Postagens populares

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A Lâmpada de 100 anos

Amigos Engenheiros, o tema de hoje é OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.. Abaixo eu vou apresentar um documentário do youtube sobre o tema, quem tiver paciência de assistir (demora 1h), não vai se arrepender. Por outro lado quem não é fã de cinema, talvez a leitura do meu blog seja agradável também.


Em 1920, a vida média das lâmpadas incandescentes era de 25mil horas, aproximadamente 7 anos de vida útil. Mas aconteceram dois fatos extraordinários nessa época que mudaram para sempre o nosso mundo. Primeiro foi formado o primeiro CARTEL empresarial para manipular o consumidor a nível mundial, o Cartel dos fabricantes de Lâmpadas PHOEBE. Esses empresários queriam aumentar as vendas de lâmpadas diminuindo a duração do filamento, para que a lâmpada queimasse e você tivesse de comprar outra. Inicialmente desenvolveram a lâmpada de 2500h que duraria mais ou menos 1 ano, se você usar 10h por dia. Mas então em 1929 o desastre da quebra da bolsa de Nova Iorque abalou o Capitalismo moderado da época, e no desespero, as pessoas acharam melhor incentivar a produção e o consumo CUSTE O QUE CUSTAR. Nasceu então o Capitalismo Selvagem.

A vida útil das lâmpadas baixou para 1000h, significa que se você usar 10h por dia, a lâmpada duraria somente ridículos 4 meses. Então as pessoas que antes compravam lâmpadas a cada 7 anos, agora compram 3 vezes por ano. Do ponto de vista do consumidor, é um roubo. Por outro lado, se você fosse procurar emprego naquela época, provavelmente você iria achar em uma fábrica de lâmpadas. Foi essa a idéia que os Capitalistas tiveram para fazer a "economia girar", ou seja, maior consumo, maior emprego. Só tem um problema nessa teoria, que não a faz perfeita. Escassez de recursos causa inflação. Eu gostaria de fazer uma metáfora se me permitem.

Existe um lago de água potável a 1000m acima de uma cidade qualquer. O prefeito quer construir um aqueduto. Mas ele depende da ajuda das pessoas, que precisam beber água enquanto trabalham. Então quanto mais demorar o trabalho, mais as pessoas beberão água. Imaginemos que o Lago poderia ter água suficiente para 10 anos da cidade, mas a obra demorou 3 anos para ser concluída. Quanta água chegará até a cidade então concluída a obra? 7 anos de abastecimento de água? Mais ou Menos 4 anos. Porque além dos trabalhadores beberem da água, a cidade continua precisando de água também. Na verdade, eu gostaria de ilustrar com isso que o dinheiro, assim como a água, é um material que tem uma quantidade fixa, finita. O capitalismo acha que pode criar dinheiro explorando recursos naturais, mas isso não é verdade. O dinheiro vem do tempo que o trabalhador vende e da necessidade do consumidor.

Existe a Lei da oferta e da demanda no mercado, e essa lei diz que quanto maior a importância do produto e quanto menor for a quantia disponível desse produto, mais caro será seu preço. Você sabia que o diamante, que é basicamente um cristal de Carbono, é um dos elementos mais comuns do Universo? Mas então porque o diamante custa tão caro? Porque os donos de minas de diamante, que controlam toda a produção mundial, investiram na propaganda que sem diamante na aliança sua mulher "seria menos amada", ou algo parecido. Até 1950, as alianças de casamento eram apenas anéis de ouro. Mas os donos de minas de diamante pagaram gordas comissões para as joalherias venderem anéis de diamante. Outra coisa é o controle de estoque, algumas minas separam apenas os maiores diamantes para jóias, alguns menores para ferramentas industriais, e o resto é guardado em locais secretos para sempre. Assim, nenhuma opção mais barata chegaria ao consumidor.

Como nós aprendemos em 1930, não basta ter recursos valiosos, é preciso que as pessoas queiram muito o seu recurso, até chegar ao ponto do desespero, e que o valor do seu recurso possa ser uma quantidade de dinheiro que as pessoas possam pagar. Todos nós, usuários de Android, rimos daquelas pessoas dormindo na rua, em frente à loja da Apple, desesperadas em comprar primeiro o novo Iphone4S que fala. Como o documentário deixa bem claro, esse desespero das pessoas em comprar um novo produto é calculado e manipulado pelos empresários. A bateria do Iphone não é substituível, e tem vida útil de 18 meses. Poderia durar mais? Tecnicamente sim, só que não é do interesse do Marketing. Por isso contei a história das lâmpadas no começo. O mesmo "erro", não sei se eu posso usar essa palavra, que seus bisavós cometeram em incentivar a indústria das lâmpadas a fazerem produtos de baixa qualidade e duração, é o mesmo "erro" que os jovens cometem hoje ao entrar em desespero na fila da loja.

Os comunistas usam a Obsolescência Programada como argumento contra o Capitalismo, mas esse argumento é fácil de derrubar. No comunismo, na Alemanha Oriental, uma geladeira tinha garantia do governo que duraria 25anos. E duram, algumas funcionam até hoje. Mas e a tecnologia? Hoje temos geladeiras Frost Free, não precisa degelar e o freezer atinge -15°C, sendo que nas antigas o freezer era só 0°C. O comunismo é ótimo pra gente velha que vive reclamando "Na minha época era melhor". E olha que beleza, você ainda tem a geladeira da sua infância, e seus filhos também, e seus netos também, e seus bisnetos também. Já que ela faz parte da família, seria justo a gente dar um nome para ela, o que vocês acham de Loira, porque tah sempre gelada?

Mais uma regra de mercado importante, mas antes vamos recapitular. Primeiro tivemos a Grande Depressão americana, pessoas sem dinheiro e empresários sem consumidores. Então a Obsolescência Programada veio para aquecer a economia. Depois no pós guerra de 1950 tivemos o marketing "Sedutor", que convidava os consumidores a comprar os novos lançamentos porque os produtos mais modernos tem mais tecnologia que os antigos. Depois tivemos o final da guerra fria e as fábricas comunistas da USSR foram fechadas, gerando um aquecimento do consumo que a China conseguiu cobrir com seus preços baixos. Essa é a última regra de mercado que eu gostaria de discutir hoje, CUSTO x BENEFíCIO.



A China é o último país comunista do planeta, sem contar essas bizarrices da América Latina. Os custos com funcionários na China é próximo de zero, pois o custo de vida por lá é muito baixo. Aqui nós Brasileiros reclamamos da má distribuição de renda, mas a China é número 1 do mundo muito na frente. Lá na China existem duas classes de cidadãos, determinadas desde a nascença. O Cidadão produtivo, capitalista, que tem seus direitos garantidos, e é visto pelo governo como os verdadeiros chineses, vivem nas cidades, que são fortificadas assim como eram no Feudalismo. E tem os camponeses, de segunda classe, sem direitos, sem dinheiro, sem ajuda do Governo comunista nem para abrir poços de água para beber e irrigar as terras secas. Esses camponeses não possuem identidade, mas sim PASSAPORTE, e não podem deixar suas províncias sem motivo senão são presos. Quando um camponês junta dinheiro, por um milagre de Deus, ele pode pedir ao Governo um carimbo temporário de 1 ano para trabalhar na Cidade. Lá na cidade, seu trabalho é explorado nas fábricas por até 120 dólares mensais, considerado uma quantia ridícula para quem é a terceira maior economia do planeta.

Portanto meus amigos, queria aproveitar esse Momento Datena para enxugar as lágrimas e fazer uma pequena oração pelos nossos irmão chineses que sofrem calados. Da próxima vez que você for comprar um novo Iqualquercoisa, leia a etiqueta do produto, com certeza está escrito Made in China. Lembre-se dos 120 dólares do operário que fez seu produto com muita esperança no futuro dele, que ele vai economizar e comprar comida, roupas e uma bomba dágua para sua aldeia. Junto com a INTERNET, o mundo passou por uma mudança profunda e irreversível, chamada de GLOBALIZAÇÃO. A economia globalizada significa que eu bebo cerveja holandesa, visto uma roupa americana, calço tênis nacional e todos os eletrodomésticos da minha casa são fabricados na China. Significa que nossa economia não vai melhorar se o mundo não comprar de nós.

O Brasil é um país exportador de produtos agrícolas, sandálias de borracha, castanhas e nozes, e música ruim. Nenhum desses produtos tem a chamada Obsolescência Programada, até porque são produtos naturais e perecíveis de qualquer jeito. O Brasil também não é líder de nenhum Cartel em nenhum segmento de nenhum produto. Sob esse prisma, não deveríamos ter aberto as fronteiras para importação, pois como diz o ditado:" É dando que se recebe.". O Brasil não tem nada a oferecer que seja lucrativo e exclusivo, pois nem mesmo o Etanol nós conseguimos manter em segredo, os Americanos já "compraram" nossa tecnologia de etanol e já está nos vendendo Etanol. Vou repetir. O país, nós, que inventou o Etanol, está importando Etanol. Não meus amigos, não é assim que fazemos negócios.

Os comunistas da América Latina estão sendo apoiados pela população inocente que não entende nada de economia e acha que recebendo bolsa-fiqueemcasa do governo está recebendo distribuição de renda. Não se pode fazer distribuição de renda sem critério nenhum. Primeiro de tudo. qual é o mérito do seu salário? Em Cuba, não importa o que você faz, desde o lixeiro até o cirurgião cardíaco recebe 19 dólares mensais. A fortuna pessoal de Fidel Castro, declarada legalmente, é estimada em 900 milhões de dólares, fora o que não sabemos de paraísos fiscais. Distribuição de renda significa que os trabalhos mais "difíceis", por enquanto vamos usar esse adjetivo, recebem mais do que os trabalhos menos especializados. Essa é a base do Capitalismo, é uma negociação. Precisamos muito de engenheiros agrícolas para cuidar de nossas lavouras de soja, e de cirurgiões plásticos para consertar a bunda das paniketes, portanto são os dois profissionais mais bem pagos da rede privada. Depois temos juízes, advogados e políticos, mas o dinheiro deles é sujo, como todos nós sabemos. Depois temos os empresários, que não são considerados assalariados mas sofrem muito com impostos. Na base da pirâmide estamos Eu e você.



Eu até ganho mais do que você porque eu não tenho salário de carteira assinada, portanto o governo não retém imposto na fonte. Assista o vídeo se você não sabe o que é imposto retido na fonte. Mas todo o resto não temos como escapar, apesar de que eu compro muita coisa usada, sem imposto, e compro muita coisa chinesa sem nota fiscal. Faça a sua parte também, negocie melhores condições com o nosso Governo. Exija seus direitos, queremos negociar menores impostos e melhores serviços. Queremos abrir indústrias e trabalhar nelas com condições competitivas. Queremos defender nossa tecnologia e vendê-la para o mundo com lucro. Queremos distribuir a nossa renda, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida. Eu não sou ambicioso, posso ganhar menos salário do que um médico, sem problemas.

Eu quero um país melhor, mais justo, mais honesto, com menos funcionários públicos e mais trabalhadores honestos. O funcionário público é desonesto. Ele engana a própria consciência dizendo que está ganhando um salário honesto por um trabalho honesto. Mentira. Conheço funcionários públicos que se aposentaram com salário de médico, porém que sua função consistia basicamente em carimbar documentos e tirar fotocópias. Engana também os cofres públicos, pois ele diz a sociedade:" Olha, trabalhei 1 mês e exijo meu salário.", trabalhou o que? Carimbou documentos, tirou fotocópias e arquivou na gaveta? Qual foi o seu PIB per capta? Qual foi seu rendimento? Quais foram suas metas a cumprir? Um operário que produz 1 peça das 100 que compõe um liquidificador, participa do produto interno bruto de 1/100 de aparelho. Se o lote contém 10mil peças, em um mês ele fez 10mil/100 = 100 liquidificadores. Se o preço final do aparelho é 100 reais e o custo 50, ele produziu 5000 reais, por exemplo. Se seu salário é de 1000, seu patrão lucrou 2200, o operário levou para casa 750, e o Governo MAMOU 2050 reais. Isso é justo? É assim que vamos melhorar nossa qualidade de vida?

Nosso Brasil é ameaçado todos os dias com o fantasma da estupidez comunista e com a corrupção do funcionário público, que quebrou completamente a economia da Grécia. A primeira reforma a se fazer no Brasil é a HUMILDADE. Isso inclui o pobre também. Já ouvi muita conversa de boteco onde o cara reclamava da corrupção, mas quando eu perguntei se ele não faria o mesmo, ele responde:" Mas é claro, só que muito melhor e não seria pego.". Assim é impossível se construir um país digno e honesto, se nossos pobres ignorantes ADMIRAM a corrupção e a desonestidade. HIPÓCRITAS. Apesar de vocês, seremos uma nação forte e unida, com valores honestos e honrosos, de todas as religiões desde os ateus até os cristãos, de todas as etnias dos índios até os asiáticos, seremos todos iguais mas cada um com seu salário e com suas diferenças, Mas todos com a mesma dignidade de ter nascido no melhor país do mundo, BRASIL.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, brasil,
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do novo mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".

Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


(fonte: Portal do Governo Brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário