ensinadas para as crianças como verdades, embora estudos científicos provem o oposto.

Somente estuda enganos científicos? Basicamente sim, porque a ciência é OBJETIVA, enquanto que o Ser Humano é um animal SUBJETIVO. Como assim? Exemplo: Eu sou fã de AC$DC. Adoro, escuto no volume mais alto que meu rádio aguenta. MAS, o gosto musical é subjetivo, e por isso toda vez que paro o carro no farol vermelho, os carros ao meu redor sobem os vidros e tampam os ouvidos em um desespero frenético. Mas na ciência roqueiros e funkeiros concordam que 2 + 2 = 4. Eu tenho certeza absoluta que o comunismo é o maior erro político da história da humanidade, mas infelizmente existem bilhões de pessoas (contando com os chineses) que acreditam que o comunismo é a melhor forma de se viver, e que a liberdade mais atrapalha do que ajuda, e que pelotões de fuzilamento são divertidos ;-)

Na WIKI tem um exemplo interessante. A indústria de tabaco estava sofrendo forte pressão popular depois que descobriram que TABACO CAUSA CÂNCER.  Então eles tiveram uma idéia genial. Fumantes são por definição viciados químicos. O viciado sempre luta contra o vício no começo, mas ele é fraco e acaba desistindo. Para não se sentir mau por ter desistido, ele procura formas de justificar o vício, e uma dessas formas é a tática comunista do "Por que você está dizendo que eu roubei se o Político de descendência árabe rouba muito mais?". Entendeu? A indústria do tabaco pagou para diversos médicos pesquisarem sobre todas as substâncias cancerígenas do mundo, exceto o tabaco. Assim, o fumante pode dizer:" Meu cigarrinho não faz tão mau assim, arsênico é muito pior."

A ciência não é barata, e alguém tem que pagar a conta. Geralmente o cara que paga a conta não gosta de certas verdades científicas e acaba manipulando os resultados, fazendo o povo acreditar no que ele quiser. Antes da guerra do Vietnã, os Americanos acreditavam que a guerra era uma coisa heróica, que defenderia a liberdade, que levaria a democracia para os escravos do mundo. Mas a Guerra do Vietnã foi uma surpresa para todos com a invenção da TV AO VIVO, porque de repente as pessoas viram que a guerra não passa de um simples negócio para se ganhar muito dinheiro, às custas de civis inocentes, principalmente a morte das crianças. Quanto mais crianças morrem na guerra, mais rico fica o país vencedor. Um país sem crianças não tem cultura, não tem futuro, não tem mão de obra para a reconstrução do pós guerra. Assim, o país vencedor manda seus próprios funcionários instalarem empresas no território dominado.

Basicamente, a Agnotologia estuda como o ser humano preenche o vazio do conhecimento científico com as suas vontades políticas e econômicas. Vou dar outro exemplo. O frigorífico fictício, que hipoteticamente seria propriedade de supostos políticos mafiosos, supostamente comunistas, teria inventado um slogan de marketing diabólico, por que é gramaticalmente errado. Simplificando, seria mais ou menos assim, hipoteticamente falando: " Essa carne foi garantida". Essa frase não faz sentido nenhum, porque o adjetivo garantido exige uma explicação. Garantia do que? A propaganda não fala, mas o seu cérebro imediatamente completa a informação que ficou faltando com o que você mais se preocupa com o produto. Eu perguntei pro meu pai, ele respondeu "Garantia de higiene. " Minha tia disse " Garantia que o boi é saudável". Outra pessoa disse "Garantia que não tem hormônio". ESSA PROPAGANDA ENGANOSA NUNCA DISSE NADA DESSAS COISAS, VOCÊ ESTÁ INVENTANDO NA SUA CABEÇA INFORMAÇÕES QUE NÃO EXISTEM.

É claro que esse frigorífico fictício eu inventei, ele não existe. Mas eu achei um rapaz no Youtube que está tendo problemas com um frigorífico e a história dele é muito parecida com essa que eu inventei, vocês podem verificar em Rafael Zuchi. Eu não consegui trazer o vídeo dele aqui por um erro na busca do google.

A mídia, mais comum na Televisão, se esforça bastante para disseminar a ignorância científica entre a população. Médicos que vão na TV tentar explicar doenças comuns usando bonecos e bolinhas coloridas estão disceminando a ignorância porque cada paciente tem um problema específico e cujo tratamento deve ser receitado individualmente dentro do consultório. Nutricionistas que mandam você comer alpiste, pessoas da moda que dizem que você está fora de moda, políticos fazedores de opinião que fazem você andar de bicicleta, sendo que eles próprios são flagrados na delegacia registrando o roubo da moto emprestada do amigo. As pessoas são naturalmente curiosas, todos nós gostamos de aprender novas coisas todos os dias, e infelizmente existem mau caracters que tentam nos enganar e tentam fazer com que concordemos com eles a todo custo.

Eu já citei religiosos estelionatários no blog anterior, então agora posso postar uma reflexão bíblica sobre a ignorância, http://www.estudosdabiblia.net/bd39.htm

Quando ele pregava aos adoradores de ídolos de Atenas, Paulo disse: "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam" (Atos 17:30). Este versículo é muitas vezes usado para sugerir que Deus não condenará aqueles que nunca ouviram o evangelho, e para desculpar as falhas dos cristãos em ensinar seus vizinhos ou levar o evangelho às áreas mais remotas. 

Essa passagem acima sugere que quanto mais coitadinho e burrinho for o cara, mais perdão ele merece. Errado, toda pessoa que escolhe ficar ignorante, mesmo depois que uma solução foi encontrada, deve assumir a responsabilidade da ignorância. É isso que está escrito na Bíblia. Não importa se você é Judeu, Cristão, Muçulmano, Ateu, oriental, ou crente, todos os erros que você cometer serão cobrados da sua responsabilidade. Vivemos no século 21, a informação é quase de graça e está disponível para 5 bilhões de pessoas na Terra (discontando 1 bilhão de miseráveis em situação de fome e guerra, e 1 bilhão de Chineses que tem internet censurada). Uma pessoa ignorante PORÉM INOCENTE, praticamente não existe hoje em dia. Portanto, não aposte na sua ignorância para sair impune de seus erros.

Quando Cristóvão Colombo caiu da Beirada da Terra Quadrada, ele sabia que teria de pagar graves consequências por seus atos, como por exemplo casar com as mais belas índias nuas do mundo, se cobrir de ouro e prata, comendo da melhor carne de onça e sem trabalhar recebendo o bolsa-marinheiro. Não estudar, é uma escolha sua, e sua ignorância não te torna inocente.



Forte abraço meus amigos, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário