Postagens populares

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Economia Globalizada

eu tenho um UrubUno 2006 preto. O parachoque é feio, e custa 130 reais.

 

OBS: imagem ilustrativa, esse não é meu carro

Então eu vi essa coisa linda.


Então eu fui no Site de leilão de peças novas e usadas pra saber quanto custa. Advinha? Só o plástico, mais nada. Não, você errou. Chuta mais alto. Não, errou de novo, mais alto. Desiste? Então chora:

R$ 1500,00 mais 230 de frete.

Porque? Não, sério, porque? Porque a FIAT Brasil consegue fabricar e vender um parachoque por 130 e a SUBARU Malasya fabrica e vende um parachoque também feito de plástico mas custando 12 vezes mais caro? Como isso é possível?

 - " Mas Danghetti, o uno é um carro popular baratinho, o Subaru é de luxo, e custa caro."

OK,, eu não sou criança, eu sei que um relógio chinês custa 20 reais e um rolex custa 5000 dólares, mas porque estamos agregando valor estético, apesar dos dois objetos fazerem a mesma função. E eu já ouvi uma conversa que o rolex nunca atrasa e o chinês tem que acertar a hora todo ano. Cara, sinceramente, eu aposto que sua vida não é tão emocionante assim pra você precisar marcar o tempo com precisão de milésimos de segundo.

Mas um parachoque é uma peça de plástico que tem somente duas funções: Desviar o ar aerodinamicamente e se deformar absorvendo a energia da batida. O valor estético nesse caso está nos olhos de quem vê, não deveria existir valor agregado nesse caso. Então eu pensei :" Alguém está roubando muito dinheiro nessa história." Vamos investigar a bolsa de valores.

Subaru
Número de ações no mercado: 26.150.000
Valor unitário: 480 yenes japoneses
dividendo: 7,5

FIAT
Número de ações: 1.210.000.000
Valor unitário : 11 Euros
dividendo 0

Sou ignorante em economia, mas posso deduzir pelos números que a FIAT, também dona das marcas Ford, Chrysler, Dodge, Ferrari, Jaguar entre outras, é uma empresa muito maior e com muito mais recursos do que a humilde e 100% japonesa Subaru. Mas isso não está invertido, quero dizer, a empresa menor não deveria fazer um preço melhor para sobreviver? Não, essa impressão está errada.

Existe uma filosofia de pensamento na economia que se resume a seguinte frase:

 - "Qual é o máximo valor que a empresa pode cobrar do cliente e que mesmo reclamando ele ainda assim pague o preço?"

Por que o big mac custa enormes 21 reais, sendo que um prato de comida comercial completo (arroz feijão, salada, carne a escolha entre peixe, frango, vaca ou porco, batata frita e refrigerante) custa apenas 16 reais? Porque as pessoas pagam. Vamos ser sinceros, e por favor Não me processem, mas a qualidade dos ingredientes usados em fast food são horríveis, não tem valor nutritivo nenhum. Mas são gostosos, porque basicamente o que o corpo humano precisa para funcionar é gordura, açúcar, um pouco de proteína e vitaminas, fibras são boas mas também opcionais.

Então qual é o máximo valor que você pagaria no Uno? O meu custou 13 mil. E apesar de amar meu carro, foi caro, mas comprei. Quem compra um Subaru pensa exatamente a mesma coisa. Paguei 100 mil no meu carro mas eu amo ele. Pensando dessa forma, o caro e o barato ficam relativos. Os 130 reais do meu parachoque tem o mesmo impacto na carteira do que os 1500 terão no dono do Subaru, concorda comigo?

E se o mundo fosse um lugar justo e honesto? Como seria? Primeiro, não existiriam mais Unos milles, infelizmente. Eu sou apaixonado por esse modelo, é o segundo que eu tenho, e espero que quando chegar a hora de aposentá-lo, daqui uns 20 anos, eu ainda consiga comprar outro Uno, mesmo que seja esse novo pequenininho. Mas se o mundo fosse honesto, a maioria dos carros custariam mais ou menos o mesmo preço, porque as peças são feitas mais ou menos dos mesmos materiais. O mesmo painel de plástico do meu carro usa plástico preto tipo ABS reciclável que o Subaru, que o seu carro, que a maioria dos carros usam plástico no painel. O aço da carroceria é o mesmo. O alumínio do motor é o mesmo. Outros fatores estão envolvidos, por exemplo a mão-de-obra Brasileira é uma das mais baratas do mundo, um operário médio ganha 800 dólares mensais. O mesmo operário mas nos EUA ganha 2000 dólares e o europeu 3000 dólares. Mas ainda estamos falando de honestidade, então vamos discutir o salário.

O salário não é um presente do empresário, não é uma bênção de Deus. O salário é cuidadosamente pensado no menor valor possível capaz de igualar o custo de vida da região. O Brasil é um país barato, apesar da quantidade absurda de impostos pagos. Temos um mercado relativamente estável, com poucas importações consideradas fundamentais para a nossa existência. Outros lugares não tem tanta sorte. O EUA e a Europa tem uma coisa em comum. Eles não gostam de estrangeiros. E daí? Daí que o Francês não bebe suco de laranja brasileiro se estiver escrito na caixa product eau Brésil. O Americano, que é o maior consumidor de suco de laranja Brasileiro, não sabe disso. Ele acha que aquele suco vem do méxico ou na maioria das vezes, ele não quer saber e tem raiva de quem sabe.

A Rússia, que ultimamente brigou com a Europa, mudou sua importação de carne e agora compra só do Brasil. Eles odiaram isso, porque nós temos a fama de sermos um país sujo, sem higiene. A Europa também odiou isso porque perdeu um cliente importante, e o dinheiro que iria para eles veio para cá. O Governo Brasileiro adorou isso, porque o imposto de exportação é uma grande fonte de renda para os funcionários públicos, já que eles não trabalham e dependem de verbas públicas. Mas e nós, o povo? Eu odiei, o kilo do patinho que eu usava para comer bifes saltou de 12 reais para 22 em menos de três meses. A rússia está comendo a minha carne, meu custo de vida aumentou, mas o salário se arrasta a passos de tartaruga seguindo a inflação totalmente artificial liberada pelo nosso governo populista. Se a carne aumentou 85%, e o salário só aumenta 8% ao ano, eu precisarei de 10 anos comendo repolho e frango até poder comer carne novamente. Skavurska.

Voltando ao assunto inicial. Se o carro não tivesse nenhum valor estético agregado, todos os carros seriam um Gurgel, o mais feio e funcional possível. Mas a vida não é assim, nós como consumidores temos um valor abstrato na cabeça de quanto custa a beleza. Uma Ferrari tem muita beleza agregada, já o VW Polo é considerado por uma grande revista de automóveis Australiana como o carro mais "sem graça" do mundo. Óbviamente eles não conhecem o meu carro, kkkkk.

Pense bem, meu amigo, antes de comprar algo. Quanto vale seu dinheiro? Isso custa tudo isso mesmo? Esse dinheiro está sendo bem investido, ou eu estou desperdiçando um recurso valioso? Abraço a todos, fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário