Postagens populares

sábado, 26 de julho de 2014

Con Artist

Desde abril que eu não escrevo nada, e eu tenho uma boa desculpa. Fiz um curso no Senai e sou um eletricista predial regulamentado agora, nova profissão, novos desafios, MAIS $$$$$$$$. Agora sim, meu sonho de ter uma fazenda de coelhos irá se realizar. Eu ainda não contei pra vocês da fazenda de coelho? Fica pra próxima vez.

O tema de hoje é " CON ARTIST", um termo em inglês para ESTELIONATO. Mas há diferenças, e a mais importante delas é que o verdadeiro golpe de Con Artist NÃO É CRIME EM MUITOS PAÍSES, incluindo é claro o nosso hexa-campeão em impunidade, o Brasil. Gooooool da Alemanha.

Eu admito que eu tenho um problema, que sempre me atrapalha muito na vida. Eu tenho um forte senso de justiça. Para mim, o que é certo é certo, o que é errado é errado, preto no branco sem cinzas. Mas é claro que eu estou errado, o ser humano tem defeitos e devemos sempre perdoar.

Um desses defeitos que é explorado pelos con artists é a INOCÊNCIA, ou credulidade, o excesso de confiança que algumas pessoas tem sem justificativa racional. Por exemplo, um famoso médico (hipotético é claro, lembre-se que sou pobre e não tenho dinheiro para pagar o sistema judiciário para me inocentar.) de reprodução humana foi preso por estuprar suas pacientes quando elas eram anestesiadas. Vocês acreditam que o registro médico no Conselho regional de medicina dele não foi cassado? Hipoteticamente falando, é claro. Isso é uma forma de Con Artist, uma pessoa que usa de seu "charme" ou "estatus social" para tirar vantagem das pessoas.

Segundo a wikipédia, um bom livro para ler seria esse:
In Confessions of a Confidence Man, Edward H. Smith lists the "six definite steps or stages of growth in every finely balanced and well-conceived confidence game."

 De conformidade com o Código Penal brasileiro o estelionato é capitulado como crime econômico (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento."

"Mas Danghetti você tinha dito que no Brasil não era crime o Con Artist, mas o crime 171 estelionato dá cadeia. Você está mentindo?" Não, eu também disse que existem diferenças. No estelionato, você precisa " Enganar, fazendo alguém errar pela mentira ou meio ilícito.". Por exemplo, o golpe do carro barato. O estelionatário anuncia no jornal um carro pela metade do preço e diz que precisa vender urgente por motivo de saúde. A vítima liga interessado, e começa a fazer perguntas, e a principal delas é "Podemos combinar algum lugar para VER o carro?" O estelionatário explica que não é possível ver o carro porque ele está na oficina ou porque está em outro lugar, mas explica que já existem outros interessados e que se a vítima não quiser perder a oportunidade deve depositar uma entrada na conta do vigarista. A vítima faz o depósito na CONFIANÇA de que um dia verá esse carro, mas é claro que não existe carro nenhum.

O Crime de estelionato precisa das 4 coisas : VANTAGEM ILÍCITA (vender um carro que não existe), com prejuízo (roubando dinheiro), Induzindo o erro (fazer um depósito sem ver o carro), mediante meio fraudulento (vender carro que não existe). Mas o Con Artist é muito mais discreto, e ele não utiliza meios fraudulentos. Vender um carro que não existe é burrice, mas não é ilegal vender um carro comum pelo dobro do preço se você disser que a Lady Diane sentou no banco de trás naquela vez que ela veio passear disfarçada aqui no Brasil. Pode até ser mentira, mas é impossível provar.

Um golpe de Con Artist que ninguém ficou sabendo foram as ações da Petrobras antes da crise da Bolívia. Pessoas hipoteticamente ligadas ao Governo Federal supostamente teriam passado ordens aos Gerentes dos Bancos Federais (CEF e BB) para espalhar boatos entre os correntistas que agora seria uma excelente oportunidade comprar ações da Petrobras (que na época valiam em média 100 reais cada) por que eles supostamente teriam informações privilegiadas (isso é crime) de que a Petrobras iria expandir para a Bolívia e as ações iriam duplicar de valor. Muitas pessoas foram enganadas, inclusive pessoas próximas de mim, e hoje o resultado, as ações valem 17 reais.

Foi um estelionato? De acordo com a lei brasileira não. Houve vantagem ilícita, houve prejuízo, foi induzido o erro, MAS não houve fraude. Realmente existiam ações, realmente é legal vender ações. Mas não é estelionato porque a pessoa poderia ter dito VTNC e ido embora do banco, nada impediu o correntista de fazer isso, não foi sequestro, nem extorsão. Simplesmente o bom e velho jeitinho Brasileiro de fazer todo mundo de trouxa. E isso, meu amigo, jamais será crime aqui.

O crime de Con Artist é muito mais comum e VOCÊ ( nós na verdade) caímos nele quase todos os dias. Toda vez que um político vai na TV e diz " Vamos juntos nessa luta", isso é um crime de Con Artist. O político está levando vantagem com o NOSSO prejuízo nos induzindo ao erro. MAS é perfeitamente legal pedir o seu voto. VOCÊ NÃO É OBRIGADO A VOTAR, apenas a COMPARECER PESSOALMENTE na seção de votação. Percebeu o golpe? Você acha que DEVE votar, mas na verdade seu único dever é estar lá no dia, mais nada.

Algumas pessoas mais humildes e sem estudo caem no golpe da cura milagrosa. Um suposto pastor supostamente manda um boleto para os fiéis e diz: "Jesus vai dar o milagre para quem FOR o maior milagre". Eu já ouvi falar em boletos de 15000 reais, você pode pagar qualquer tipo de cirurgia com esse dinheiro.

CUIDADO: Contém palavrões.


Sítio do picapau amarelo... kkkkkkk

Existem Con Artists muito menos famosos e menos ricos, nossos queridos amigos vendedores de artigos luxuosos. Meu pai era gerente de uma perfumaria e ele tem uma história engraçada. Uma véia loira O² com vestido agarradinho de oncinha. A vendedora cola nela e diz assim: "Amiga, tá levando os produtos da promoção? Não faça isso com você mesma, você é linda e merece muito mais. Se você não comprar o melhor, seu marido vai comprar esses produtos pra outra...". A véia levava a loja inteira, só faltava fazer boleto. kkk

A moral da história, VIVENDO E APRENDENDO. Devemos respeitar a todos, mas nunca confiar em ninguém. Confie em você. Confie nos seus sonhos e lute por eles, sem apelar para atalhos e trapaças. Esse vídeo abaixo é o meu pedido de desculpas para os crentes que ficaram ofendidos com o Pastor Arnaldo. Abraços, e fiquem com Deus. Ou com o Diabo, você não sabe a diferença mesmo, tanto faz.

potencial diabólico escravizador, instrumento de manipulação dos que sofrem ... de culpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário