Postagens populares

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Briga no Futebol? Futebol na briga?

Quem veio antes, o ovo ou a galinha?


      Mas que papo é esse, achei que nós íamos falar de futebol? Na verdade não. Esse post (blog, sei lá como chama em portujegue) é uma edição especial sobre o triste ocorrido domingo na briga de torcidas entre Vasco e Atlético PR. Veja bem, não vamos aqui condenar SOMENTE esses dois, pois todos os outros times, TODOS tem ou já tiveram esse problema. Esse assunto é pesado, carregado de emoções negativas, mas me sinto autorizado a prosseguir pelo fato de, graças a Deus, desta vez ninguém morreu.



      Porque do título? Se você tem um ovo (fertilizado), e cuidar dele nasce uma galinha (ou galo, ou cobra...). Mas quem botou o ovo? Uma galinha. Mas a galinha um dia foi um ovo. Voltando muitos dias atrás, você imagina que uma galinha ancestral, meio dinossauro, nasceu sem ser de um ovo, ou que as galinhas dinossauricas não botavam ovo, mas de repente começaram a sentir uma coisa diferente na barriga, começaram a tomar iogurte com lactobacilos, fizeram yoga e drenagem linfática, daí de repente o alívio, cai um ovo no chão. 


      Veja bem. Tentar atribuir uma causa para um efeito, tentar atribuir uma culpa para um culpado, ou vice-versa, não elimina o fato ocorrido. Nesse caso ocorreu uma briga entre torcidas. Vamos por partes, ovo por ovo, montar esse omelete.
  1.       Definição de Torcedor de futebol.
  2.       Definição de briga
  3.       Definição de culpa
  4.       Definição de paz
      O torcedor de futebol é diferente do torcedor de basquetebol, do de corrida de cavalo, do de formula 1, do de outros esportes em geral. Qual é a diferença então? A diferença é a PAIXÃO. Mas peraí Danghetti, eu amo basquete (por exemplo). Exatamente.

      PAIXÃO E AMOR SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES. Amor eu já discuti um pouco na minha mensagem espiritual, é um dos dois sentimentos básicos que formam o ser humano. O problema é que a paixão é um SENTIMENTO DERIVADO DO ÓDIO.

      Eu explico. Eu amo meu gato JR. O júnior nasceu no meu guarda-roupa, eu vi ele nascer as 6 horas da manhã. Eu sempre brinquei com ele, agasalhei no frio, protegi dos outros gatos maiores. Quando o pai dele foi embora um dia (isso é natural, a hora chega para todos nós), eu fiquei mais apegado a ele, comecei a ficar mais com ele, comecei a conversar com ele. Perceba a transformação de COMPORTAMENTO, A saudade que eu tenho do pai dele virou a paixão que eu sinto pelo JR. A minha paixão pelo JR pode ser definida em termos de ódio. Eu odeio a ausência do pai dele. 

     Ninguém ama um clube de futebol pelo fato de que somente é possível amar um "ser" (uma pessoa ou entidade, ou uma criatura viva, ou as manifestações de sentimentos positivos.). Clubes de futebol, empresas, associações, pessoas jurídicas, idéias abstratas (Deus é concreto), não se ama, mas você pode gostar, querer bem, querer garantir seu futuro, querer ajudar a se destacar entre as outras. Até agora está confuso, amor e paixão parecem muito iguais mesmo. A diferença está "nos frutos", nas consequências. A consequência de amar um filho é fazer de tudo para que ele cresça bem e se torne o melhor ser humano que ele puder ser, perdoando suas falhas e o ajudando a se levantar. A consequência de se apaixonar por um filho (ou filha) é que você vai prendê-lo em casa porque lá fora é muito perigoso, você vai mudá-lo de escola toda vez que sair alguma encrenca, você vai limitar ao máximo as companhias e amigos dele(a), NAMORAR NEM PENSAR, EU MATO. 
 
     Quem ama liberta. A paixão é uma prisão, invisível, que altera a sua forma de pensar e faz você se comportar de forma estranha, você começa a ter atitudes fora do normal, que para o apaixonado parece certo, mas é contra a lógica, ou moral, ou leis, ou bom senso. Eu amo CERVEJA, eu estudei as receitas, no futuro pretendo fazer um curso de mestre cervejeiro. Gostaria de desenvolver uma receita caseira. Gosto de comprar uma diferente todo mês e degustar. Mas eu tenho uma regra, só bebo no final de semana, 1 vez por semana, em casa,  depois de comer, e paro antes de vomitar. O apaixonado pela cerveja, na verdade bebe por causa do ÁLCOOL. O apaixonado por álcool bebe a qualquer hora em qualquer lugar. Bebe antes de dirigir. Bebe e desmaia, em coma alcoólico. Bebe e briga. Bebe e se torna outra pessoa. Vamos então concluir que o bêbado se odeia. O bêbado perdeu o respeito pela própria pessoa. O bêbado prefere ser bêbado do que sóbrio. O bêbado odeia a realidade do sóbrio e prefere a fantasia de ser bêbado. Claro que não estou levando em conta a triste realidade da dependência química. Mas o dependente químico que deseja parar, primeiro ele começou. Começou por esses motivos acima. Baixa auto-estima.

     O Bêbado briga. O bêbado (de tanto álcool) briga. O bêbado de paixão também briga. A paixão por muitas vezes é INCENTIVADA pela sociedade, ou por grupos interessados em ganhar dinheiro em cima dos apaixonados. Eu disse antes que o apaixonado faz coisas FORA DO BOM SENSO. Você conhece uma forma mais fácil de ganhar dinheiro do que ter um exército de apaixonados idiotas, fora do seu bom senso, dispostos a pagar o quanto for para alimentar sua paixão? Esse é o problema do futebol de hoje. 

     Eu vou dar um exemplo pessoal. Em 26/10/13, aconteceu o jogo PALMEIRAS x São Caetano pela série B do campeonato brasileiro. Esse jogo era especial, porque caso o Palmeiras ganhasse esse jogo por qualquer placar, estaria matematicamente garantido o seu retorno para a série A. Então eu fui me informar quanto ao preço dos ingressos. O mais barato (na arquibancada sem cadeiras onde geralmente a torcida organizada fica) estava por 30 reais. Eu já achei caro, por diversos fatores que vou enumerar. O jogo foi no Pacaembu, que não é a sede do Palmeiras apesar de ser mandante do jogo. O Pacaembu é um dinossauro, um estádio muito velho, desconfortável e a entrada e saída de torcidas é um momento perigoso, pois o estádio tem somente uma frente e uma lateral. Achei caro pois sábado à tarde em São Paulo costuma fazer 33 graus Celsius, sabendo que você chega mais cedo, ficar a tarde toda grelhando debaixo do sol sem cadeira para sentar, sendo que é proibido levar garrafa de água, e lá dentro o preço cobrado girava em torno de 5 reais a garrafa de 300ml. 

       Pois bem, mesmo assim eu cheguei cedo e entrei na fila dos ingressos. Depois de 4 horas na fila, não andei nem 10 passos. Depois de muita gritaria, a polícia chega e um pessoal sai correndo. Depois da confusão entendi que o pessoal das torcidas organizadas e alguns cambistas haviam feito um cordão de isolamento em frente a bilheteria e estavam esgotando os melhores assentos, 10 mil ingressos em cadeiras e alguns setores cobertos. Mais tarde aparece um cara com uniforme da diretoria do clube e começa a organizar a fila para o público em geral, depois que a organizada foi embora. Quando foi minha vez, eu tinha 50 reais no bolso e esperava comprar um assento de 40. A mulher da bilheteria com um largo sorriso e um saco de dinheiro na mão me disse que os únicos assentos que haviam sobrado custavam 240 reais. Eu fui embora, muito frustrado e  esvaziei meu dicionário de palavrões a plenos pulmões. Acontece que mais ninguém foi embora, só eu. Pessoas humildes, pedreiros, empacotadores de supermercado, motoristas de Pet shop, todos estavam sacando seus cartões de crédito e comprando os ingressos. 

     Mas essa triste história não acaba aqui não. Tem mais. Apesar desta bilheteria recorde, Pacaembu lotado, camisa especial amarela comemorando a seleção brasileira, o time foi instruído a entregar o jogo. Resultado final foi 0 x 0, por incompetência do adversário. Ou seja, depois de tudo isso e de 240 reais, não houve festa nenhuma. A paixão foi frustrada novamente. É por isso que paixão não correspondida se torna ódio. A paixão se disfarça de amor, parece amor, fala como amor, mas sempre foi desde o começo ódio. A minha paixão por esse jogo em particular era a manifestação do ódio por ver meu time (que não é meu porque eu não paguei por ele) jogar na segunda divisão. 

     Essa história ilustra bem o conceito de amor e ódio. Se eu tivesse amor pelo esporte futebol, e tenho, eu assistiria a qualquer jogo, independente se meu time (que não é meu) estivesse jogando ou não. Mas o torcedor apaixonado não ama o futebol, porque ele não assiste ao futebol. O torcedor não ama o seu clube ( que não é dele) porque ele não o liberta. Quem ama liberta. O torcedor que ama o time o liberta para cair para a segunda divisão, porque ele (time) fez por merecer. O time precisa aprender essa lição, que quem joga mau cai. A administração do clube (que não é deles) tem que aprender a contratar funcionários mais capazes ganhando menos e jogando mais. A torcida tem que aprender que ele não está defendendo um país de invasores estrangeiros que querem matar, estuprar e saquear. 

     Leia esse absurdo total e completo da resposta que a torcida deu a imprensa:


Mais uma vez uma tragédia anunciada não foi evitada por puro descaso e despreparo das autoridades competentes (...)

Em circunstâncias que não existem certos ou errados, inocentes ou culpados, a negligência criou uma situação de guerra, em que nos vimos obrigados a tomar uma atitude (...)

Como citamos acima, esta já era uma tragédia anunciada (...)

em frente ao hotel em que o Vasco estava hospedado, onde diversos torcedores do Atlético foram agredidos e tiveram suas camisas roubadas por torcedores do Vasco (...)

os atleticanos que se encontravam naquele local, partiram para cima dos invasores em legítima defesa. Não somos hipócritas e muito menos "santos" (...)

Da mesma maneira que estamos sendo julgados e criticados por muitos, recebemos o apoio e o agradecimento de quem estava ali naquele momento (...)

Se alguém invade sua casa, onde está sua família e seu patrimônio, você se trancaria no banheiro ou partiria para cima dos agressores? Nossos torcedores partiram em direção da torcida rival no intuito de se defender e proteger nossos materiais. Em momento algum agredimos ninguém que não estivesse "procurando" briga (...)

mas agredir alguém inconsciente com uma barra de metal e depois roubar o tênis e o relógio desta mesma pessoa, é o cúmulo da covardia (...)

Muito se fala em punição dos torcedores envolvidos, punição das organizadas e inclusive punição dos clubes, mas em nenhum momento é cobrada alguma punição para as autoridades responsáveis. (...)

Isto mesmo, acabem com todas as torcidas organizadas. Vejam todos estes torcedores caírem no anonimato e na clandestinidade, sem ter uma diretoria para se reportar, um CNPJ para responder ou um nome para se identificar. (...)

Por fim, agradecemos a Deus pela vida e saúde de todos os atleticanos agredidos. Graças a Ele, ninguém sofreu nada mais grave e todos já estão em casa com suas Famílias. (...)


     Isso poderia ser um roteiro de um filme de Hollywood, poderia ser um capítulo de um diário de um soldado nazista em 1940, poderia ser um capítulo de um diário de um Nova Iorquino em 2001. Mas não, esse é o pensamento de pessoas que não vivem em um país  em guerra (pelo menos não no sentido tradicional da palavra). Esse é o pensamento de pessoas que não são soldados (mas se acham que sim). Esse é o pensamento (ou falta de pensamento) de pessoas que se dizem crentes em Deus. Esse é o pensamento de pessoas que se sentem vítimas, apesar da violência premeditada. Pessoas que se julgam vítimas de terem sido roubadas em frente ao hotel onde estaria hospedada a torcida rival, porém ninguém justificou PORQUE DIABOS um atleticano do PARANÁ estaria em frente ao hotel do Vasco em SANTA CATARINA? 

     Adultos, pela lei brasileira, são capazes de tomar as próprias decisões e são RESPONSÁVEIS por tudo o que fazem e dizem. MAS, os torcedores reclamaram da ausência do Estado no local, da força policial. Assim como uma criança não pode ser deixada sozinha, pois isso é crime de abandono de INCAPAZ, o Estado tem sim culpa de não ter enviado reforço policial ao Estádio, alegando falta de pagamento de taxas. Se isso se qualifica como extorsão ou corrupção ativa de recursos do Estado não cabe a mim julgar, para isso existem juízes do Supremo tribunal Federal, para supervisionar condutas suspeitas dos seus Estados. Mas por outro lado, adultos incapazes de agir com civilidade, com respeito às leis e instituições, com condutas impróprias (que não se comportam moralmente em público), DEVEM SER TAXADOS COMO INCAPAZES (INVÁLIDOS) PELA LEGISLAÇÃO, E TEREM REVOGADOS TODOS OS SEUS DIREITOS COMO ADULTOS. 


     Nós Brasileiros temos de entender uma coisa. Se uma pessoa é flagrada cometendo um ato de violência, essa pessoa COM CERTEZA cometerá outros atos de violência no Futuro. Esse é o problema. A legislação brasileira se apoia no princípio de que um fato passado não justifica um futuro, ou seja, que se um político participou de um ato de corrupção, então somente este ato (o que ele foi pego) deve ser posto em dúvida, e que nenhum ato passado ou futuro seja posto em dúvida. MEU AMIGO, VOCÊ CONFIA NA PALAVRA DE UM CORRUPTO QUE DIZ QUE NUNCA ROUBOU E, SE O FEZ, NUNCA MAIS FARÁ DE NOVO?

      Infelizmente vivemos neste país, no mínimo ingênuo, que diz que a CONFIABILIDADE de uma pessoa é inabalável. Políticos condenados pelo mensalão não devolveram nenhum centavo aos cofres públicos porque a lei não determinou quanto, nem como, nem onde este dinheiro sumiu. MEU AMIGO, NÃO INTERESSA. TODO O PATRIMÔNIO DO CORRUPTO DEVE SER DEVOLVIDO AOS COFRES PÚBLICOS, TODO. Mas o corrupto pode recorrer dizendo que nem tudo é produto de furto, algumas coisas ele comprou com o salário dele. Então o corrupto que junte todas as suas notas fiscais e ele que prove que está certo, e não o oposto. Eu não entendo a cultura brasileira, de que alguém deve reunir provas contra o ladrão. É tão simples. O cara ganha 20 mil por mês. O imposto de renda sabe da vida de todo mundo. Se o cara trabalhou 4 anos ele terá quase 1 milhão de reais, menos as despesas (as reais, não as corruptas) eu diria então 700 mil reais. Tem político que em 1 ano triplica a sua fortuna pessoal e nem faz força para esconder, porque aparentemente Brasileiro não sabe fazer conta de matemática.

     Voltando, a lei trata o torcedor violento como " um cidadão que perdeu a cabeça no momento e não existem evidências de que isso voltará a ocorrer no futuro." Essa afirmação está completamente ERRADA. Eu nunca matei ninguém. Você pode confiar em mim que não vou matar você? Supondo que você não me conheça, as chances são de 50%, ou seja, literalmente não sabemos, não há como saber. Mas você está sozinho em um ônibus circular e de repente sobe no ônibus um ex-presidiário condenado por assassinato. A lei diz que eu devo tratar essa pessoa como no exemplo anterior, 50% de chance. Mas isso é ingenuidade, esses 50% já ficaram no passado a muito tempo. Não importa como e nem quem matou, nem porque, não importa se a pena foi cumprida e o rapaz encontrou Deus. A matemática é clara. Se já aconteceu antes, vai acontecer de novo. Espere e verá.

     A CONFIANÇA demora uma vida toda para CONQUISTAR, mas só precisa de um momento para PERDER TUDO. A lei não pode perdoar. Somente DEUS tem inteligência e discernimento suficiente para perdoar. A lei é CEGA, SURDA E BURRA. A lei é burra, sim, desprovida de inteligência. A inteligência estava (ou deveria estar) no cara que escreveu a lei, e nas pessoas que leem e interpretam essas leis. Porém, só porque uma pessoa se formou advogado não é prova de que essa pessoa tem amor no coração, fé em Deus e boa vontade para a sociedade. Pode muito bem ser uma pessoa com grandes dificuldades de interpretação de texto, pode ser uma pessoa psicopata que só se importa com ela mesma e com o dinheiro. O BRASIL NÃO SABE O VALOR DA CONFIANÇA.

     Eu me afasto de pessoas assumidamente EXTREMISTAS (comunistas, anarquistas, nazistas, violentas, anti-democráticas, anti-sociais, psicopatas, narcisistas, etc...) Porém a lei não somente exige que eu trate essas pessoas sem preconceitos (até aqui eu aceito), a lei também exige que os mesmo direitos e confianças que são depositados em cidadãos comuns, sejam também dados a elas, pessoas que obviamente não tem AMOR POR VIVER EM PAZ NA SOCIEDADE. Veja bem, faz parte da DEMOCRACIA termos diferentes opiniões. Mas a partir do momento em que você se assume em um grupo extremista, a MATEMÁTICA exige que para cada extremo aja pelo menos um oposto. E quando dois opostos se encontram o que acontece? GUERRA. A LEI BRASILEIRA PERMITE A GUERRA ENTRE GRUPOS EXTREMISTAS COMO SE FOSSE UM DIREITO DO CIDADÃO. MAS NÃO É. 

     A guerra nunca foi e nunca será um direito de ninguém. Direito a gente não conquista. Direito é um requisito básico para se viver em sociedade. Sociedades que não davam direitos aos seus cidadãos não sobreviveram ao tempo, não evoluíram. Os egípcios de hoje não são os mesmos daqueles que construiram as pirâmides. Os cubanos de hoje não são os mesmos daqueles de antes da revolução comunista. Os ingleses de hoje não são os mesmos de antes da independência Americana. O Brasil de hoje é bem diferente daquele de Portugal. Isso é evolução. Favor não confundir com seleção natural. Existe quem acha bom ver os bandidos se matarem nos estádios. Muito pelo contrário, pois os bandidos fortes e inteligentes estariam matando os burros, lentos e fracos. VOCÊ DESEJA UMA SUPER RAÇA DE BANDIDOS MUTANTES SUPERPODEROSOS NA SUA SOCIEDADE?

     EU DESEJO UMA SOCIEDADE CONSTRUÍDA NA PAZ. Eu, Palmeirense, quero ir ao Estádio de futebol, sentar ao lado de um curintiano e depois da nossa vitória chocolate por 5 x 1, eu posso levar esse curintiano e toda a família dele para uma lanchonete, jantar e tomar um chopp. Eu quero viver em um país em que eu possa sentir dó de um político corrupto, porque achei que a lei foi um pouco dura demais com ele. Eu quero viver em um país em que não haja GARIs ou varredores de rua, simplesmente porque todo mundo no final do dia pega uma vassoura na mão e varre o seu pedacinho de rua. Eu quero viver em um país com essa manchete:


     NÃO, EU NÃO QUERO ME MUDAR PARA OUTRO PAÍS, EU QUERO QUE O MEU PAÍS MUDE. Existia uma frase famosa na época da nossa ditadura: " Ame-o ou deixe-o." Essa é a frase mais burra, estúpida, energúmena, incompetente, infantil (perdão crianças), animalesca (perdão animais), absurda e ridícula (perdão ridículos) que eu já tive a agonia de esfregar e esterilizar para fora de meus canais auditivos. JESUS CRISTO NOS ACUDA! Traduzindo, significa que a situação era essa, por que sim, e quem estivesse achando algum defeito deveria se retirar (pra aquele lugar). (não esse lugar, para o Chile, nova Iorque, etc...).

     Pois bem, essa mancha negra em nosso passado foi enterrado, os velhos militares morreram tudo e não enchem mais o saco. E agora? Agora temos um governo federal de partido comunista. Ok, faz parte da democracia. As nossas instituições, legislativo e judiciário, estavam preparadas para isso? Não. Mas isso faz parte da Democracia. Faz parte da vida. Quando uma criança erra, e é punida pelo erro, ela aprende a nunca mais fazer isso. Nunca mais fazer isso significa que é melhor então fazer aquilo. Mas NÃO SIGNIFICA QUE AQUILO É MAIS CERTO QUE ISSO. Devemos esperar pra ver os resultados. O resultado de anos de ditadura sem liberdade política resultou em anos de política corrupta. Agora isso é óbvio para nós, mas tenho certeza que a maioria dos brasileiros que lutaram pelo fim da ditadura nem imaginavam essa vergonha que estamos vivendo hoje. Mas tudo bem, a vida funciona assim mesmo, às vezes não podemos prever o futuro, só podemos mudar o presente e rezar pelo melhor.


     Eu espero que eu esteja contribuindo para mudar o presente pois eu rezo a Deus todos os dias por um futuro melhor para o Brasil. Quem já visitou outros países sabe que aqui é melhor. O povo é mais (fugiu a palavra), tipo, aqui ninguém persegue ninguém por causa de política ou religião (mas persegue, bate, deixa inconsciente e mata por causa de futebol). Aqui no Brasil você pode votar. Aqui as mulheres podem votar. Na maior parte, você pode dormir tranquilo sem medo de alguém entrar em sua casa de madrugada e matar todo mundo. Na maior parte você pode passear livremente, só não leva corrente e nem celular. Na maior parte nós falamos a mesma língua e temos os mesmos costumes. 

     O que fazer com as brigas de futebol? Lembra do papo que a paixão na verdade esconde um ódio? Um torcedor que vai no estádio brigar não vai sozinho. Ele sabe que vai estar com 10 mil colegas que pensam como ele. Esse cara odeia o fato de ser fraco e insignificante quando está sozinho. Ele quer fazer parte de algo grande, algo que o faça se sentir temido e poderoso. Esse torcedor odeia a paz. Odeia ser frustrado pois não gosta do seu emprego, não gosta do seu salário, não gosta de religião nem de política, não gosta da casa que mora nem do bairro que vive. Esse cara é apaixonado pelo estádio do seu time e pelos outros torcedores pois ele odeia a própria família e a própria casa. Tanto que adotou o estádio como casa e adotou os torcedores como família. Esse cara odeia a democracia que eu amo e defendo, pois quando a torcida VISITANTE vem ao estádio, e tem que vir pois futebol não se joga sozinho, ELE TRATA AS PESSOAS QUE VISITAM A SUA CASA COMO INVASORES RIVAIS. Esse cara odeia a sociedade, que é feita por diferenças de crença, opinião e preferências. Esse cara odeia ser taxado de criminoso pois se considera a vítima, vítima de tudo. Vítima de Deus que fez ele nascer pobre, burro, feio, brasileiro e torcedor. Vítima do Estado que tenta manter a ordem e o cumprimento das leis (ou não). Vítima da sociedade que não o aceitou e não o apoiou quando ele precisou de saúde, educação, emprego e lugar digno para morar, e agora busca vingança. 

     Eu acredito no Brasil, na Democracia, no Amor e em Deus. Eu acho que tudo tem um motivo, acredito que acidentes podem ser evitados. Acredito que sim, os bandidos são vítimas da sociedade fria e egoísta que somos hoje. Acredito que nós sociedade somos vítimas destes bandidos frios e egoístas que em nada colaboram para melhorar a sociedade. Acredito que acabou o café. Acredito que essa cadeira nova me deixa com dor nas costas. Acredito que devo agradecer a todos que leram esse artigo. Acredito que vocês deixaram comentários. 

VERDÃO NA LIBERTADORES 2015! EU ACREDITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário