Postagens populares

sábado, 16 de agosto de 2014

White noise

Não meu amigo afro-descendente paranóico, não estamos falando de preconceito não. O ruído branco (ainda não inventaram o ruído preto, desculpa), é o nome que se dá ao barulho do meio ambiente ao seu redor, seja na floresta, na cidade ou qualquer outro lugar que não seja no espaço (Já assistiram "Gravidade"? É um filmasso, blockbuster.).

E porque esse ruído é importante? Basicamente porque passamos a maior parte da vida ouvindo ele sem perceber, e nesses raros momentos como agora às 04:15am depois que acordei de um pesadelo (não me lembro o que foi, mas acordei assustado, como se tivesse sendo perseguido.), agora nesse momento não tem ruído branco. É muito interessante como cada pequeno ruído que faço ecoa no quarto como se fosse uma batida de carro. Eu apertando as teclas do teclado parece que estou martelando um prego na parede. Meu chinelo tem um furinho na sola para escapar um pouco de ar e amortecer a caminhada, parece o robocop andando (TCHiiii tac, TCHiiii tac). Eu vou descer agora para fazer um chá no fogão, mas pegar uma caneca no armário( É de lata o armário), encher de água ( a torneira faz barulho até de dia), acender o fogão pela vela elétrica (TRICTRICTRIC), até o barulho do gás queimando e da água fervendo estalando na panela se ouve perfeitamente.

Não tão perfeitamente no meu caso, porque tenho chiado no ouvido, principalmente o direito. Alguns dias é tão forte o chiado que tenho que sempre dormir de TV ligada, para distrair meu cérebro, senão eu fico concentrado no chiado e não durmo. Essas e outras razões da importância do ruído branco eu queria discutir com vocês hoje. Vou me apoiar no trabalho de outras pessoas, muito mais dedicadas que eu, afinal EU SOU BRASILEIRO, E FAREI O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL PARA NÃO TRABALHAR, NEM QUE PARA ISSO EU TENHA QUE TRABALHAR!!! (aplausos)

http://papodehomem.com.br/som-ambiente-entre-a-loucura-e-a-criatividade/ Afinal de contas, o que é melhor? O ruído ou o silêncio? Luciano Ribeiro faz uma excelente introdução ao tema do White noise, lembrando que existem pessoas que PRECISAM do silêncio para "funcionarem" melhor, enquanto que outras tem melhor desempenho no trabalho ouvindo música nos Phones. Existe uma sala projetada para absorver 100% do ruído branco, porém não é recomendado para estudos em humanos.

"O nível máximo de exposição que alguém pode ser submetido ao silêncio da sala é de 45 minutos. Acontece que o corpo se adapta ao silêncio. Quanto mais tempo você permanece em um ambiente silencioso, mais sutis se tornam as percepções de ruído. Depois de algum tempo, você se torna capaz de ouvir seu próprio batimento cardíaco, os movimentos do seu estômago, o inflar e desinflar do seu pulmão. A coisa vai se intensificando até o nível no qual você enlouquece." Luciano Ribeiro


Recomendo a todos se inscreverem no canal Veritasium deste rapaz, é muito inteligente e divertido, assim como a música Paranoid do Black Sabbath
"All day long I think of things
But nothing seems to satisfy
Think I'll lose my mind if
I don't find something to pacify"

Danghetti, porque poucas pessoas dormem ouvindo música, mas como você disse as pessoas dormem  com TV ligada? Bom, tem a ver com RITMO E CONCENTRAÇÃO. O nosso cérebro nunca se desliga, assim como o gato nunca dorme, sempre com as orelhas em pé. O nosso cérebro consegue entender o mundo à sua volta reconhecendo PADRÕES REPETITIVOS. Uma torneira pingando ou um relógio fazendo tic tac a noite toda tem um ritmo constante que atrai a atenção do nosso cérebro, e passamos a nos concentrarmos nesse ritmo, como se fosse uma música. Mas dormir envolve não estar concentrado em nada, o sinal que indica que estamos RELAXADOS. Quando o seu filho vai mal na escola porque não presta atenção na aula, pode ser culpa dos professores que estão SEM RITMO DE AULA. O ritmo e a rotina são coisas diferentes. O relógio tic tac é rotina, chato, mas uma música tem períodos de mudança, que nosso cérebro aprende a reconhecer e se concentra neles.

Porque eu escrevi aqueles 4 estrofes da música Paranoid? Porque a maioria das músicas de rock são constituídas de ciclos (períodos) de 4 tempos, 4 batidas. 1,2,3,4 repete, 1,2,3,4. Segue um exemplo:


Observe no início, a introdução da música, como as guitarras repetem 4 vezes antes que a bateria interrompa para mudar o ritmo, e então a música passa a crescer em volume. É um ritmo marcado, mas sem monotonia, (Vê se aprende Maria Rita). Esse tipo de ritmo que é repetitivo mas acrescenta novidades é muito estimulante e prende a concentração do nosso cérebro, de forma positiva. Mas toda concentração, seja na música ou na insônia, tem um preço ENERGÉTICO para o cérebro. FICAR CONCENTRADO CANSA.

Quem já prestou vestibular ou concurso público sabe como cansa fazer 4 horas de prova. Não importa que você tenha estudado bastante e se preparado direito, na hora da prova se você não estiver bem descansado e alimentado, confortável (as cadeiras de escola nunca são), e mais importante, em boa forma física, não conseguirá ir bem na prova, com certeza. Alguns professores chegam a recomendar academia como parte da preparação para longas provas de concursos públicos.

Falando em cansado, sabe porque seu bebê acorda no meio da noite gritando e dorme de dia no meio do barulho da rua? É porque no útero da mãe o White noise é abafado e o bebê não tem costume de ficar acordado no barulho e dormir no silêncio, isso é uma coisa que os pais devem ensinar aos filhos. Nos EUA existem máquinas de White Noise artificial para supostamente ajudar bebês a dormir melhor, embora existam controvérsias quando a se realmente funciona ou não. Na verdade nem precisa gastar dinheiro com uma máquina de white noise, basta sintonizar um rádio fora de estação, esse chiado é próximo ao white noise de uma cidade, e o volume não pode ser maior que 20db, o que é bem baixo.

Eu estou cansado agora, dormi somente 3 horas hoje, e minha concentração está equivalente a embriaguez agora, mas sem os benefícios. Obrigado pela sua presença, Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário