Postagens populares

domingo, 9 de março de 2014

Astronomia

E ae galera, BLZ? Hoje é um offtopic, um bate papo informal, sobre um de meus Hobbys pessoais, ASTRONOMIA! "Mas Danghetti, como você pode ser astrônomo vivendo em uma grande cidade iluminada e sem equipamentos apropriados, sem estudo e sem diploma?" Meu amigo, vamos seguir o lema do Instituto Universal Brasileiro:" Quem quer, consegue!"

Na verdade, é claro que existem poucos astrônomos profissionais no mundo, mas QUALQUER PESSOA PODE SER UM ASTRÔNOMO AMADOR! Na verdade, muitos objetos celestes foram descobertos por amadores. Astronomia significa "Medir as Estrelas". Se você tem um olho e uma régua, PARABÉNS, VOCÊ É UM ASTRÔNOMO! Sem brincadeira, estou falando sério! Não acredita? Primeiro, vamos relembrar a história da astronomia.

No início, os homens das cavernas olharam para o céu à noite e perceberam duas coisas: Estrelas que "andam" pelo céu na mesma velocidade, e estrelas "cadentes", que riscam o céu e caem muito rápido. Cada povo tirou suas próprias conclusões, baseadas em suas crenças religiosas. Então, os Egípcios, em 3000aC começaram a estudar o céu com mais atenção, e descobriram que havia 4 estrelas no céu que andavam mais rápido que todas as outras. A essas estrelas, os romanos chamaram de Vênus (Deusa do amor), Marte (Deus da Guerra), Júpiter (Deus dos deuses) e Saturno (Deus do tempo).



Esses 4 planetas são visíveis a olho nu, basta você deitar de costas no chão e olhar para o céu. Em apenas 1 dia, é impossível perceber seu movimento, mas se você olhar o céu todo dia pelo período de 1 mês, vai perceber que esses planetas se movem no céu, não são fixas como as outras estrelas. Depende também do período do ano, existem épocas em que Marte é bastante visível no céu, brilha um vermelho intenso, e existem outras épocas do ano que ele não é visível a olho nu. Os povos antigos identificaram que esses planetas "Orbitavam", ou seja, giravam em torno da Terra de forma que em um momento estivessem perto de nós, e em outro momento estivessem longe de nós.

Nossa civilização Ocidental costuma acreditar que a astronomia é uma invenção moderna, lá em 1500dC quando Copérnico descobriu que os planetas orbitavam o Sol e quase foi queimado na fogueira, mas não é verdade. Esse momento de ignorância Humana que durou desde Cristo até 1880dC não é culpa de ninguém, Merda acontece. A astronomia é uma das mais antigas ciências conhecidas pela humanidade. NÃO CONFUNDIR COM ASTROLOGIA! Astrologia é discutir os signos do zodíaco. Cada signo do zodíaco é representado por uma constelação de estrelas no céu, e elas giram em torno da terra de forma que uma delas fique mais visível no céu, por volta da meia noite. O problema da astrologia é que eles acreditam que essas estrelas emanam energia que influencia as nossas vidas. Essa afirmação não pode ser comprovada cientificamente, e portanto não é uma ciência, é uma crença religiosa.

Na Astronomia você pode começar apenas olhando o céu à noite, se interessando pelo assunto, tentando identificar as constelações à noite. Aqui onde eu moro, em São Paulo, a mais fácil e maior constelação é a de Orion, o arqueiro.



Ela é grande, sempre visível o ano todo, e seu cinturão de três estrelas muito brilhantes é inconfundível. O princípio da Astronomia é localização. Nos localizamos de três maneiras: Carta Celeste, Calendário e bússola. Na bússola sabemos onde fica Norte Sul, Leste Oeste. Isso é importante porque a Terra gira no sentido Leste Oeste, e todos os planetas também Nascem no Leste e se põe no Oeste, e todas as estrelas Nascem no Leste e se põe no Oeste. Assim, você sabe que sua carta Celeste está orientada direito. Mas tem um problema com a sua carta celeste, você precisa saber que dia é hoje e que horas são agora. Porque? Porque conforme a Terra orbita ao redor do Sol, em um período de 365 dias, As estrelas estão em um lugar do céu um pouco diferente a cada dia. Se a constelação de Libra está marcada na sua Carta em Outubro, você não vai vê-la em Abril.


O próximo passo em se tornar um astrônomo amador é um OTA, "Optical Tube Assembly", traduzido como Montagem óptica em tubo, ou para simplificar, TELESCÓPIO. Por onde eu começo? Pelo simples, é claro. Pode ser uma pequena luneta, ou um binóculos, ou uma máquina fotográfica com zoom. Mas na verdade, você somente verá planetas e nebulosas, não mudará a forma de ver as estrelas!. Como assim?

As estrelas são pequenos pontos de luz no céu. Se você usar uma luneta que amplia a imagem em 10X, ou 10 vezes maior, o que você verá na imagem? Um pequeno ponto de luz. E se você usar o Hubble e ampliar a imagem 10000X o que será a estrela? Um pequeno ponto de luz. "Mas isso é impossível Danghetti, eu gastei 100 milhões de dólares no meu telescópio!", eu sei, sinto muito, mas a estrela continuará sendo apenas um pequeno ponto de luz. Sabe porque a lua e o Sol tem o mesmo tamanho aqui na Terra? DISTÂNCIA FOCAL.

A lua está aqui do lado, a apenas 300mil Km, 1 segundo é o tempo que a luz demora para sair da Lua e chegar na Terra. O sol está tão longe da Terra que a luz demora 8 minutos para chegar aqui, isso é 480 vezes mais longe. E o sol é muito maior que a Lua, porém a distância compensa a diferença de tamanho, e os dois ficam iguais.

Mas se a estrela nunca fica maior, qual é o sentido de se ter um telescópio? Primeiro, fique feliz por não ver estrelas grandes, pois você ficaria cego. Segundo, O ESPAÇO É INFINITO! Se você reservar um pequeno espaço no céu que te pareça vazio a olho nu, e apontar um telescópio para esse espaço vazio, vão aparecer centenas de estrelas e nebulosas invisíveis a olho nu. Literalmente, NÃO EXISTE LUGAR VAZIO NO CÉU VISTO DA TERRA, não importa para onde você aponta seu telescópio, a imagem nunca fica vazia.

E o terceiro motivo porque você deveria ter um telescópio, É PORQUE A CRIAÇÃO DE DEUS É ABSOLUTAMENTE LINDA! E quanto mais você se interessa mais você se apaixona pela observação. Na verdade estou me referindo apenas à observação, porém existe um novo campo científico, chamado INSTRUMENTAÇÃO ASTRONÔMICA. São os astrônomos que não usam telescópios ópticos. Eles usam rádio-telescópios (como no filme de Jodie Foster "Contato"), ou usam detectores de infravermelho, detectores de raios-X, detectores magnéticos, Satélites em órbita da Terra, e mais famosos são as Sondas "Deep Space", satélites que saem da órbita da Terra, como a Voyager.

Mas e nós amadores? Você tem duas escolhas econômicas para o astronauta de primeira viagem: REFRATORES OU NEWTONIANOS.



Refratores são os "clássicos", telescópios pequenos mas muito bons, boa resolução, a lente ocular (obviamente é onde você põe seu olho) fica atrás, e é uma posição muito confortável de observação. São baratos até 3 polegadas, ou 76mm. O segredo da qualidade é a lente de vidro APOCROMÁTICA chamada de objetiva, fica na frente. Chamada somente de APO, ela evita reflexos e distorção das cores, às vezes o azul e o vermelho se separam da imagem e fica um pouco borrado. Algumas lojas oferecem opções a partir de 100 reais, mas são apenas brinquedos. Eu recomendo um de marca, na faixa dos 300 reais, o que é equivalente a 150 dólares sem impostos.

Esse é o meu Canhão. BOOM.


Refletores não possuem lentes. O tubo é aberto na frente, e por isso você precisa ter cuidado para manter sempre fechado, e somente abrir o tubo quando estiver usando. Atrás do tubo tem um espelho esférico, que reflete a luz de volta para a frente do tubo. Na frente tem um pequeno espelho inclinado a 45° por onde você encaixa a ocular e faz as observações. Esse telescópio é mais difícil de usar, ele precisa de regulagem nos dois espelhos, a limpeza dos espelhos é difícil, e a posição de observação é estranha e no começo incomoda bastante, é preciso se acostumar com ele. Mas a qualidade da imagem, meu amigo, é muito superior aos refratores, e pelo mesmo preço! Mas neste tipo de refletor é praticamente impossível instalar uma câmera, pois ele não entra em foco, eu já tentei.

Essas são as opções para o astrônomo amador. A partir de agora a brincadeira começa a ficar mais séria. Existe uma terceira e quarta categorias de telescópios, melhores porém mais caros. Schmidt-Cassegrain são variações dos Newtonianos que a ocular sai por dentro do espelho, atrás do telescópio. São grandes no diâmetro, mas curtos de comprimento. As imagens são ótimas e as fotos ficam Sensacionais, com certeza assim que cair um dinheirinho na minha mão terei um desses. Infelizmente estou apenas sonhando acordado, o custo de um Cassegrain médio fica em 1500 dólares. É meus amigos, a vida é cruel com os pobres, vai se acostumando.



Outro telescópio muito bom, porém que eu detesto, é a montagem Dobsoniana. É praticamente um newtoniano Gigante montado em cima de uma roda. Alguns são tão grandes que você precisa subir em uma escadinha de 5 degraus para poder olhar pela ocular. Alguns são motorizados, e outros precisam de duas pessoas para operar.

Você está percebendo algumas diferenças nas fotos, principalmente nos tripés? Esse Cassegrain tem até um telefone??? Não, é um tripé Equatorial tipo Alemão computadorizado. O QUÊ? Para resumir, esse "telefone" é um computador, você escolhe qual estrela ou planeta quer observar e pressiona a tecla GO (por isso são chamados de GOTO). O tripé é alimentado por uma bateria de 12V, e automaticamente aponta o telescópio para a estrela desejada e mantém a estrela centralizada no visor até que ela desapareça no horizonte. É quase impossível tirar fotografias sem esse sistema. O outro tripé mais "simples" é chamado ALTAZ, ou azimutal. Você tem que movimentar o telescópio com as mãos, e isso causa muito balanço e tremedeiras, e a Terra gira e as estrelas andam, e por isso é muito comum você se perder no céu ou observar a estrela errada. Ontem mesmo achei que estava vendo Marte, mas quando consultei a carta Celeste era Saturno, que no meu equipamento não consigo ver os anéis de Saturno então ele fica redondo como os outros planetas.



Esse vídeo é muito bom para explicar com mais detalhes tudo que eu falei aqui. Assista também as partes 2 e 3 para maiores informações sobre ASTROFOTOGRAFIA. Eu com certeza, algum dia antes de morrer, vou conseguir parcelar em 120 vezes um equipamento semelhante a esse, Um cassegrain de 6 polegadas GOTO e uma câmera Canon Eos Rebel T3i.

O segredo para saber se o Telescópio é bom para fotografia (Fast f = 2 até 8), bom para observação a olho nu ( standard f = 8 até 14) ou se o telescópio é uma porcaria (f maior que 15) é saber a razão focal f. Na caixa do meu telescópio está escrito modelo 76700, ou seja, espelho de 76mm e tubo de 700mm. Dividindo tubo por espelho temos f = 700/76 = 9. Então meu telescópio é categoria standard para visualização a olho nu, sem câmeras. Cassegrains e refratores tipo ED-APO costumam ser FAST, com f muito baixo. Telescópios de brinquedo costumam ter f muito alto, e por isso a imagem não amplifica, ou seja, você vê os planetas como pequenos pontinhos de luz, e a lua fica praticamente do mesmo tamanho.

Astronomia é uma ciência muito gostosa, calma e relaxante, e OS PERNILONGOS %¨$#@¨% QUE VAI SE &¨%$@ DE MADRUGADA &¨@%*&¨$, então mesmo que seja verão, o correto é usar calça, sapato, blusa de manga comprida e até uma touca para a cabeça. É importante também ficar no escuro, para seus olhos poderem ficar mais sensíveis, ou levar uma lanterninha de luz vermelha, bem fraca. É importante ter um jogo de oculares de qualidade, pelo menos três, de preferência PLOSSL, que não é o fabricante mas sim a configuração das lentes internas. Lentes H tem apenas 2 vidros, SR tem 3 e Plossl 4. Seu tripé deve estar firme no chão, na altura dos seus olhos sentado na cadeira e nivelado com o chão. Os tripés equatoriais ainda precisam de uma bússola, pois eles ficam sempre de frente para o norte.

Muito obrigado meus amigos, toda vez que escrevo um novo assunto sinto a presença de todos vocês aqui comigo, isso é muito bom. Espero ter ajudado a despertar em você uma nova paixão.  Existem Toneladas de BLOGS de Astronomia pela net, e 98% dos astrônomos amadores são muito simpáticos e podem responder qualquer dúvida que você tenha. Até a próxima, muito obrigado, Abraços.

UPDATE 9/03/14 23:00h

Para provar para vocês que é possível um astrônomo amador ter resultados, eu fiz esse vídeo. E usei esse equipamento, sem brincadeira, Juro por DEUS que não estou mentindo. Paguei 300 reau nesse telescópio Made in China, e 20 reau nessa webcam. Abraços, e bons pernilongos, não espera, boas observações eu quis dizer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário