Postagens populares

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Preconceito

PRECONCEITO OU PÓS-CONCEITO?


     Como sempre começaremos com conceito WIKI:

 Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro.

Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito.Essas atitudes, trazem muitas coisas negativas e  também problemas.

De tal forma, os autores definem que que os fundamentos evolutivos para o surgimento da espécie humana e os aspectos genéticos a respeito da expressão de genes fornecem respaldo para a afirmação de que não há raças humanas. Adicionalmente, a classificação dessas supostas raças por características como cor de pele e inteligência não é aceitável.

Ver também

WIKIPEDIA 
Foi só isso que consegui aproveitar da Wiki, o resto é Freud e outros fulanos psicólogos. Sim, admito, Eu tenho preconceito contra a psicologia e não considero uma ciência. Eu acho que o ser humano é muito mais complexo do que um livro poderia explicar e se Freud fosse um bom psicólogo ele teria filhos fantásticos e perfeitos. O Preconceito é uma manifestação de ódio, frustação e intolerância.

Vamos lembrar o gancho do último POST:

" TODO DIA É DIA DE ÍNDIO???, OS NEGROS TEM SÓ 1 DIA E OS ITALIANOS NENHUM???"
Todo dia ERA dia de índio é o título de uma música que marcou a juventude de milhões de brasileiros. (Eu confundi com a música da XUXA, de título semelhante, porém a música que me veio a cabeça é da BABY).

     Nessa música a autora cita a cultura indígena como perfeita por estar em harmonia com a natureza. Eu discordo, acho a cultura indígena pouco desenvolvida, pobre em conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento individual é praticamente nulo, pois todo índio pensa igual, age igual, parece igual. Eu acho a cultura indígena preconceituosa. Na concepção indígena, um curumim (indio de 12 anos que é considerado adulto) sempre será um guerreiro. Ele não pode ser um artesão, nem músico, nem cientista, nem o Ozzy Osborne, nem a Vera Verão. As índias nunca serão guerreiras, nem arquitetas, nem piloto de avião. A rígida estrutura social aliada a falta de tecnologia gera um grande vazio pessoal, um sentimento de não realização profissional, e como consequência a população indígena brasileira tem a maior incidência de alcoolismo do mundo.

     O dia do índio é 19 de abril, o dia da consciência negra é 20 de novembro, o dia do branco não tem, o dia do asiático não tem mas poderia citar o dia da imigração japonesa em 18 de junho. Todos os outros imigrantes que sobraram estão no dia 25 de junho(não é feriado). Mas vocês leram o conceito de preconceito da wiki e eu vou citar novamente aki:

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". 

     Isso é, na minha opinião, um erro na constituição (ou ironia, ou hipocrisia, ou burrice, ou ....) pois todas essa pessoas citadas acima, de diferentes ORIGENS, estão AGORA no Brasil. Portanto, seria muito mais lógico e coerente eliminar todos os dias acima e criar apenas 1 único dia, o DIA DO BRASILEIRO. Eu estou ainda assim correndo o risco de ser preconceituoso dando um dia para o brasileiro, e esquecendo o resto da humanidade. Talvez seria o DIA DA HUMANIDADE?
  
     Eu vou mais além. (sempre que eu tomo 1/2 litro de café eu falo demais). A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA deveria ser reescrita e todas as raças deveriam ser substituídas pela palavra BRASILEIRO. Na minha visão isso é óbvio. Se o índio quer andar pelado só porque seus antepassados andavam pelado ele NÃO pode mais. Se o índio pode andar pelado então eu também posso, pois meus antepassados lá da pré-história ( ou adão e eva se você ainda não acredita em evolução) andavam pelados também. E vale a pena citar o fato incontestável de que os antepassados do índio e os meus ERAM A MESMA PESSOA. (em um post futuro estarei discutindo como a cultura é uma coisa viva, em constante evolução e pode ser sempre melhorada com educação e conhecimento, coisa que o índio não tem, garantido por lei).

     A polêmica mais recente são as cotas raciais para Universidades. Veja bem, não vou discutir esse assunto racial porque cada um pensa como achar melhor, vivemos numa democracia, e como foi provado pela ciência RAÇA NÃO EXISTE. Eu só vou dizer uma coisa. Você meu amigo caolho, peludo, gordo, gago, fanho, deficiente físico, negro "demais", albino (branco demais), com cara de bunda em geral, você acha que consegue passar numa entrevista de emprego para um cargo de chefia se na mesma entrevista estiverem ao seu lado Brad Pitt e George Clooney e Meryl Strip? Você acha que as empresas não levam em conta sua aparência? Seu cabelo comprido e suas roupas de RAP? Meu amigo eu sou mecânico e já estive em DÚZIAS de entrevistas, nunca me perguntaram se eu sabia trocar 1 lâmpada sequer.

     O café tá baixando, meu coração voltou a bater menos de 200, deixa eu respirar fundo. Ok, voltei.

     Provavelmente eu ofendi os índios lá em cima e eles estão me xingando agora dizendo algo do tipo " esse italiano de cabelo ensebado baixinho narigudo tá se achando". Minha intenção não foi essa, NÃO ESTOU COMPARANDO nada, NÃO disse que A é melhor que B. NÃO. Inclusive não sou italiano, sou BRASILEIRO, tenho antepassados italianos, portugueses e índios também. Quando o seu ponto de vista é bem conceituado e influencia a si próprio, não é mais pré-conceito.

     Eu tive a intenção de dizer o seguinte: Vai lá na cozinha e pega uma faca. Agora vamos Estripar (eu achei que era destripar) o peixe chamado "Cultura Indígena" e ao mesmo tempo vamos também arrancar as tripas do peixe chamado "cultura Italiana", e depois japonesa, e depois árabe, e depois todo mundo (africanos, não esqueci de vocês, que mania de se sentirem de fora da brincadeira, participem aqui amigos, vocês são tão brasileiros quanto qualquer um de nós). Ok agora temos uma montanha de carne (a parte boa), e temos uma montanha de tripas cheia de bosta (a parte ruim).

     VEJA AGORA A BÊNÇÃO DE DEUS dada a nós brasileiros. Nós não precisamos ser Italianos, porque não estamos na Itália. Não precisamos ser Africanos porque não estamos na África. Não precisamos ser Japoneses porque não estamos no Japão. NÓS PODEMOS SER BRASILEIROS. Podemos e temos o PRIVILÉGIO dado por DEUS de sermos somente a parte boa e jogar fora tudo de ruim que o resto do mundo insiste em ERRAR. Través do conhecimento e observação, sabemos a diferença entre certo e errado, com embasamento matemático e científico.

     Aqui no Brasil, se você é muçulmano, você pode sair com sua esposa na rua se VOCÊ quiser, ou deixá-la em casa se ELA quiser. Você pode tomar um chopp com um judeu e um católico se você quiser. Ou não. Você pode ser uma loira mãe-de-santo na Umbanda, você pode ser um rabino judeu Negro, você pode ser um italiano e casar com uma japonesa e ter filhos (insira a etnia de seu vizinho aqui). (perceba que a maioria da piadas são meio ofensivas, é importante o leitor levar na esportiva)

   O que nós NÃO precisamos. Da corrupção, das pessoas porcas que não sabem usar uma lixeira, da violência, da intolerância, De gente que se acha melhor que os outros, De "religiosos" entre aspas que acham que eles podem tudo porque Deus só ama eles, de má distribuição de renda porque o filho do pobre nunca será patrão e o filho do patrão drogado, bêbado, atropelador de ciclistas e inútil nunca será pobre. Não precisamos de nada disso, devolva ao remetente. Não precisamos de ódio, de salários mínimos e políticos que ganham 23 vezes mais que um professor. Não precisamos de drogas, nem jogatina, nem vícios, não estamos entediados com toda essa diversidade cultural. Não queremos bandidos, mas também não queremos morar em condomínios fechados com segurança armada e carros blindados.

     Jorge Kajuru +Kajuru Jorge (sou fã dele, gosto da sinceridade e inteligência, não gosto dos ataques de cólera) disse em seu programa do +Esporte Interativo mais ou menos o seguinte (não achei o original) " Eu Amo o povo brasileiro, mas odeio o Brasil. Claro, como você pode amar um país que não te respeita como cidadão? Que quando você fica doente te mandam para o SUS. Meu amigo Datena foi me visitar ele chorou de desgosto do meu atendimento médico. Como você pode amar um país que te rouba 5 meses de salário para sustentar aqueles vagabundos corruptos de Brasília? ...."

     Vamos PARAR DE BRIGAR (isso vale pra você também Kajuru). VAMOS NOS UNIR COMO UM SÓ POVO, chega de julgar quem é melhor que quem. CHEGA DE PRECONCEITO. São as diferenças que nos tornam esse povo tão maravilhoso e querido mundo afora. O igual é chato e não acrescenta nada. Jesus Cristo disse :

Jesus disse: Se aqueles que vos guiam vos disserem: vê, o Reino está no céu, então os pássaros vos precederão. Se vos disserem: ele está no mar, então os peixes vos precederão. Mas o reino está dentro de vós e está fora de vós. Se vos reconhecerdes, então sereis reconhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas se vos não reconhecerdes, então estareis na pobreza, sereis a pobreza.

Disse Jesus: os fariseus e os escribas receberam as chaves do Conhecimento e as esconderam. Eles não entram e não deixam entrar aqueles que querem. Mas vós, tornai-vos espertos como as serpentes e inocentes como as pombas.

Evangelho de Tomé

11 – Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).

Evangelho segundo Espiritismo 

Aprenda a Valorizar












Ok, Acabou o café, acabaram as idéias, acabou o blog. Muito Obrigado por ler e por favor deixe um recado. 

Gancho para próximo blog:

" Escolas: Você era CDF ou da galera do fundão?"

2 comentários:

  1. Eu quebrei minha própria regra hoje e citei nomes. Essas pessoas foram citadas em caráter de Admiração. Caso seja entendido algum desrespeito, favor me informar que eu apago. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tomou café demais, viajou com inteligência, gostei d+

    ResponderExcluir