Postagens populares

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sustentabilidade Administrativa

Amigos Engenheiros, bem vindos, obrigado a todos por comparecerem a mais essa discussão. A palavra de hoje é sustentabilidade. O que é isso?

"Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras."

 A WIKI às vezes é muito mau escrita, infelizmente. A definição que vamos trabalhar é a definição científica de Sistema Fechado. Em um sistema fechado, a quantidade total de matéria e energia é FIXA, não pode ser acrescentada e nem subtraída. Mas e daí? Daí que aplicado ao nosso sistema econômico, percebemos que a Revolução Industrial desafia esse conceito básico da Natureza, e nós estamos aqui para corrigir mais esse erro da Humanidade, O Desperdício Econômico.

Vamos tomar como exemplo a mais básica das indústrias, uma fábrica de pregos. Eu comprei uma fábrica de pregos, e pedi ao capataz que me explicasse como ela funciona. Então ele me explicou de forma bem simples: "Agente compra o rolo de arame da metalúrgica nacional, esquenta com o maçarico a gás (Gás de petróleo) e ele entra na prensa hidráulica(elétrica) que corta e amassa a cabeça. Eles já caem prontos na caixa."

Para mim pareceu muito simples, pois a fábrica tinha apenas 7 funcionários, dois rapazes carregavam o rolo de arame, um operava a prensa, um era responsável pela manutenção elétrica, mais um pelo empacotamento dos pregos em caixas de 1 kg, uma secretária para as finanças e o capataz. Então pedi os livros de custos para a secretária para verificar como estava meu lucro na operação.
CUSTOS
  • US$ 120,00 rolo de arame
  • US$ 40,00 por botijão de 40kg de gás
  • US$ 400,00 conta de luz por mês
  • US$ 60,00 manutenção em geral
  • US$ 800,00 Salários
1 rolo de 100Kg de arame faziam praticamente 100Kg de pregos, as perdas eram desprezíveis. Eu poderia vender o Kg de pregos por no mínimo  US$ 25,00 para equilibrar os custos. No momento o mercado vendia o kg de pregos a US$ 32,00, me dando apenas 28% de margem de lucro para 10 rolos por mês. Depois de alguns dias eu pensei muito e chamei o capataz. Conversamos sobre aumentar os lucros para 50%. As idéias possíveis foram:
  1. Procurar outros fornecedores de material mais barato, um rolo de arame por US$ 100, 00, ou botijão de gás mais barato ou achar outra fonte de eletricidade.
  2. Mandar embora (demissão) um dos carregadores de rolos e comprar um guincho de correntes, assim somente 1 pessoa levantaria o rolo de 100Kg.
  3. Mandar embora o eletricista e somente chamar a manutenção depois que algo acontecesse.
  4. Aumentar a produção comprando mais uma prensa.
  5. Aumentar o preço do produto fazendo uma campanha de marketing justificando porque somos mais caros e melhores.
 Inicialmente escolhemos a opção 3. Com um salário a menos a margem de lucro subiu para 33%, não o suficiente para a minha meta. Então tive de fazer um empréstimo no banco e comprei mais uma prensa e contratei mais um rapaz. O problema é que minha produção não dobrou para 20 rolos/mês devido à problemas técnicos, o gás acabava com mais frequência, e a conta de luz subiu 50%. Em um mês bom fazíamos 18 rolos. O lucro subiu para 57,4%, finalmente bateu minha meta.

Tudo ia bem mas então bateu o desastre na minha porta. Uma desgraça. Uma tragédia que não me deixou dormir à noite. Eu tremia em desespero, chorei como uma criança sem um doce. Prepare seu coração pois as cenas a seguir são fortes. Meu vizinho, aquele maldito gordo folgado, comprou um Iate 20 pés maior que o meu.

Isso é guerra, isso não vai ficar assim, Eu não posso ser humilhado dessa forma. O lucro da minha empresa teria de subir a 125% imediatamente, pois cada dia que aquele Iate ficava rindo da minha cara, era um dia que eu ficava sem dormir.

Capataz e eu chegamos a 3 conclusões:
  1. Iria converter uma das prensas para fazer parafusos, pois o valor de mercado era o  dobro. 
  2. Iria comprar uma caldeira a vapor alimentada a carvão, pois a conta de luz cairia de US$ 600,00 para apenas US$ 50,00 mais US$ 50,00 de carvão.
  3. Iria demitir o capataz para economizar o maior salário da fábrica, US$200,00
Essa última ele não necessariamente concordou alegremente, mas depois de mostrar minha pistola de ouro com cabo de madrepérola, presente de Papai, ele se acalmou. Então voltamos a conta de custos:
  • 120 dólares o rolo de arame faz 100 kg de pregos a 32 dólares e 90Kg de parafusos a 58 dólares, pois existem perdas ao fazer as roscas.
  • Conta de luz baixou para apenas 100 dólares.
  • A folha de pagamento era de apenas 600 dólares.
O lucro do primeiro mês de pregos foi 1400 e parafusos 3220 dólares, apenas 56%. NÃO, isso é inaceitável! Eu fiz todas as modificações possíveis na fábrica! Era hora de uma medida mais drástica! Mais enérgica! Preciso expandir a produção, Aumentar os preços, fazer um cartel com meus concorrentes, incorporar outras empresas, corromper políticos, Tudo isso para aquele Iate de 180 pés que vai mandar meu vizinho metido de volta para o inferno que ele saiu!

Por outro lado, permitam-me contar para vocês amigos engenheiros, o outro lado da moeda, outra forma de sociedade que eu li em um livro:

" Eu acabava de fazer quatro anos. Meus pais e eu morávamos numa pequena aldeia da Galiléia chamada Qumran, a dois dias de marcha ao nordeste de Jappa, hoje Tel-Aviv. Jappa era a cidade grande, uma aventura total. De pé sobre o murinho do jardim que rodeava nossa casa modesta, eu muitas vezes contemplava a longa fila de caravanas de camelos que iam para lá num passo displicente.
      Era uma das minhas distrações favoritas; eu gostava de imaginar os mercadores começando a desempacotar na praça da cidade os misteriosos conteúdos dos enormes cestos presos aos flancos de suas montarias. Eu só tinha visto esse espetáculo uma vez, mas ele tinha marcado fortemente minha imaginação e meu espírito infantil.
      A vida estranha das pequenas ruelas oprimidas pelo calor, as tendas dos artesãos e dos comerciantes, o aroma das especiarias, os gritos dos animais e a agitação do porto, tudo isso contrastava enormemente com a existência calma e perfeitamente regular de nossa aldeia.
      Meu pai era oleiro e raras eram as ocasiões em que ia a Jappa. Além disso, era preciso suplicar-lhe que eu fosse. Ele preferia o ritmo monótono da aldeia do que o agito da cidade.
      Inconcientemente, eu o reprovava por isso. Não tinha mais nada a fazer em Jappa além de comprar cereais uma vez por ano? Minha mãe às vezes tentava conversar comigo sobre o assunto. Ela também tinha-se acostumado à vida dura e simples do campo. Aliás, ela sempre tinha vivido lá, como todos da aldeia, a aldeia dos irmãos, era assim que os de Jappa a chamavam.
      Irmãos de quem? Eu não sabia, mas meu pai e os outros vizinhos diziam que éramos todos irmãos e que devia respeitar isso. Quantos éramos na aldeia não passavam de duzentos. Todas as casas eram rodeadas por alguns tratos de terra que bastavam para suprir nossas necessidades diárias, de legumes e verduras. Mais abaixo, em ambos os lados da estrada, todos cultivávamos os campos maiores de trigo e linho. Todos trabalhavam de comum acordo, ninguém se dizia dono de todas as terras. A terra não era repartida, e não era fechada. A terra era a propriedade da aldeia dos irmãos.
      As discórdias eram raras pois a grande colheita era dividida em partes iguais. Disso surgia a grande paz que eu amava na aldeia. Parecia que a nossa lei era especial, bem diferente da lei dos mercadores.
     O trabalho de oleiro do meu pai supria a necessidade de toda a aldeia, e às vezes um mercador parava para lavar os pés, descansar e comprar uns Cântaros e pratos de barro. Se um irmão quebrava uma tigela, imediatamente meu pai lhe oferecia outro, em troca de um "fiado", onde o pagamento não viria em dinheiro, mas em favor de amizade. Era assim que a aldeia trabalhava, sem moedas, mas com muitas trocas de favores, cada um com suas habilidades.
      Um dia um estranho chegou, conversou com meu pai, e foi embora. Meu pai veio falar comigo e perguntou:
 - Simão, entre o mestre e o servidor, qual dos dois te parece mais importante?
      Eu sem entender não falei nada.
- Os dois Simão. São as duas mãos do mesmo corpo, os dois olhos do mesmo rosto. Eles são  o vento e a vela, a espada e o escudo. Um é apenas metade sem o outro."

Essa bela história de igualdade e humildade é uma Utopia, um sonho impossível. Nós engenheiros trabalhamos com possibilidades, com cálculos científicos comprovados. Uma dessas certezas da vida é que algumas pessoas são orgulhosas demais para viver em sociedade, elas se acham melhores do que nós, povo comum. Então se o orgulhoso precisa de orgulho para ser feliz, deixemos que ele seja então. O segredo da felicidade não é cumprir todos os seus desejos e prazeres?

Mas e como acabar com o sofrimento? Como acabar com a fome, o desemprego, os marginais da sociedade? Eu proponho três soluções radicais:
  • Acabar com a bolsa de valores e as ações. Uma pessoa não pode (e não precisa) ter mais dinheiro do que a quantidade física de dinheiro real que existe no mundo.
  • Sistema de Fiado por escambo, a troca de favores sem movimentar dinheiro.
  • A extinção das empresas e das pessoas Jurídicas, a responsabilidade dos erros das empresas devem ser divididos entre funcionários e diretores. 
Para explicar melhor as minhas idéias, por favor assista "The corporation", o melhor documentário econômico do mundo. O dvd é fácil de encontrar nas lojas.

Por que eu sou contra a bolsa de valores? Simples, PIB. Produto interno bruto, a somatória de todos os produtos e serviços trabalhados por um país, é selvagemente devorado por preguiçosos e vagabundos acionistas, que não trabalham e não produzem nenhum bem ou serviço útil, mas retém toda a riqueza do planeta. São mais do que reis, mais do que imperadores, são falsos deuses humanos, pagãos, traidores. Os acionistas não se importam com ninguém, venderiam a própria mãe se fosse ter mais lucro, com frete grátis.

O sistema de escambo é um relacionamento de amizade, tem um valor Divino de humildade e honra, onde o verdadeiro valor está em seu bom nome, na sua utilidade como um membro ativo e produtivo da sociedade. Eu sou eletricista, eu posso arrumar a tomada da sua geladeira em troca de uma caixa de cerveja, e depois você pode ser um professor de matemática que vai ensinar meu filho, por exemplo. Hoje em dia é difícil por exemplo dividir um carro, porque um carro é feito por milhares de operários espalhados por todo o mundo. Mas quando você compra um carro zero km, você pensa nos acionistas que estarão lucrando com a sua compra? Eles agradecem a você depois? Você tem algum relacionamento com essas pessoas? Claro que não.

Nem toda empresa é maligna, eu sei. Mas de acordo com o documentário "The Corporation", toda empresa pode ser considerada um ser sem alma e sem consciência, sem sentimentos e sem arrependimentos. Toda Pessoa Jurídica é semelhante à uma pessoa PSICOPATA.

Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade

Critérios diagnósticos pelo DSM-IV-TR para transtorno de personalidade antissocial (F60.2/301.7) 5 :
  • A. Um padrão pervasivo de desrespeito e violação aos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos, como indicado por pelo menos três dos seguintes critérios:
    • 1.Fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção;
    • 2.Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro;
    • 3.Irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas; porém, paradoxalmente, têm fama e geralmente agem de forma bem comportada.
    • 4.Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia;
    • 5.Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras;
    • 6.Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa.
    • 7. Comportamento sexual exacerbado e inadequado, via de regra com vários parceiros, sem nenhuma ligação afetiva;
    • 8. Agressividade contra animais domésticos;
    • 9. Desrespeito e desprezo por ambientes familiares;
  • B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade.
  • C. Existem evidências de Transtorno de Conduta com início antes dos 15 anos de idade.
  • D. A ocorrência do comportamento antissocial não se dá exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou Episódio Maníaco.
Vale dizer que, embora tecnicamente o psicopata seja sinônimo do transtorno de personalidade antissocial, nem sempre os psicopatas (principalmente os mais comuns) apresentam todos esses critérios. Pelo contrário, conseguem manipular e mentir tão bem, que não raro todo psiquiatra ou médico certamente já consultou um indivíduo psicopata sem identifica-lo.

Meus amigos engenheiros, vivemos em uma sociedade fria e calculista, violenta, sádica, irresponsável. Vivemos cercados de PSICOPATAS ANTISSOCIAIS.   Cada refrigerante, hamburger fast-food, cada roupa de marca, cada litro de gasolina e cada carro, cada celular e cada computador foi o produto de vários comportamentos que somados destróem a nossa sociedade pelas consequências dos abusos ambientais, abusos humanos contra os trabalhadores mau pagos e explorados, contra os consumidores lesados por produtos caros e de baixa qualidade, com Obsolescência programada em 6, 12 ou 18 meses. Meu carro tem 20 anos (240 meses) de idade, funciona muito bem. As peças que quebraram eu já substituí. Meu celular tem 12 meses, está começando a dar defeito, primeiro no som, depois na tela, em breve na bateria. Não completará 24 meses, com certeza.

Amigos engenheiros, devemos incluir em nossa sociedade os valores divinos perdidos, As virtudes do Amor de Deus.
  • Amor
  • Caridade
  • Humildade
  • Castidade
  • Generosidade
  • Moderação
  • Trabalho ético
  • Paciência
 Satã completou seu trabalho, o diabo fez do orgulho e da vaidade dois desejos que dominam nossos pensamentos e destróem nossa alma. NÃO COMPRE NADA de empresas culpadas de crimes contra a moral de Deus. Quer exemplos?

IBM, a gigante da informática, forneceu as máquinas de cartão de ponto para o partido nazista organizar melhor o banco de dados e matar os judeus com mais eficiência. Coca-Cola inventou a Fanta para vender refrigerantes para os nazistas na época da guerra. Mc Donalds fornece alimentos gordurosos e pouco nutritivos fazendo propaganda para crianças, insinuando que a felicidade está dentro do hambúrguer. A nike paga 0,03 centavos de dólar para cada operário chinês que faz seus produtos. A Epson insere propositalmente em suas impressoras um Chip contador, que conta 1800 páginas impressas, e bloqueia a impressora, inutilizando a máquina forçando o consumidor a comprar uma nova. Monsanto cria produtos químicos para agropecuária que são tóxicos e podem causar câncer.

Todos esses comportamentos antissociais e pscicopáticos são crimes, se fossem cometidos por uma única pessoa. Mas nossa sociedade é escrava desses malucos jurídicos, e somos viciados em suas novidades custe o que custar, mesmo que seja o sofrimento de pessoas como nós, seres humanos que precisam comer, dormir, estudar e cuidar dos filhos. Da próxima vez que você for comprar um produto, pare e pense:
  • Eu realmente tenho necessidade desse produto, ou eu apenas estou seguindo as ordens da propaganda e da moda, assim como o povo alemão foi enganado pelo partido nazista?
  • Eu estou comprando o produto mais barato, mas será que os operários estão sendo bem pagos para trabalhar? Eu estou comprando o mais caro porque acho de melhor qualidade, mas será que a Obsolescência Programada não vai estragar meu produto e eu vou perder meu dinheiro?
  • Eu não conheço essa empresa, será que a fábrica é limpa, ela recolhe seu lixo, trata a água para não poluir os rios? As chaminés tem filtros? Os operários recebem equipamentos de proteção individual, são bem treinados, remunerados, alimentados? Essa fábrica usa matéria prima renovável, ela recolhe os produtos velhos para reciclagem?
  • Eu sei que essa empresa foi multada por irregularidade, mas eu confio na marca. Será que minha consciência não ficará contrariada em apoiar uma pessoa jurídica que não respeita as leis e a moral? Será que eu posso ser cúmplice de um criminoso?
  • Essa empresa investe muito em propaganda, o produto deve ser bom. Você já leu meu Post sobre propagandas neste mesmo blog? Com certeza não, procure o MENU à direita do seu vídeo (clique aki) e por favor leia. Você estará ajudando a todos nós, a nos defendermos das propagandas enganosas. A regra de ouro da propaganda: Se um produto faz propaganda, PROVAVELMENTE, você não precisa, está mais caro que o do concorrente, é exatamente o mesmo de antes mas com nova embalagem, promete resolver um problema psicológico e você deveria procurar um médico, ou simplesmente você está desperdiçando um dinheiro que poderia ser investido ou revertido à caridade.
O ÚNICO PODER DE DEFESA DO CONSUMIDOR É NÃO PAGAR SEU DINHEIRO PARA QUEM NÃO MERECE. Simples assim, não dê seu dinheiro para quem faz o Mal. Se uma empresa apóia o Nazismo, essa empresa não deve existir. Se uma empresa causa obesidade em crianças ela não deve ser a fonte de alimento de seu filho. Se uma empresa programa seu produto para intencionalmente quebrar em um tempo definido, essa empresa não merece seu dinheiro. Se a empresa faz propaganda que hipnotiza e rouba a inocência de seu filho, desligue a TV e compre um DVD do Sítio do picapau amarelo ou do Cocoricó. Se a empresa envenena o céu, o mar e a terra e causa mutações genéticas e câncer, essa é a Casa do Diabo.

Destruir é fácil, qualquer criança de 6 meses de vida pode apertar o botão que dispara a bomba atômica. Construir é Divino, é tarefa impossível para quem não tem amor no coração. A Engenharia é a mais nobre e mais antiga profissão da Humanidade, nós criamos qualidade de vida, um futuro melhor para nossos filhos. Mas o Diabo criou o dinheiro para nos afastar de Deus. Vendemos o futuro de nossos filhos por um punhado de ouro e um carro novo. Todos que fazem parte de uma empresa maligna são como Judas, vendendo o seu futuro câncer por 30 moedas de prata, mensais. Satã aprendeu, ficou esperto, inteligente, disfarçado em sorridentes e inocentes velhinhos ricos, homens brancos simpáticos portadores de ações anônimas em paraísos fiscais. Diga não à corrupção da sua alma, defenda seu futuro e a felicidade dos seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário