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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

I de ISCOLA?

PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO? SIM, MAS A EDUCAÇÃO ESTÁ NA ESCOLA???? SERÁ? TEM CERTEZA?


     Hoje, eu não vou estar usando a Wikipedia como de costume, pois a discussão de hoje será mais no campo FILOSÓFICO do que real. Estaremos discutindo o futuro da Escola.

     Talvez devêssemos começar pelo final. Como você imagina a escola perfeita? Depende pra quem você pergunta. Pra mim, a escola perfeita seria uma mistura de SENAI com FATEC, o dinheiro da PUC e as festas da USP. Brincadeira. Falando sério, eu sempre tive uma visão romântica da escola, que ela iria me ensinar uma profissão super-legal como cientista, astronauta ou piloto de rally (ainda sonho em ser piloto), e que eu já iria sair da escola empregado que as empresas estariam brigando por mim, me puxando que nem um astro de rock, e que os mais inteligentes seriam promovidos a chefe (LOL) e que com o meu super salário eu teria um super carro que minha mulher odeia.
 
      De volta a realidade, o que temos? Vamos por partes:

     Na teoria, a pré-escola não tem fundamento do ponto de vista da educação, porque até os 6 anos de idade a criança é naturalmente curiosa e explora o mundo absorvendo o máximo de informação possível usando seus sentidos NAS BRINCADEIRAS, vendo, ouvindo, cheirando, pondo na boca, apanhando na bunda. MAS, deixando o nosso lado romântico de lado, o verdadeiro motivo de existir pré-escola é o triste fato de que após 6 meses de licença maternidade (ou menos), a mãe tem que voltar ao trabalho pois somente o salário do pai não sustenta a família  OU pior ainda, quando a mãe e o pai são ausentes e deixam a criação dos filhos com as empregadas. Sendo assim, a criança fica na creche ou escolhinha ou que seja. Essas creches e escolinhas não substituem uma mãe, pois o tratamento dado as crianças é coletivo, ou seja, a criança mais espertinha, fica junto com a mais preguiçosa, que fica junto com a mais burrinha, que fica junto com a que morde, que fica junto com a que tira a fralda suja e joga em você.

       Até os 6 anos de idade mais ou menos (varia lógico), a criança não consegue formar CONCEITOS ABSTRATOS. Se você diz que o papai noel te deu um presente, então a criança aprende que o papai noel te deu um presente. A criança não tem capacidade de discernimento, ela não consegue entender o conceito abstrato de comprar um presente, que o valor do presente é proporcional ao quanto você gosta da pessoa, que o comércio nos bombardeia com Marketing agressivo e às vezes mentiroso, nos fazendo se sentir culpados por estar comprando pouco. A criança não entende que o Papai Noel surgiu de uma Propaganda do Refrigerante mais famoso do mundo, inspirado em um Folk Lore (histórias contadas pelo povo sem origem definida). A criança não entende que o papai noel não existe porque Renas(o que é isso?) não voam e um velho gordo não tem magia pra distribuir presentes pelo mundo todo em 24h(criança não sabe o que é fuso horário, que meia noite em São Paulo são 3 horas da madrugada em Paris) e que faz 40 graus Celsius abaixo de zero no polo norte e que sem comida enlatada e aquecimento ninguém sobrevive.

     Principalmente, a criança não entende que somente nós Cristãos comemoramos o nascimento de Cristo em 25 de dezembro, e o Papai Noel foi uma forma simbólica de fazer com que outras religiões pudessem participar das festas. Sendo assim, quando a criança descobre que papai noel não existe, quando ela começa a entender o conceito da MENTIRA, está na hora dessa criança ir para escola.

     Dizemos que a Alfabetização começa no 1 ano do ensino fundamental com a criança entre 7 ou 8 anos de idade. Na verdade a alfabetização já começou muito antes disso. Meu irmão devorava gibis da Turma da Monica com 3 anos de idade. Eu já lia antes de entrar na escola, só não sabia escrever (como vocês podem ver até hoje ...). Além da alfabetização temos os demais conceitos abstratos da cultura humana, religião, artes, ciências ( Sim, eu disse isso. Ciências é um conceito abstrato, o que é concreto são as aplicações práticas. Por exemplo, gravidade é um conceito abstrato, mas cair da escada dói pra cacete). Esse longo e tedioso processo dura até a oitava ou nona série, depende. Até os seus 15 anos ( 12 em alguns casos, ou pode ser até mais de 30 em outros), a pessoa (que não é mais criança) ainda não tem uma profissão definida com certeza. Portanto o papel da escola é o de uma formação genérica, dependendo muito da cultura do local. Assim como é preciso uma fundação de concreto para subir a casa.

    Então acontece uma coisa BIZARRA com a escola. De repente, a escola não está mais preocupada (focada) no seu desenvolvimento pessoal, cultural e profissional ( se é que esteve algum dia). De Repente você está no colegial (ou que seja). De repente a professora não quer mais ser chamada de Tia, seus colegas jogam carteiras em você, as meninas enfileiram os  tarados tentando namorar todos antes que o ano acabe. De repente aquelas notas A (9 ou 10) viram dependências e recuperações porque a matéria não faz mais sentido na sua cabeça. De repente a matemática NÃO É MAIS FEITA COM NÚMEROS, MAS SIM COM LETRAS???? De repente surge uma palavra nova na sua vida, VESTIBULAR, que é um monstro mitológico de infinitas cabeças que você tem que matar com uma colher de plástico descartável. De repente passa o faxineiro da escola no corredor e o professor aponta e diz; "Viram? Ele não passou no Vestibular..."


  O faxineiro é um coitado? Ele secretamente tem uma habilidade sobrenatural de compor música ou fazer Neurocirurgia, mas porque não passou no Vestibular então ele está condenado a uma vida varrendo o chão? O Neurocirurgião não pode varrer o chão? Você consegue viver, estudar e trabalhar tropeçando em sujeira, ratos, cuspe e chiclete?

     E esse Vestibular diz o que a respeito da pessoa? Quem passa no Vestibular é AUTOMATICAMENTE uma boa pessoa? Membro ativo da comunidade, faz caridade, distribui sopa para os mendigos?  Ele tem uma genética superior? Seu filhos serão os X-Men sem doenças e com QI acima de 150? Quem passa no Vestibular é o melhor profissional que sua empresa poderia ter? Ganha meio salário mas trabalha por 3, sempre preciso não erra nunca, nunca reclama e nunca se atrasa? Nunca fica doente, nem dor de dente? Será que é sábio selecionar os melhores profissionais ANTES MESMO DO PRIMEIRO DIA DE AULA?

     O Vestibular é uma cortina de fumaça. Ele esconde um fato absurdo. Dois na verdade. Primeiro, não existem vagas nas Universidades para acompanhar a demanda por educação. (Acho que não preciso dizer mais nada). Segundo, as empresas precisam de profissionais competentes e COM EXPERIÊNCIA. Por que? Simplesmente porque quando um funcionário erra, a produção atrasa, lotes se perdem, clientes compram da concorrência, sua imagem como empresa fica manchada. ACIDENTES ACONTECEM. A empresa não tem tempo nem dinheiro pra te ensinar a profissão. (Aparentemente a Universidade também não). Nenhuma empresa de pequeno ou médio porte tem salas de aula com professores a sua espera. Vale dizer que Grandes empresas tem sim cursos e professores, porém é mais uma questão de segredo industrial e controle de qualidade do que simplesmente o profissional em si.

     Eu sou mecânico industrial, mas nunca desmontei ou montei nenhuma máquina, nunca fiz uma solda, nunca substituí nenhuma peça. Mas eu tenho dois cadernos universitários e um fichário e uma estante de livros para provar que eu estudei. Eu vi. Eu vi que alguém já fez isso antes e se eu for capaz de repetir isso eu também farei. REPETIÇÃO. Ensinar é repetir. Eu faço, você aprende. Agora é sua vez. Não, você fez errado. Presta atenção, vamos de novo. Parabéns, você aprendeu de primeira. Você leva jeito pra isso. Você aprendeu.

     Pergunta: seu professor já fez isso antes? O que seu professor fazia a 40 anos atrás ainda é feito da mesma forma, não mudou nada? Fato curioso, se você pesquisar o nome da minha profissão no google ou nos sites de empregos não vai encontrar nada. O nome da minha profissão foi atualizado para Tecnologia da Automação. Significa que eu posso pegar aquelas máquinas antigas, parafusar um computador na lateral dela e faço ela trabalhar sozinha 24h por dia sem operador de máquina. Agora me pergunta se eu já fiz isso antes? Nunca.

     Existem também profissões da mente, Humanas. Escritores, jornalistas( é um pouco braçal pois eles tem que ir até onde está a notícia), Professores, Historiadores, etc... Tais profissões realmente não necessitam de prática, porém como eu disse antes, o profissional não é completo sem experiência. Experiência esta que deve ser absorvida direto do professor. Quero citar um herói meu aqui, Stephen Hawking , gênio brilhante em seu ramo da física e astronomia (sou astrônomo amador). Ele disse:

"o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis"
"há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade; e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona".

     Eu não discordo, a frase é perfeita. Mas o verbo ganhar sugere que qualquer um dos competidores tem chance de RETIRAR O OUTRO DO JOGO, o que não é o caso aqui. A religião governa a moral do ser humano enquanto sociedade. A ciência não tem esse interesse. Portanto eu concordo que Deus não é idiota pra criar uma lei natural ( por exemplo homens não tem asas) e depois criar uma exceção a essa regra (mas anjos teriam asas). A ciência desde o Big Bang ( +Warner Bros. TV ) com certeza é a mesma de hoje, não mudou nada.

No livro "Uma breve história do tempo" ele cita que "tanto quanto o Universo teve um princípio, nós poderíamos supor que tenha um Criador". Ainda nesse livro, ele diz que "no entanto, se nós descobrirmos uma teoria completa...então nós conheceríamos a mente de Deus". Recomendo a leitura.

     Porque eu entrei nesse assunto de repente? Stephen Hawking é diretor da Universidade de Cambridge, dava aula de matemática aplicada e física teórica. Ele é um cientista Ateu, porém sempre teve humildade e paciência com seus alunos, sempre questionando as verdades preconcebidas e dando a sua opinião sempre que questionado. Sua vocação de pesquisador o levou a descobertas inéditas que às vezes entravam em contradição com conceitos já estabelecidos. Eu o considero um grande Professor pelo fato de ele ser um grande aluno, sua facilidade de absorver novas informações é impressionante, e sua humildade em mudar velhos conceitos é de se admirar. Assim como foi Sócrates...


SURPRESA!!!! Definição WIKI:

Sócrates  469 a.C. - Atenas, 399 a.C.) foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, conhecido principalmente através de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes.
Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética. Foi o Sócrates de Platão que fez contribuições importantes e duradouras aos campos da epistemologia e lógica, e a influência de suas ideias e de seu método continuam a ser importantes alicerces para boa parte dos filósofos ocidentais que se seguiram a ele.

Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado. Vendo sua mãe realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo-á a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá!
Sócrates concluiu então que, de certa forma, ele também era um parteiro. O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimento deste conhecimento. Concluiu ele. Por isso, até hoje os ensinamentos de Sócrates são conhecidos por maiêutica (que significa parteira em grego).

Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, ele não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada, dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.
Platão afirma que Sócrates não recebia pagamento por suas aulas. Sua pobreza era prova de que não era um sofista.
 
Assim, os antigos professores foram ficando irados. Pensavam eles: Como um homem poderia ensinar de graça e pregar que não se precisavam de professores como eles?. E mais: Eles não concordavam com os pensamentos de Sócrates, que dizia que para se acreditar em algo, era preciso verificar se aquilo realmente era verdade.
Logo Sócrates começou a fazer varios inimigos. Assim, (...) , ele é preso acusado de 3 crimes:
1- Não acreditar nos costumes e nos deuses gregos;
2- Unir-se a deuses malignos que gostam de destruir as cidades;
3- Corromper jovens com suas ideias;


      Eu somente discordo de uma colocação de Sócrates que na verdade pode ter sido erro na tradução. Onde diz "O conhecimento está dentro das pessoas", na verdade são os preconceitos da cultura daquela época que estavam entranhados nas pessoas, e para mudar esses preconceitos era preciso expô-los (por pra fora), e então a pessoa o veria de frente e poderia mudá-lo. Sendo assim, Sócrates nunca foi um professor de ensinar, ele era mais um coordenador de pós-graduação.

     Falando sério agora, eu acho que toda a Sociedade deve sentar a mesa junto com as empresas e as Universidades e discutir o seguinte:
  1. " Empresas, o que vocês querem de nós Universidades? , 
  2. Universidades, o que vocês esperam de nós Sociedade? 
  3. Sociedade, o que vocês acham que nós (Empresas e Universidades) deveríamos estar fazendo por vocês?" 
 Repare que eu fechei um triângulo aki, Empresa, Universidade e Sociedade.
     A Empresa quer lucro. E se ela tiver que desmatar toda a amazônia, poluir todo o ar e demitir todo mundo para ter lucro, acredite que ela fará isso. A Universidade só pensa nela mesma, se você tiver curiosidade procure a história da biblioteca de Alexandria. Especialistas calculam que se o povo tivesse acesso ao conhecimento de Alexandria e se ela não tivesse pego fogo, a Humanidade "Pularia" a idade-média completamente, estaríamos 500 anos mais avançados em tecnologia e cultura.

     A sociedade se faz de coitada mas a culpa é toda dela. Sim, minha e sua. A culpa da sociedade é que dependemos das empresas para viver, e acreditamos que as Universidades podem melhorar nossa vida. As empresas estão por aí dizendo que se você não enxaguar sua boca você vai morrer solteiro pobre e feio, não necessariamente nessa ordem. A propaganda diz que se eu não tenho o carro X, é porque eu sou um fracassado e não mereço mesmo. O sorvete K não permite que o Sorvete O venda aqui perto da minha casa, fazendo lobby com os comerciantes. A sociedade é vítima dela mesma. Como disse aquele apresentador de programa policial na TV: " Poxa, mas também minha filha se você não queria ser estuprada, então não deveria estar em um ponto de ônibus às 2 da madrugada de mini-saia". A sociedade está no ponto de mini-saia com relação ás empresas. Chega ao ponto de nós pagarmos mais caro por uma camisa ou óculos para termos o privilégio de usar tal marca.

     Voltando para a Escola. E agora a minha opinião vai botar fogo no blog. Prontos ou não lá vou eu:

     "A escola se tornou obsoleta e inútil 10 minutos após inventarem o Google." fonte Eu.

     Sim. Não por culpa minha nem da internet. Culpa da própria escola. Como a escola ensina varia de professor para professor, de aluno para aluno. O Importante é você parar pra pensar como a Escola Avalia o conhecimento absorvido pelo aluno. A escola ensina por exemplo que se dois trens viajarem no mesmo trilho em sentido contrário eles vão bater em tal distância do ponto A. Mas a escola não ensina a você NUNCA colocar dois trens no mesmo trilho em sentido contrário. Percebeu? Como pode um futuro médico estar sentado ao lado de um futuro engenheiro civil sentado ao lado de uma futura administradora e os três estarem na aula de História? Veja bem, não estou menosprezando a História. Mas tem História e tem História. O médico só precisa da história da medicina. O engenheiro civil só precisa da história Arquitetônica, das edificações. A administradora só precisa da história da grandes navegações e expansões dos impérios. Concorda comigo? A profissão deveria definir a Escola e não o contrário.

    Outro detalhe, provas "Decoreba". Vou pegar um exemplo de Direito( Talvez devesse chamar Legislatório, porque se alguma coisa foi feita com nossas leis, com certeza não foi direito) :

126. Errado. Constitui crime inafiançável e imprescretível, e que ainda
sujeita o infrator a pena de reclusão, nos termos da lei (CF, art.5º, XLII).

      Aqui não importa a pergunta, repare sim no final da resposta. CF, art 5 XLII. Isso foi uma referencia a um parágrafo que fica em outro livro, em outro assunto. Para um ser humano comum é impossível memorizar todos os hyperlinks de cabeça para todas as nuâncias da lei. Mas isso não seria impossível para quem tem memória fotográfica (Memória eidética, popularmente conhecida como Memória fotográfica, é a capacidade de se lembrar de coisas ouvidas e vistas, com um nível de detalhe quase perfeito). Veja que novamente caímos no X-men. As Universidades estão erradas. Elas não deveriam procurar os X-men como nos quadrinhos. Elas deveriam Fabricar X-men, tornando uma pessoa comum em um super profissional qualificado para servir as necessidades da sociedade, organizados em empresas ou não.

      Eu já vi uma pessoa com memória eidética, eu estava comentando sobre um exercício de física que eu não consegui resolver, ele virou pra mim e disse "você precisa ler a página XX até o 4 parágrafo e depois pular para página YY 2 parágrafo." Esse cara sempre tirava notas máximas em todas as matérias decoreba, mas nas matérias mais subjetivas (aquelas que não tem uma resposta definida, depende de criatividade e raciocínio) o cara bombava. Então a escola ao mesmo tempo diz que esse cara é perfeito e ao mesmo tempo burro. Todos nós nos sentíamos assim. (A escola tem uma cota interna entre os professores de repetir um número mínimo de alunos. Se todos fossem aprovados, o Ministério da Educação faria um pente fino na escola, e acharia alguns podres, claro. Se repetissem demais, a nota média da escola cairia abaixo da média nacional e de novo o MEC faria o pente fino devido a baixa qualidade da educação.) Isso é um segredo, não conta pra ninguém.

     Eu não sei se são todos os intelectuais ou isso é comum em outras pessoas também, mas o EGO de PopStar que a maioria dos professores universitários demonstram é absurdo, pelo fato de serem pessoas alienadas a realidade da sociedade. Eu já vi professores escreverem 3 lousas de equações matemáticas sem pé nem cabeça, sem começo nem fim, sem colocar pão na minha mesa, sem aumentar meu salário, sem me dar uma idéia para começar um novo negócio. Simplesmente uma grande perda de tempo. Por outro lado já vi alguns professores assim como Sócrates me questionarem " O que você não entendeu direito para eu poder te mandar uma apostila no seu e-mail?"

     Porque não existem professores nas empresas eu já respondi, mas fica outra pergunta no ar. O Profissional deve ser completo, dominar várias áreas de conhecimento para ser o mais eficiente em sua função. Isso sugere que o professor é incompleto? Ele é especializado em apenas 1 área de conhecimento e não tem a menor idéia de nenhuma outra. Essa pessoa é o profissional mais qualificado para ensinar, sendo que ele obviamente tem grandes dificuldades em aprender, ele mesmo?

     Voltei a pensar no faxineiro. O professor se acha melhor que o faxineiro, porém ambos(significa os dois) tem a mesmo função. O faxineiro remove mecanicamente a sujeira que não deveria estar no chão e destina ao seu lugar correto, a lixeira. O professor acrescenta abstratamente(essa palavra existe? O corretor ortográfico diz que sim) um conhecimento que deveria estar na sua memória retirando do seu lugar correto, o livro.

     Em um blog anterior talvez você lembre da questão do salário. O salário, em nossa sociedade capitalista, é a unidade de medida do seu poder de negociação, ou seja, o quanto vale seu tempo, o quanto a empresa precisa de você, o quanto a sociedade paga para você trabalhar, o quanto você é importante como profissional. Eu por exemplo pagaria 10 salários mínimos para um faxineiro e 1 salário mínimo para o diretor e o vice-presidente. Porque o vice-presidente é um cargo redundante, já existe um presidente então pra que dois. O diretor apenas dirige, apenas analisa o mercado e faz ajustes na produção e nos demais departamentos. Sem o diretor, bastaria que o presidente entrasse no site do PROCON e lá ele leria todos os defeitos da empresa a serem corrigidos. O resto é burocracia. Agora você me pergunta "mas e a carreira e as promoções?". Sinto muito amigo, são ilusões. O aumento de responsabilidade é muito maior do que o salário. Você apenas estaria mais estressado e doente, lembre-se que é preciso tempo livre para gastar o dinheiro. 

     Eu lembrei agora das minha aulas de programação em C++. Meu Deus, quantas horas de raiva eu passei porque o programa não rodava e eu tinha que reler páginas e páginas de código pra descobrir que faltou um ; (ponto e vírgula) em algum lugar. Ensinar um ser humano é muito mais fácil. Pra começar o ser humano tem VONTADE de aprender, (certas coisas mais que outras). O ser humano é uma máquina de aprender. Porém a escola é tão chata, tão disciplinada, tão desinteressante, com tantos conhecimentos inúteis, que faz um grande desserviço para a sociedade. Crianças de 6 anos de idade perguntando porque, porque, mas porque, saem como adultos de 25 anos dizendo, sim senhor, é pra já senhor, agora mesmo senhor.


Achei uma página WIKI interessante para a nossa discussão aqui.:

      O processo tradicional de formação de conhecimento baseia-se apenas na orientação cognitiva, com teoria e prática repassada por um professor, este como principal agente, interagindo de maneira ativa, tornando assim o estudante, um agente passivo. Neste modelo não há incentivo, nem espaço, para desenvolver o auto-aprendizado.

     Assim, várias propostas de modelos inovadores de ensino-aprendizagem surgiram e entre elas a a metodologia intitulada Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas ou ABP que foi bastante aceita no meio acadêmico e, na atualidade é reconhecida como o que há de mais moderno no ensino superior é um método educativo surgido na Universidade de Maastricht, e com maior implementação na Universidade McMaster. Estabelece uma estratégia pedagógica centrada no aluno, onde se procura que este aprenda por si próprio. O delineamento é elementar.
 
     Os docentes expõem um caso para estudo aos estudantes. Em seguida, os estudantes, estabelecidos em grupos de trabalho, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e soluções ou resoluções, ou recomendações. A ABP tem como base de inspiração "os princípios da escola activa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão".


     Faça um favor para seus filhos: Quando eles fizerem 7 anos de idade compre um Tablet e ensine ele a pesquisar no google. Coloque ele na pior escola pública perto da sua casa (geralmente são municipais) e pronto. Estude com ele em casa. Você, Pai ou Mãe, é a pessoa mais qualificada para entender o que seu filho quer ser quando crescer, o que ele precisa saber para se destacar na sociedade, desenvolva ao máximo os talentos que parecem já ter nascido com ele. Não deixe a lavagem cerebral da escola acabar com a vontade de aprender de seu filho. Te amo mãe.


2 comentários:

  1. Quero pedir desculpas para quem se sentiu ofendido pela charge da Educação comunista no Brasil. Mas, por outro lado, você deve saber que não está bravo por existir uma carapuça, você está bravo por ela ter servido em você.

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  2. Gostei dos seus comentários. Hoje você esteve muito inspirado (quantas garrafas de café?) Você me pareceu bastante indignado e, indignado é bom. O homem quando perde a capacidade de indignar-se, perde também a capacidade de transformar. Isto sim, é muito ruim.

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